Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

Dificuldade em choose Tópico resolvido

Perguntas? A comunidade te ajuda a resolver.
Avatar do usuário
fehantaro
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 11

Dificuldade em choose

Mensagem por fehantaro » Qua Mai 25, 2022 9:08 am

Preciso de uma ajuda sou iniciante em programação e tenho dificuldades para fazer algumas coisas e estou precisando disso aqui: Imagine que em uma sala tem dois objetos, um objeto é um retângulo que a função é somente que quando eu clicar nele eu mude pra uma sala específica e no meu projeto existe 5 desses retângulos (obj_retangulo1, obj_retangulo2...), o outro objeto que tem nessa sala é um botão que quando eu apertar com o botão esquerdo do mouse ele faz com que o meu obj_retangulo1 seja “destruído” e seja desenhado na sala na mesma posição um outro objeto retângulo (aleatório). Eu teria que criar um objeto parente dos retângulos e usar a função choose, mas eu simplesmente não sei fazer isso.

Tem como alguém me dá uma forcinha? Se possível me mandar o código.
fehantaro

Avatar do usuário
All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8
Mensagens: 620
Localização: Dourados-MS

Contato:

Re: Dificuldade em choose  Tópico resolvido

Mensagem por All-x » Qua Mai 25, 2022 9:40 am

Há várias maneiras pra fazer isso, e como tu disse usar um parent para os retângulos já tornaria o caminho mais simples. Então já faça isso (se ainda não fez), crie um objeto retangulo_parent, e nos outros 5 retângulos clique no botão parent e selecione esse objeto que criou).

Porém depende dos próximos movimentos também. Mas em resumo o código é esse (ao clicar no botão):

Código: Selecionar todos

// Pega posição do retângulo na sala
var _x = retangulo_parent.x;
var _y = retangulo_parent.y;

// Destrói qualquer retângulo na sala
instance_destroy(retangulo_parent);

// Cria uma instância de algum dos 5 retângulos na mesma posição do retângulo destruído
instance_create_depth(_x, _y, 0, choose(obj_retangulo1, obj_retangulo2, obj_retangulo3, obj_retangulo4, obj_retangulo5));
Espero que ajude 👍
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 9 visitantes