Tutorial movimento Top down (Método bússola)
Enviado: Seg Mai 23, 2016 7:04 pm
Título: Tutorial movimento Top down (Método bússola)
Versão do GM: Todas
Dificuldade: Intermediário
Link para download da Engine: Engine
Requer Extensões: Não
Requer DLLs: Não
Ola amigos do fórum, muitos aqui já aprenderam a fazer um jogo estilo Top Down, no qual o player se movimenta para os 4 lados havendo a respectiva troca de sprites. Mas e quando queremos que o player execute uma animação quando estiver parado na direção correta ? Irei abordar esse tema logo abaixo:
Primeiramente você dever criar 6 sprites para seu player, eu colocarei como exemplo esse nomes:
spr_player_lado_andando (De preferência, virado para o lado direito)
spr_player_frente_andando
spr_player_lado_parado (De preferência, virado para o lado direito)
spr_player_costa_andando
spr_player_frente_parado
spr_player_costa_parado
Feito isso, crie um objeto para o player, e no create dele, vamos fazer uma espécie de bússola, na qual vamos orientar o player em qual direção ele esta.
CREATE:
Agora vamos adicionar esse código no Step do Player:
STEP:
Ainda no Step adicione as seguintes scripts para o player:
ESQUERDA:
DIREITA:
CIMA:
BAIXO:
Espero que gostem desse tutorial e engine. Desde já, agradeço os comentários. Obrigado.
DOWNLOAD: Engine
Versão do GM: Todas
Dificuldade: Intermediário
Link para download da Engine: Engine
Requer Extensões: Não
Requer DLLs: Não
Ola amigos do fórum, muitos aqui já aprenderam a fazer um jogo estilo Top Down, no qual o player se movimenta para os 4 lados havendo a respectiva troca de sprites. Mas e quando queremos que o player execute uma animação quando estiver parado na direção correta ? Irei abordar esse tema logo abaixo:
Primeiramente você dever criar 6 sprites para seu player, eu colocarei como exemplo esse nomes:
spr_player_lado_andando (De preferência, virado para o lado direito)
spr_player_frente_andando
spr_player_lado_parado (De preferência, virado para o lado direito)
spr_player_costa_andando
spr_player_frente_parado
spr_player_costa_parado
Feito isso, crie um objeto para o player, e no create dele, vamos fazer uma espécie de bússola, na qual vamos orientar o player em qual direção ele esta.
CREATE:
Código: Selecionar todos
// Bússola
left=false // cria uma variável para o lado esquerdo, iniciando como falso.
right=false // cria uma variável para o lado direito, iniciando como falso.
up=false // cria uma variável para cima, iniciando como falso
down=false // cria uma variável para baixo, iniciando como falso
vel=8 // Essa variável ira ser a velocidade do nosso player, nesse exemplo coloquei "8"
image_speed=0.5 // Com esse código, nosso player vai ter uma animação na velocidade de "0.5"
STEP:
Código: Selecionar todos
if keyboard_check(vk_left){left=true} // Se teclar a seta esquerda, nossa variável "left" será verdadeira.
if keyboard_check(vk_right){right=true} // Se teclar a seta direita, nossa variável "right" será verdadeira.
if keyboard_check(vk_up){up=true} // Se teclar a seta cima, nossa variável "up" será verdadeira.
if keyboard_check(vk_down){down=true} // Se teclar a seta baixo, nossa variável "down" será verdadeira.
////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
if left=true{right=false up=false down=false} // Player não se movimenta na diagonal(Opcional).
if right=true{left=false up=false down=false} // Player não se movimenta na diagonal(Opcional).
if up=true{left=false right=false down=false} // Player não se movimenta na diagonal(Opcional).
if down=true{left=false right=false up=false} // Player não se movimenta na diagonal(Opcional).
///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
ESQUERDA:
Código: Selecionar todos
///ESQUERDA//////////////////////////////////////////
if keyboard_check(vk_left) && left=true // Se teclar seta esquerda e variável "left" for verdadeira
{
repeat(vel) // repete a variável
{
if place_free(x-1,y){x-=1} // Movimenta nosso player para o lado esquerdo,
}
sprite_index=spr_player_lado_andando //muda para sprite correspondente.
image_xscale=1 //inverte sprite correspondente.
}
if ! keyboard_check(vk_left) && left=true // Se não teclar seta esquerda e variável "left" for verdadeira
{
sprite_index=spr_player_lado_parado //muda para sprite correspondente.
image_xscale=-1 //inverte sprite correspondente
left=false // torna nossa variável falsa
}
Código: Selecionar todos
////DIREITA/////////////////////////////////////////
if keyboard_check(vk_right) && right=true // Se teclar seta direita e variável "right" for verdadeira
{
repeat(vel) // repete a variável
{
if place_free(x+1,y){x+=1} // Movimenta nosso player para o lado direito
}
sprite_index=spr_player_lado_andando //muda para sprite correspondente.
image_xscale=-1 //inverte sprite correspondente
}
if ! keyboard_check(vk_right) && right=true // Se não teclar seta direita e variável "right" for verdadeira
{
sprite_index=spr_player_lado_parado //muda para sprite correspondente.
image_xscale=1 //inverte sprite correspondente
right=false // torna nossa variável falsa
}
Código: Selecionar todos
////CIMA ///////////////////////////
if keyboard_check(vk_up) && up=true // Se teclar seta cima e variável "up" for verdadeira
{
repeat(vel) // repete a variável
{
if place_free(x,y-1){y-=1} // Movimenta nosso player para cima
}
sprite_index=spr_player_costa_andando //muda para sprite correspondente.
}
if ! keyboard_check(vk_up) && up=true // Se não teclar seta cima e variável "up" for verdadeira
{
sprite_index=spr_player_costa_parado //muda para sprite correspondente.
up=false // torna nossa variável falsa
}
Código: Selecionar todos
////BAIXO//////////////////////////
if keyboard_check(vk_down) && down=true // Se teclar seta baixo e variável "down" for verdadeira
{
repeat(vel) // repete a variável
{
if place_free(x,y+1){y+=1} // Movimenta nosso player para baixo
}
sprite_index=spr_player_frente_andando //muda para sprite correspondente.
}
if ! keyboard_check(vk_down) && down=true // Se não teclar seta baixo e variável "down" for verdadeira
{
sprite_index=spr_player_frente_parado //muda para sprite correspondente.
down=false // torna nossa variável falsa
}
DOWNLOAD: Engine