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Contador de Mortes no Game Maker

Enviado: Seg Out 19, 2020 10:34 am
por JustBlackFox1
Olá, eu tenho uma duvida que é de como criar um contador de mortes no Game Maker Studio 2 e eu sou iniciante nessa engine então, será que alguém pode tirar essa dúvida minha por favor?

Re: Contador de Mortes no Game Maker

Enviado: Seg Out 19, 2020 9:14 pm
por Chuaschinai
Bom, você pode fazer assim, crie um script qualquer, e coloque uma variável global assim:

Script qualquer
Essa será sua variável global que pode ser acessada por qualquer objeto ou script do seu jogo.

Código: Selecionar todos

global.Mortes = 0;
Create player
Define a variável vida do player no create dele.

Código: Selecionar todos

vida = 100;
Step player
Quando seu player morrer exemplo:

Código: Selecionar todos

if(vida <= 0) {
    global.Mortes++;
    room_restart();
}
A room vai reiniciar e adicionar +1 no contador de mortes.

Recomendo que veja alguns tutorias que há no forum, Lista de Tutoriais, mesmo que sejam do GameMaker 1.4(versão antiga), ele servem da mesma maneira, pois o GameMaker não mudou em praticamente nada a sua lógica, qualquer dúvida estamos ae.

Re: Contador de Mortes no Game Maker

Enviado: Ter Out 20, 2020 9:47 am
por JustBlackFox1
Olá, eu conseguir fazer isso só que não aconteceu nada, na verdade e funcionou o restart da room mas, eu já tinha feito um sistema de room. O Contador de mortes não aparece e nem contou nada. Eu irei ver os tutorias, mas mesmo assim, obrigado!

Re: Contador de Mortes no Game Maker

Enviado: Ter Out 20, 2020 9:58 am
por divin sphere hirosha
Para o contador de mortes aparecer você vai precisar de um código no draw event, algo como

Código: Selecionar todos

draw_text(200,200,global.Mortes)
confere o valor que vai ficar nele, se vai ficar subindo ou se vai ficar sempre no 0, se ficar sempre no 0, vc vai precisar colocar o global.Mortes = 0 em uma room que vem antes da room principal

Re: Contador de Mortes no Game Maker

Enviado: Ter Out 20, 2020 10:30 am
por JustBlackFox1
divin sphere hirosha escreveu:Para o contador de mortes aparecer você vai precisar de um código no draw event, algo como

Código: Selecionar todos

draw_text(200,200,global.Mortes)
confere o valor que vai ficar nele, se vai ficar subindo ou se vai ficar sempre no 0, se ficar sempre no 0, vc vai precisar colocar o global.Mortes = 0 em uma room que vem antes da room principal
Olá divin sphere, desculpe lhe perguntar isso mas, como eu coloco o "global.mortes = 0" na primeira room? (Desculpe novamente pela pergunta, eu sou iniciante no Game Maker Studio 2)

Re: Contador de Mortes no Game Maker

Enviado: Ter Out 20, 2020 11:00 am
por divin sphere hirosha
Sem problemas jovem xD, você pode criar um objeto "obj_controle" e no create dele você coloca o código "global.mortes = 0" deixando ele na primeira room do projeto, e na segunda room você vai conseguir utilizar o global.mortes tranquilamente

Re: Contador de Mortes no Game Maker

Enviado: Ter Out 20, 2020 11:53 am
por JustBlackFox1
divin sphere hirosha escreveu:Sem problemas jovem xD, você pode criar um objeto "obj_controle" e no create dele você coloca o código "global.mortes = 0" deixando ele na primeira room do projeto, e na segunda room você vai conseguir utilizar o global.mortes tranquilamente
Eu tentei fazer só que deu errado mas eu acho que foi eu, me acabei me confundindo e estragando tudo mas mesmo assim muito obrigado a todos que tentaram me ajudar, esse tópico vai ajudar a todos que tiverem a mesma duvida!