[Guia] Criar jogos? Por onde começar? Veja aqui!
Enviado: Dom Mai 22, 2016 5:52 pm
Seja bem-vindo ao mundo da criação de games!
Este guia irá lhe ajudar a ingressar na fantástica 10 ª Arte.
Você também pode fazer a leitura do artigo Como se tornar um desenvolvedor, com dicas preciosas para o desenvolvimento de games.
1 - ESCOLHA DA FERRAMENTA:
Antes de tudo você precisa escolher que ferramentas irá utilizar para produzir seu game. Claro que você pode fazer tudo do 'zero' usando ferramentas que não são especificas para jogos, porém o trabalho é muito maior. Dependendo da complexidade você mesmo terá que criar seu editor de níveis, o que já iria requerer de você uma certa experiência na área de programação.
Sabendo deste detalhe importante, agora vamos às ferramentas mais comumente usadas para criação de jogos:
GameMaker: A minha preferida, é focada em jogos 2D (Mas você também pode usar 3D com um pouco mais de trabalho). É multi-plataforma, possui editor de níveis, editor de imagens, suporte à Shaders, linguagem GML (Proprietária), e muito mais. Na sua versão grátis exporta apenas jogos para HTML5 (Desktop) com o uso do Opera GX.
Clique aqui para mais detalhes
Unity: A mais popular game engine de todas, ainda mais agora que possui ferramentas dedicadas para games 2D. Possui um completo editor de mundos em 3D, recursos de geração de terrenos e uma comunidade bem ativa ao redor de todo o globo. Na versão grátis pode exportar para todas as plataformas (Ver site) desde que seu faturamento seja menor que o especificado nos termos.
Clique aqui para mais detalhes
Construct 3: Outra ferramenta que tem conseguido seu espaço pela facilidade na criação de jogos e totalmente online (Roda direto do seu navegador). Seu sistema de behaviors é automatizado e com poucos cliques você consegue criar a base do seu jogo. Sua versão livre é bastante limitada, logo se quiser aproveitar toda essa simplicidade terá que comprar o software.
Clique aqui para mais detalhes
Há várias outras ferramentas como a Unreal Engine e a Cry Engine, porém há mais conteúdo disponível para as três acima citadas.
2 - APRENDENDO SOBRE FERRAMENTA:
Depois de escolhida a ferramenta você precisará aprender sobre seus recursos. Aqui no fórum o conteúdo sobre GameMaker: Studio é vasto, já as demais ainda precisamos de material de base para indicar aqui. Seguem alguns links para ajudar na sua escolha:
GameMaker:
None Class
Vídeo Aulas e Tutoriais sobre GM: S por Alex FC
Unity:
Canal Games Indie
Canal do Patrick
Unity 2D Básico - Jogos Indie
Construct:
Canal do Amilton Neves
Canal desKompliKa Cursos
Canal Paremetade Games
3 - RECURSOS / ASSETS:
Enfim, já tendo estudado você precisará de recursos gráficos e sonoros. Você mesmo pode fazer ou pode baixar de repositórios livres na internet. Seguem alguns links que podem lhe ajudar:
[Links Uteis] Audiovisual
4 - PUBLICANDO SEU JOGO:
Agora você tem seu jogo pronto (Brincadeira, mas vamos dizer que sim). Onde postar? Onde divulgar? (Além daqui, claro) E agora?
Há vários repositórios onde você pode colocar seu jogo. Abaixo seguem os mais usados pelos desenvolvedores independentes, onde você terá um feedback mais técnico:
Itch.io
indieDB
GameJolt
Indie Video Games
Depois de ter passado por essa peneira técnica, com o jogo com vários erros corrigidos, você pode divulgar seu jogo para o público em geral. Os portais abaixo podem receber o seu game:
CNET Download.com
Baixaki Jogos
Super Downloads
Ultra Downloads
Tenha em mente que não estamos aqui para te ensinar a preencher formulários, mas qualquer dificuldade que tenha em enviar seu jogo para os portais e repositórios acima, estaremos aqui para lhe ajudar. Lembre-se de criar uma página de divulgação para seu game com descrição, vídeos, imagens e afins.
E logicamente, essa não é a receita do sucesso. Tudo vai depender do quão bom é seu jogo, mas uma boa apresentação é sempre indispensável.
5 - Está tudo em Inglês! Como faço agora?
A partir do momento que você entra nessa área, aprender inglês deve se tornar uma de suas prioridades. As ferramentas que você vai usar estão em inglês, bem como sua documentação. Não estou falando nem de "inglês técnico" (Se é que existe mesmo isso), você TEM que aprender, pois é essencial para qualquer profissional da tecnologia.
