Oi galera boa noite de novo! Eu acabei aprendendo vendo de um vídeo como fazer o efeito de folhas caindo como partículas e é relativamente simples!
Dou aqui todos os créditos ao canal
1up indie o cara é sensacional quem quiser ver o vídeo depois dele lá...
Bom mas basicamente é necessário apenas um objeto:
Código: Selecionar todos
//Em um create
//Define em quanto tempo ele criará uma folha
loopTime_Min = 30;
loopTime_Max = 100;
alarm[0] = loopTime_Min;
range = 20;
amount_Min = 0;
amount_Max = 4;
//Definindo as cores das folhas
color_1 = make_color_rgb(24,64,42);
color_2 = make_color_rgb(25,123,48);
color_3 = make_color_rgb(20,104,40);
particle_System = part_system_create_layer("Instances", 0);
particle_leaf = part_type_create();
part_type_sprite(particle_leaf, spt_leaf, 0, 1, 1);
//Define para onde a folha está caindo e sua velocidade
part_type_gravity(particle_leaf, 0.02, 220);
part_type_direction(particle_leaf,270,270, 0.01, 5);
part_type_speed(particle_leaf, 0.5,0.8, 0,0);
part_type_size(particle_leaf, 0.1,1,0,0);
//Aqui está definindo quanto tempo as folhas podem durar até sumirem na sua cena
part_type_life(particle_leaf, 60,300);
Código: Selecionar todos
//Em um Alarm0
var amount = random_range(amount_Min, amount_Max);
repeat(amount){
var randomX = x + random_range(0, range);
var randomY = y + random_range(0, range);
var randomColor = choose(color_1, color_2, color_3);
part_type_color1(particle_leaf,randomColor);
part_particles_create(particle_System, randomX, randomY, particle_leaf, 1);
}
var loopTime = irandom_range(loopTime_Min, loopTime_Max);
alarm_set(0, loopTime);
=========================================
Espero ter ajudado alguém com a minha dúvida kkkkk
O vídeo dele para quem entende inglês é esse, ele explica melhor do que eu.
https://www.youtube.com/watch?v=BbfQr0hEiyE&t=1233s