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DISTANCIA DA CAMERA Tópico resolvido

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Z3US4000
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DISTANCIA DA CAMERA  Tópico resolvido

Mensagem por Z3US4000 » Qua Abr 12, 2023 3:09 pm

OLA QUEIA SABER COMO MUDA A DISTANCIA DA CAMERA,COMO FAZ PARA ELA FICAR MAIS PERTO OU MAIS LONGE ALGUEM SABE COMO ME AJUDAR E OQUE FAZER?

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Chuaschinai
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Re: DISTANCIA DA CAMERA

Mensagem por Chuaschinai » Qua Abr 12, 2023 5:14 pm

Bom, para fazer um sistema simples de zoom não é tão difícil, vou mostrar um código de exemplo que você pode utilizar. Você pode começar criando um objeto Camera, que vai ser o responsável por controlar a camera do jogo, e adicionar esses códigos nos respectivos eventos:

Fiz os comentários todos diretos no código, só colar no GameMaker que você certinho o que cada um faz.

Evento [Create]

Código: Selecionar todos

// Habilita a view na room
view_enabled = true;

// Cria na view 0 uma nova camera
view_camera[0] = camera_create();

// Habilita que essa camera possa ver
view_visible[0] = true;

// Atribui a nova camera criada a variável view
// que sera utilizada para mover, e dar zoom
view = view_camera[0];

// Nessa variável sera o valor do zoom
// o ideal é que seja numeros inteiros, mas
// qualquer numero funciona, numeros abaixo de 1
// a camera se distancia
zoom = 2;

// Nessas duas variáveis basicamente
// ela guarda os valores da window, para que
// o tamanho da camera possa se estender igualmente
width = window_get_width();
height = window_get_height();
Evento [Step]

Código: Selecionar todos

// Atualiza a todo momento a largura e altura
// caso você esteja utilizando o fullscreen
// ou expandindo a jenela do jogo manualmente
width = window_get_width();
height = window_get_height();

// Nessa parte você efetivamente faz a camera dar zoom
camera_set_view_size(view, width / zoom, height / zoom);

// Só é necessario essa função se precisar usar fullscreen
// ou expandir a janela do jogo para tamanhos diferentes
// ela previne que fique com barras pretas nas laterais
surface_resize(application_surface, width, height);

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