Segue um vídeo de como aprender inglês :
Enfim, qualquer sugestão de melhora para este guia é bem-vinda.
FLWS!
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Você também pode fazer a leitura do artigo Como se tornar um desenvolvedor, com dicas preciosas para o desenvolvimento de games.
1 - ESCOLHA DA FERRAMENTA:
Antes de tudo você precisa escolher que ferramentas irá utilizar para produzir seu game. Claro que você pode fazer tudo do 'zero' usando ferramentas que não são especificas para jogos, porém o trabalho é muito maior. Dependendo da complexidade você mesmo terá que criar seu editor de níveis, o que já iria requerer de você uma certa experiência na área de programação.
Sabendo deste detalhe importante, agora vamos às ferramentas mais comumente usadas para criação de jogos:
GameMaker: A minha preferida, é focada em jogos 2D (Mas você também pode usar 3D com um pouco mais de trabalho). É multi-plataforma, possui editor de níveis, editor de imagens, suporte à Shaders, linguagem GML (Proprietária), e muito mais. Na sua versão grátis exporta apenas jogos para HTML5 (Desktop) com o uso do Opera GX.
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Unity: A mais popular game engine de todas, ainda mais agora que possui ferramentas dedicadas para games 2D. Possui um completo editor de mundos em 3D, recursos de geração de terrenos e uma comunidade bem ativa ao redor de todo o globo. Na versão grátis pode exportar para todas as plataformas (Ver site) desde que seu faturamento seja menor que o especificado nos termos.
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Construct 3: Outra ferramenta que tem conseguido seu espaço pela facilidade na criação de jogos e totalmente online (Roda direto do seu navegador). Seu sistema de behaviors é automatizado e com poucos cliques você consegue criar a base do seu jogo. Sua versão livre é bastante limitada, logo se quiser aproveitar toda essa simplicidade terá que comprar o software.
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Há várias outras ferramentas como a Unreal Engine e a Cry Engine, porém há mais conteúdo disponível para as três acima citadas.
2 - APRENDENDO SOBRE FERRAMENTA:
Depois de escolhida a ferramenta você precisará aprender sobre seus recursos. Aqui no fórum o conteúdo sobre GameMaker: Studio é vasto, já as demais ainda precisamos de material de base para indicar aqui. Seguem alguns links para ajudar na sua escolha:
GameMaker:
None Class
Vídeo Aulas e Tutoriais sobre GM: S por Alex FC
Unity:
Canal Games Indie
Canal do Patrick
Unity 2D Básico - Jogos Indie
Construct:
Canal do Amilton Neves
Canal desKompliKa Cursos
Canal Paremetade Games
3 - RECURSOS / ASSETS:
Enfim, já tendo estudado você precisará de recursos gráficos e sonoros. Você mesmo pode fazer ou pode baixar de repositórios livres na internet. Seguem alguns links que podem lhe ajudar:
[Links Uteis] Audiovisual
4 - PUBLICANDO SEU JOGO:
Agora você tem seu jogo pronto (Brincadeira, mas vamos dizer que sim). Onde postar? Onde divulgar? (Além daqui, claro) E agora?
Há vários repositórios onde você pode colocar seu jogo. Abaixo seguem os mais usados pelos desenvolvedores independentes, onde você terá um feedback mais técnico:
Itch.io
indieDB
GameJolt
Indie Video Games
Depois de ter passado por essa peneira técnica, com o jogo com vários erros corrigidos, você pode divulgar seu jogo para o público em geral. Os portais abaixo podem receber o seu game:
CNET Download.com
Baixaki Jogos
Super Downloads
Ultra Downloads
Tenha em mente que não estamos aqui para te ensinar a preencher formulários, mas qualquer dificuldade que tenha em enviar seu jogo para os portais e repositórios acima, estaremos aqui para lhe ajudar. Lembre-se de criar uma página de divulgação para seu game com descrição, vídeos, imagens e afins.
E logicamente, essa não é a receita do sucesso. Tudo vai depender do quão bom é seu jogo, mas uma boa apresentação é sempre indispensável.
5 - Está tudo em Inglês! Como faço agora?
A partir do momento que você entra nessa área, aprender inglês deve se tornar uma de suas prioridades. As ferramentas que você vai usar estão em inglês, bem como sua documentação. Não estou falando nem de "inglês técnico" (Se é que existe mesmo isso), você TEM que aprender, pois é essencial para qualquer profissional da tecnologia.
Segue um vídeo de como aprender inglês :
Enfim, qualquer sugestão de melhora para este guia é bem-vinda.
FLWS!