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personagem duplica ao movimentar

Enviado: Sex Fev 02, 2024 9:37 am
por bebegigante
estou fazendo aprendendo a desenvolver no gamemaker e encontrei estou com um problema no game
quando eu movimento o personagem, o cenario fica duplicando

Re: personagem duplica ao movimentar

Enviado: Sáb Fev 03, 2024 4:40 pm
por ValdeciVieira
Lembre-se de adicionar os códigos utilizados para que seja possível analisar a causa.
Nesse caso parece que o display buffer está sendo sobrescrito sobre o anterior, em vez deste ser preenchido e então sobrescrito.
Se for isso mesmo, creio que existam duas soluções:
  • Solução¹: Abra a room, vá em Room settings e marque a opção Clear display buffer ou vá em Viewports and Cameras e marque a opção Clear Viewport background se você tiver uma view definida.
  • Solução²: Certifique-se de que sempre haja um background opaco definido em suas rooms.
A solução¹ basicamente faz aquilo que eu disse antes, preenche o display buffer com uma cor antes de ser sobrescrito à custo de um imperceptível desempenho, a cor a ser preenchida pode ser definida com window_set_colour().

A solução² apenas segue a ordem de renderização, o display buffer acaba sendo preenchido pelo primeiro asset a ser renderizado, o background, antes de passar para sprites, views, surfaces, foregrounds e etc.