[PROG] Data Structures (List)
Enviado: Qui Abr 28, 2016 7:45 pm
Descrição: Apreda a usar este sistema de dados simples e efeciente em seus jogos.
Dificuldade: Creio que um iniciante possa dominar os códigos facilmente.
Requerimento: GM Pró (pelo que sei desda versão 6 DS já existem.)
Então vamos lá :):
DATA STRUCTURES
Este é meu primeiro tutorial aqui no site. Estou com um projeto RPG no GM e estava tendo um trabalho enorme para criar estruturas de dados para itens, classes, magias, etc. Queimando a cabeça aqui vi num help do GM Data Structures, comecei a ler vi que é super útil!
Estruturas de dados são oque o próprio nome diz, guardam dados conforme seu tipo. Neste tutorial abordarei somente três tipos que acho serem os mais útils: List, Map, Grid.
Primeiramente devo falar das vantagens de usar uma DS, primeiramente praticidade, com arrays você precisa criar muitos códigos para fazer coisas simples como conferir se certo valor existe na mesma. Com estruturas de dados você tem diversos comandos para conferir muitas coisas útils. Outro ponto extremamente beneficiador é que as DS já estão compiladas, ou seja, a velocidade delas é extramente maior das arrays. Mas quando eu vou usá-las? Em muitos locais! Em RPGs nem se fala, mas até em outros jogos como de tiro de plataforma,pode usar para guardar os nomes, sprites e munição das armas, etc. Bem chega de enrolar, vamos ao conteúdo 8).
List
Conforme a tradução para o português list é uma lista, e nesta lista você pode guardar uma infinidade de dados. A list age de modo singular. Para começar a usar uma list você deve usar o comando ds_list_create:
Código: Selecionar todos
lista_id = instance_create()
Mas criar a lista é o facil, adicionar itens nelas que é o bixo :twisted:! Tô brincando ^^.
Para adicionar um item numa lista basta usar este código:
Código: Selecionar todos
ds_list_add(<id da lista>,<valor a ser adicionado>)
Código: Selecionar todos
ds_list_insert(<id da lista>,<valor>,<posição que o valor ficará>)
Mas vai que sua lista está sujeita a alterações de valores existentes? La vamos nós:
Código: Selecionar todos
ds_list_replace(<id da lista>,<posição a ser substituida>,<valor a ser inserido>)
Bem, o que que adianta por um item numa lista se não poder usá-lo depois? Para nada ué! Por isso que temos este comando:
Código: Selecionar todos
ds_list_find_value(<id da lista>,<posição>)
Código: Selecionar todos
valor = ds_list_find_value(lista_id,1)
Outra coisa útil para ativar eventos é poder conferir se certo valor está amarzenado na lista:
Código: Selecionar todos
ds_list_find_index(<id da lista>,<valor a ser procurado>)
No meu jogo quanto itens você tem na mochila conta em muito eventos, usando uma lista podemos facilmente conferir este dado:
Código: Selecionar todos
ds_list_size(<id da lista>)
Agora imagine que o seu jogo seja igual o meu, quando se morre os itens armazenados na mochila são perdidos, para isto:
Código: Selecionar todos
ds_list_clear(<id da lista>)
Código: Selecionar todos
ds_list_delete(<id da lista>,<posição do valor a ser destruído>)
Mas, se você quer é mandar sua lista pelos ares, use esta bomba :twisted: :
Código: Selecionar todos
ds_list_destroy(<id da lista>)
Bem é isto, tem um código para organizar os valores da lista mas nem sem como funciona (como organizar strings :|???), para quem quiser ver: ds_list_sort(id,ascend).
Uma coisa importante é que quando você salva o jogo pelo comando do GM as DS não são salvas, ou seja, se quiser úsa-las e criar um sistema de save-load só usando registros ou inis :( .
É isto, ficou grandinho né, não consigo falar (escrever melhor dizendo) pouco, se tiverem qualquer dúvida ou problema só falar. Não vou postar um demo pois é algo bem simples e nao existe um jeito certo de se aplicar.
Bem já ficou muito grande só com o list, e map é médio, e grid gigante :roll:, então postarei em outros tópicos uma continuação , mas claro, se a moderação não tiver nada contra.
Hasta la vista mans :D