Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

Gamemaker Studio 1.4 no Wine

Perguntas? A comunidade te ajuda a resolver.
Avatar do usuário
shatterhand
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 2

Gamemaker Studio 1.4 no Wine

Mensagem por shatterhand » Qua Mai 18, 2016 3:23 pm

Alô pessoal.

Por acaso alguém conseguiu rodar o Gamemaker Studio no Linux usando o Wine? Eu não estou conseguindo, instalei o dotnet30sp1 usando o Winetricks... e nada.

O Gamemaker instala, mas quando vou rodar, não aparece nada. Tem um processo do Gamemaker rodando, e fica rodando direto, mas nada aparece.

Alguma ideia?

Eu postaria no fórum oficial da yoyo games (GMC), mas aparentemente ele foi fechado ? Existe algum outro lugar pra perguntar?

Avatar do usuário
Markito
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 50

Re: Gamemaker Studio 1.4 no Wine

Mensagem por Markito » Qua Mai 18, 2016 3:53 pm

Eu já tentei, com o GMS: Early Access, wine 1.9-staging, Arch Linux. Aquela tela inicial até chega a abrir mas o editor em si nem dá sinal de vida. Certeza que é algo nos componentes da interface da IDE que quebram a compatibilidade... e pelo que pode se encontrar por aí, é justamente o .NET 3.0+ que não funfa direito.

A solução mais prática é usar uma máquina virtual, que é o que eu faço quando preciso do GMS.
ps: Pelo que diz no banner lá, a GMC ta em processo de migração...  Será o destino? :v

Avatar do usuário
All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8
Mensagens: 620
Localização: Dourados-MS

Contato:

Re: Gamemaker Studio 1.4 no Wine

Mensagem por All-x » Qua Mai 18, 2016 4:03 pm

Fiz funcionar quando ainda usava Ubuntu, isso em 2013. Eu segui o tutorial desse cara:

https://diogosm.wordpress.com/2011/02/10/tirando-o-maximo-desempenho-para-jogos-no-wine/

Também tive que instalar via WineTricks o dotNetFX 3.5. Porém, na interface não aparecia texto algum, nem no editor de código, eram selecionáveis, mas não eram visíveis e também apareciam aqueles erros de memória constantemente. Os jogos feitos no GM:S rodavam num desempenho legal, ao contrário dos que foram feitos no GM8 que mal abriam. Ou seja, era impossível de programar (Pode ser que tinha que instalar alguma font, não lembro de ter feito isso). 

Ah, e eu instalei o GM:S via PlayOnLinux, por que assim como o pacote Office ele criava atalhos pra acessar o programa mais rapidamente.

No fim voltei pro Windows mesmo.

Se você conseguir rodar satisfatoriamente, compartilhe depois, pois vai ser bem útil.

FLWS!
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Avatar do usuário
WellingtonBecker
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 57

Re: Gamemaker Studio 1.4 no Wine

Mensagem por WellingtonBecker » Qua Mai 18, 2016 6:41 pm

A melhor maneira ainda é usando o virtual box, já tentei aqui e infelizmente ficou bugando demais nativamente no Kubuntu.

Avatar do usuário
shatterhand
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 2

Re: Gamemaker Studio 1.4 no Wine

Mensagem por shatterhand » Qui Mai 19, 2016 12:49 am

A parada de não dar pra ler códigos, etc, tem relação com a skin. Tem que remover os arquivos da Skin Green, que vem por padrão. As outras funcionam. Pelo menos eu li isso, e sabia como fazer.

Exceto que o GMS nem apareceu pra mim.

Eu to tentando instalar na sala de informática de uma das escolas em que dou aula, mas as máquinas são muito modestas.. Virtual Box rodou com uma performance horrorosa.

Avatar do usuário
Markito
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 50

Re: Gamemaker Studio 1.4 no Wine

Mensagem por Markito » Qui Mai 19, 2016 1:27 am

A forma mais razoável de utilizar GMS no Linux seria usar um editor nativo e só usar o wine para rodar o compilador - como os recursos são em XML, é bem mais acessível criar um editor alternativo. Existe o LateralGM, mas pelo menos comigo ele já deu uns bugs chatos (com o editor de scripts, também - a "barrinha" de posição sumia do nada), sem falar que provavelmente não vai estar 100% a par das implementações do GMS, mas é melhor que nada.

Tava com essa idéia há uns tempos, comecei a fazer meu próprio editor em GTK mas parei ainda nos primeiros testes de interface. Hoje em dia nem mexo muito com GM... Talvez eu continue :assobio:

Trancado

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 9 visitantes