Ates, aconselho a ver alguns tutoriais :
Lista de Tutoriais - Antigos, mas muito úteis
Sim, mouse click funciona como touch no android, alias é bem fácil adicionar isso ai , é só usar mais e mais variáveis :D
no evento
create dos objetos ponha :
Agora, crie um objeto VAZIO, nomeie ele como
obj_play_selecionar (ou qualquer nome q vc quiser) mude o 'parent' de todos os objetos que são os 'botões de escolha', para esse novo objeto ai q vc criou, dai no evento do mouse click dos objetos 'botões', mude para :
Código: Selecionar todos
global.personagem = 1 // nota- use o numero certo para cada personagem
if(selecionado){ //Se estiver selecionado e clicar/tocar novaamente, ele passa pro escolha de mundos
room_goto_next();
}else{ //Se ainda nao estiver selecionado , ele seleciona :D
with(obj_play_selecionar)
selecionado = false;
selecionado = true;
}
Agora , vamos dar sentido a variavel selecionado, usando o draw :
Código: Selecionar todos
draw_self();
if(selecionado){
draw_sprite(sprite_do_contorno,0,x,y,);
}
Agora como deixar os mundos bloqueados ? Mais variáveis :
No INICIO DO JOGO, você tem q criar essas variáveis, em qualquer objeto, nunca na room de escolher os mundo, tem q ser no começo do jogo:
Código: Selecionar todos
global.mundo_liberado[0] = true;
global.mundo_liberado[1] = false;
etc etc ...
Agora no create do objeto mundo :
Código: Selecionar todos
liberado = global.mundo_liberado[0] // coloca um numero para cada mundo diferente, igual a funcao acima, sempre começe do 0
No mouse click , mude para:
Código: Selecionar todos
if(liberado) room_goto(room_do_mundo_1); //So muda de room se tiver liberado
Agora, vamos dar um jeito de o usuário notar q não esta liberado, pelo Draw:
Código: Selecionar todos
if(liberado)
draw_self();
else
draw_sprite(sprite_escura_ou_cinza,0, x,y,);