project bones
Enviado: Qua Mai 25, 2016 5:01 pm
Nome: Bones Project.
Versão: Game maker 8.0.
Descrição: . Animador de bones, estou fazendo este programa mais como desafio mesmo, é possivel animar até 50 frames, suavizar a animação automticamente
no momento salva apenas em .png mas tera a opção de salvar em gml, pra mim que criei é facil utiliza-lo mas ainda estou tentando deixa-lo o mais intuitivo possivel
é possivel salvar sua animação e o programa carrega todas as .png que estiverem na pasta no momento que o programa é aberto, também é possivel adicionar mais sprites
com ele ja em funcionamento.
vou editar o tópico aos poucos, porque deve ficar muito grande
Imagens e Videos:
Controles: Mouse para selecionar opções e bones, teclado para digitar.
Utilizando o programa:
.Bom, para começar coloque em uma pasta as ".png" , todas as imagens devem estar nesse formato junto na mesma pasta coloque o programa, abra o programa.
. Ao abrir o programa você tera todas as suas imagens no canto esquerdo da tela organizados de forma vertical, logo acima tem um icone de "criar" representado por uma lampada e um "pacman", para mudar as sprites dos bones, essa opção inicia selecionada.
Criando bones:
. Selecione o icone da lampada, crie os bones clicando nas imagens correspondentes ao que você quer, crie todos os bones que precisar desta maneira.
Mudando os eixos:
. Após posicionar seus bones, mude seus eixos, começando pelo bone principal, após mudar o eixo do bone principal mude os eixos dos bones seguintes de forma que os prenda ao seu pai.
. Exemplo em um personagem selecione o antebraço e clique em uma posição onde o antebraço ficara preso ao corpo, selecione o braço e o prenda ao antebraço, a mão coloque no braço, o local do clique deve colidir com ambos filho e pai.
Animando:
. Existem na parte de baixo dois marcadores, um para o inicio da animação e outro para o final, altere para a parte que você deseja animar.
. Para animar, selecione a opção animar e movimente os bones, no primeiro frame demarcado e no ultimo, em seguida pressione para baixo para
animar todos os bones ou para cima para animar apenas o bone selecionadow.
Salvando a sprite:
. Existe a opção para salvar a sprite, no futuro sera possivel salvar em gmle, mas no momento apenas em ".png", selecione o icone que tem um pacman e um disquete,
selecione a area na tela para criar a sprite, são duas formas, manualmente clicando e arrastando o mouse, ou clicando em um bone que faz seleção automatica..
. Confire na pasta, la deve estar sua sprite, por enquanto é isso flw.
Download 13/06/2016
Versão: Game maker 8.0.
Descrição: . Animador de bones, estou fazendo este programa mais como desafio mesmo, é possivel animar até 50 frames, suavizar a animação automticamente
no momento salva apenas em .png mas tera a opção de salvar em gml, pra mim que criei é facil utiliza-lo mas ainda estou tentando deixa-lo o mais intuitivo possivel
é possivel salvar sua animação e o programa carrega todas as .png que estiverem na pasta no momento que o programa é aberto, também é possivel adicionar mais sprites
com ele ja em funcionamento.
vou editar o tópico aos poucos, porque deve ficar muito grande
Imagens e Videos:
Controles: Mouse para selecionar opções e bones, teclado para digitar.
Utilizando o programa:
.Bom, para começar coloque em uma pasta as ".png" , todas as imagens devem estar nesse formato junto na mesma pasta coloque o programa, abra o programa.
. Ao abrir o programa você tera todas as suas imagens no canto esquerdo da tela organizados de forma vertical, logo acima tem um icone de "criar" representado por uma lampada e um "pacman", para mudar as sprites dos bones, essa opção inicia selecionada.
Criando bones:
. Selecione o icone da lampada, crie os bones clicando nas imagens correspondentes ao que você quer, crie todos os bones que precisar desta maneira.
Mudando os eixos:
. Após posicionar seus bones, mude seus eixos, começando pelo bone principal, após mudar o eixo do bone principal mude os eixos dos bones seguintes de forma que os prenda ao seu pai.
. Exemplo em um personagem selecione o antebraço e clique em uma posição onde o antebraço ficara preso ao corpo, selecione o braço e o prenda ao antebraço, a mão coloque no braço, o local do clique deve colidir com ambos filho e pai.
Animando:
. Existem na parte de baixo dois marcadores, um para o inicio da animação e outro para o final, altere para a parte que você deseja animar.
. Para animar, selecione a opção animar e movimente os bones, no primeiro frame demarcado e no ultimo, em seguida pressione para baixo para
animar todos os bones ou para cima para animar apenas o bone selecionadow.
Salvando a sprite:
. Existe a opção para salvar a sprite, no futuro sera possivel salvar em gmle, mas no momento apenas em ".png", selecione o icone que tem um pacman e um disquete,
selecione a area na tela para criar a sprite, são duas formas, manualmente clicando e arrastando o mouse, ou clicando em um bone que faz seleção automatica..
. Confire na pasta, la deve estar sua sprite, por enquanto é isso flw.
Download 13/06/2016