[PROG] Data Structures (Map)
Enviado: Qui Abr 28, 2016 7:46 pm
Descrição: Continuação dos tutoriais sobre DS, agora envolvendo as setruturas Maps.
Dificuldade: Creio que um iniciante possa dominar os códigos.
Requerimento: GM Pró.
DATA STRUCTURES
Como dito no outro tutorial, Data Structures são formas de criar bancos de dados, possuindo vários tipos, neste tutorial falarei dos Maps.
Map
Os Maps não possuem grande diferença de utilização comparado as Lists, o que diferencia estes é que o Maps amarzenam dados em duplas. Quando se adiciona um valor a um Map se define dois valores: a key e o valor. Após isto existem vários comandos para verificar, alterar e tudo mais os dados dos Maps.
A criação da List é simples, e isto é igual em todas as outras DS. Num Map:
Código: Selecionar todos
map_id = ds_map_create
Código: Selecionar todos
ds_map_destroy(<id do Map>);
ds_map_clear(<id do Map>);
ds_map_size(<id do Map>);
ds_map_empty(<id do Map>);
Bem, mesmo parecidos, os Maps sofrem algumas alterações em certos comandos, um deles é quando se adiciona um novo valor:
Código: Selecionar todos
ds_map_add(<id do Map>,<Key>,<Valor a ser adicionado>)
Bem, outras funções como substituir um valor existente, conferir se certo valor exsite, pegar o valor de certa key, e etc, são bem semelhantes as Lists:
Código: Selecionar todos
ds_map_find_value(<id do map>,<nome da key de onde será retornado o valor>);
ds_map_replace(<id do map>,<a key que será alterada>,<o novo valor>);
ds_map_delete(<id do map>,<a key que deve ser destruída>);
ds_map_exists(<id do map>,<nome da key que deve ser procurada>);
2º: Substitui o valor de um key existente.
3º: Deleta uma key e seu valor.
4º: Confere se uma key existe no Map especefícado.
Além dos comandos padrões de DS, temos outros 4 comandos que podem ser bem úteis dependendo de seu projeto:
Código: Selecionar todos
ds_map_find_previous(<id do map>,<key que servirá de base>)
Código: Selecionar todos
ds_map_find_next(<id do map>,<key base>)
Código: Selecionar todos
ds_map_find_last(<id do map>);
ds_map_find_first(<id do map>);
Bem já passei todo meu conhecimento sobre Map para vocês. Você pode se perguntar: "Aonde posso usar este tal de Map?". Ele é muito útil em inventarios simples de jogos, onde a key guarda o item, e o valor representa quantos deste você possui, eu no meu jogo não uso Map para isto, e sim para lojas, neste eu ponho a key como o nome do item e o valor como preço. Quando faço um loja que vende e compra tenho que usar dois Maps.
Como eu disse na List, destruir uma DS libera memória, mesmo as DS gastando pouca memória, sempre é bom levar em conta que existem pessoas que tem PCs como uma miséria de memória RAM, como eu que tenho miseros 256mbs.
Bem, outra dúvida que possa ter é se tem como aumentar o números de valores que uma key guarda, a resposta é não. Maps só trabalham com um valor para cada key, mas, no próximo tutorial eu falarei da DS Grid, está pode guardar uma infinidade de itens sobre um sistema de grade manuseado por X e Y, meio difícil entender assim, se quiserem mais informação só lêr o próximo tutorial ;).
Se tiverem qualquer problema ou dúvida com Maps só falar que ajudo no que poder. Se acharam algum erro no meu tutorial por favor reportem, assim todos saem ganhando :).
Hasta la vista mans