Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

Como "extrair" um jogo

Perguntas? A comunidade te ajuda a resolver.
Avatar do usuário
joseeduardoleite2
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 7

Como "extrair" um jogo

Mensagem por joseeduardoleite2 » Qua Mai 18, 2016 1:08 am

Um exemplo, estou desenvolvendo meu jogo, quando o finalizo como eu faço para "extrair" esse jogo? Tipo um jogo que fica com o ícone na área de trabalho.
Obrigado.
Editado pela última vez por Markito em Qua Mai 18, 2016 1:12 am, em um total de 1 vez.
Dude Studios™

Avatar do usuário
Markito
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 50

Re: Como "extrair" um jogo

Mensagem por Markito » Qua Mai 18, 2016 1:20 am

Acho que você está se referindo a exportar. Vá no menu "File", depois em "Create Application". Vai aparecer uma janela para escolher onde salvar o arquivo - A primeira opção, "Windows NSIS Installer", cria um instalador (e coloca na área de trabalho também, eu acho), e a segunda "Single runtime executable" cria o jogo em um EXE só, que talvez seja o método mais considerado.

Abraços o/

Avatar do usuário
joseeduardoleite2
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 7

Re: Como "extrair" um jogo

Mensagem por joseeduardoleite2 » Qua Mai 18, 2016 1:23 am

Muito obrigado adm!
Mas fazendo isso eu posso modificar o ícone que vai aparecer depois de exportado?
Dude Studios™

Avatar do usuário
gabrielsch
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 234

Re: Como "extrair" um jogo

Mensagem por gabrielsch » Qua Mai 18, 2016 1:26 am

Após desenvolver o jogo é necessário exportar o jogo compilando ele para alguma plataforma, no teu caso provavelmente a plataforma é Windows então fica super simples de fazer isso.
Na IDE do GMS clique no botão de exportar ao lado direito do botão de salvar (disquete), uma janela para salvar vai aparecer, selecione entre as três opções: 
  • Aplicativo independente (o jogo será compilado em apenas um .exe).
  • Aplicativo zipado (o jogo será exportado para um .zip onde terá um .exe e parte dos arquivos no mesmo lugar deste).
  • Instalador Windows que apresenta todo aquele assistente de instalação para escolher o local onde os arquivos serão instalados, igual a outros assistentes de softwares comuns, inclusive ele adiciona um atalho na desktop por escolha do usuário, acredito que seja isso que tu quer. 
    P.S: Imagens, icones e outras coisas podem ser configuradas nas Configurações Globais do Jogo (Shift + Ctrl + G), indo na aba Windows e depois em Installer ou General.
Imagem

Avatar do usuário
joseeduardoleite2
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 7

Re: Como "extrair" um jogo

Mensagem por joseeduardoleite2 » Qua Mai 18, 2016 1:30 am

Sim, apenas gostaria de saber se posso modificar esse icone EXE que aparecerá ou é apenas um icone padrão sempre.
Dude Studios™

Avatar do usuário
Markito
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 50

Re: Como "extrair" um jogo

Mensagem por Markito » Qua Mai 18, 2016 1:36 am

Pode modificar sim, indo em "Global Game Settings", aba Windows, e na lista ao lado em "General", tem um campo para mudar o ícone e outras coisinhas.

Imagem

Avatar do usuário
joseeduardoleite2
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 7

Re: Como "extrair" um jogo

Mensagem por joseeduardoleite2 » Qua Mai 18, 2016 1:39 am

Muito obrigado mesmo! Só aproveitando, essa "splash screen" seria a tela que inicializa o game? ou o que?
Dude Studios™

Avatar do usuário
Markito
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 50

Re: Como "extrair" um jogo

Mensagem por Markito » Qua Mai 18, 2016 1:43 am

Sim, é a tela que inicializa o game :D

Suponho que a dúvida já foi resolvida. Tópico trancado.

Trancado

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes