Melhor maneira de otimização em mapas longos
Enviado: Seg Out 05, 2020 4:06 pm
E ae, pessoal.
Seguinte, eu estou pensando em um jogo q tem um mapa só e é um mapa bem grande. Então eu fiquei com uma dúvida sobre como eu poderia otimizar o processamento de objetos nessa room.
Eu lembro de ter feito há muito tempo atrás uma room de tamanho normal: digamos... 720x480. E via código, eu posicionava os objetos a distâncias bem grandes. Aí o que se movia eram os objetos em volta, não o player. Só que eu carregava tudo na room. Incluindo coisas que estão fora da "view_port".
Então a minha questão é a seguinte: o game maker tem alguma função ou método para carregar instâncias, sons, tilesets dependendo do posicionamento da câmera? Aí quando a câmera estiver longe, o jogo descarrega aquele recurso da memória.
Eu sei q os computadores de hoje não passa aperto nenhum com jogos 2D, mas eu gostaria de manter a regra de otimizar as coisas.
Valeu qualquer toque!
Seguinte, eu estou pensando em um jogo q tem um mapa só e é um mapa bem grande. Então eu fiquei com uma dúvida sobre como eu poderia otimizar o processamento de objetos nessa room.
Eu lembro de ter feito há muito tempo atrás uma room de tamanho normal: digamos... 720x480. E via código, eu posicionava os objetos a distâncias bem grandes. Aí o que se movia eram os objetos em volta, não o player. Só que eu carregava tudo na room. Incluindo coisas que estão fora da "view_port".
Então a minha questão é a seguinte: o game maker tem alguma função ou método para carregar instâncias, sons, tilesets dependendo do posicionamento da câmera? Aí quando a câmera estiver longe, o jogo descarrega aquele recurso da memória.
Eu sei q os computadores de hoje não passa aperto nenhum com jogos 2D, mas eu gostaria de manter a regra de otimizar as coisas.
Valeu qualquer toque!