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Como criar .ini manualmente.

Enviado: Qui Mai 26, 2016 2:00 am
por Matheus Carvalho
Preciso criar um arquivo contendo os dados dos equipamentos, porém não sei como criar o .ini, nem encontro onde ele foi salvo (quando criei um pelas próprias funções do Game Maker).

A pasta que pensei que ele seria salvo era essa: 

C:\Users\---\Documents\GameMaker\Projects\BRPG.gmx

Mas não está aqui.

Re: Como criar .ini manualmente.

Enviado: Qui Mai 26, 2016 3:03 am
por gabrielsch
Arquivos .ini são armazenados, quando o jogo executa em um sistema Windows, em uma pasta com o nome do projeto que fica no diretório AppData/Local esse local é destinado a guardar informações dos programas, se for examinar vai encontrar várias pastas de programas da Adobe, Github etc. inclusive a do seu jogo.
Usando a função dessa forma:
ini_open('meu_arquivo.ini')
Seu jogo vai procurar pelo arquivo meu_arquivo.ini nesta pasta, se encontrar irá abrir caso contrário irá criar o mesmo. Caso ele tenha que ser criado é obrigatório que você escreva algo nele utilizando funções como ini_write_string e ini_write_real, caso contrário após usar ini_close o arquivo será deletado por não conter informação alguma. Aqui um código de exemplo para ler e escrever.
//LENDO informações de um arquivo .ini
ini_open('config.ini')
jogador_nome = ini_read_string('jogador', 'nome', 'sem nome')
jogador_nivel = ini_read_real('jogador', 'nivel', 0)
ini_close()
//ESCREVENDO informações de um arquivo .ini
ini_open('config.ini')
ini_write_string('jogador', 'nome', jogador_nome)
[size=100]ini_read_real('jogador', 'nivel', jogador_nivel)[/size]
ini_close()

Re: Como criar .ini manualmente.

Enviado: Qui Mai 26, 2016 11:56 am
por Matheus Carvalho
Encontrei, muito obrigado. Mas ainda tenho uma duvida. Se eu salvo meu jogo enquanto to testando, esse .ini que está nop AppData Local também vai ser "levado junto" quando criar meu aplicativo do jogo? 

Se não, como faço pra ele ser um arquivo padrão? Um que todo mundo que baixe o jogo tenha antes de rodar o jogo, pra fazer meu banco de dados.

Re: Como criar .ini manualmente.

Enviado: Qui Mai 26, 2016 6:18 pm
por gabrielsch
Para que o arquivo .ini acompanhe o executável depois de compilado é necessário adicionar o arquivo  em Included Files, se não me engano é a ultima pasta na arvore de recursos, todos os arquivos adicionados nessa pasta serão incluídos no executável, mas lembre-se: Se você incluir o arquivo config.ini por exemplo, e na pasta Local do seu jogo existir um arquivo com o mesmo nome e extensão o seu jogo vai dar prioridade a esse arquivo e não ao incluído, ou seja, a função ini_open vai abrir o arquivo da pasta Local se existir, caso contrário irá abrir o arquivo incluído. 

É importante saber disso pois se você abrir um arquivo .ini incluso e depois usar a função ini_close para salva-lo o arquivo incluso não será modificado, mas sim, salvo na pasta Local com as alterações feitas, com essa mecânica fica fácil fazer um sistema de redefinir opções, precisando apenas excluir o arquivo existente na pasta Local.

Re: Como criar .ini manualmente.

Enviado: Qui Mai 26, 2016 7:04 pm
por Matheus Carvalho
Muito obrigado, me ajudou bastante :) Não fazia ideia desse "Included Files".