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Melhor maneira de otimização em mapas longos

Enviado: Seg Out 05, 2020 4:06 pm
por Mysterious Stranger
E ae, pessoal.

Seguinte, eu estou pensando em um jogo q tem um mapa só e é um mapa bem grande. Então eu fiquei com uma dúvida sobre como eu poderia otimizar o processamento de objetos nessa room.

Eu lembro de ter feito há muito tempo atrás uma room de tamanho normal: digamos... 720x480. E via código, eu posicionava os objetos a distâncias bem grandes. Aí o que se movia eram os objetos em volta, não o player. Só que eu carregava tudo na room. Incluindo coisas que estão fora da "view_port".

Então a minha questão é a seguinte: o game maker tem alguma função ou método para carregar instâncias, sons, tilesets dependendo do posicionamento da câmera? Aí quando a câmera estiver longe, o jogo descarrega aquele recurso da memória.

Eu sei q os computadores de hoje não passa aperto nenhum com jogos 2D, mas eu gostaria de manter a regra de otimizar as coisas.

Valeu qualquer toque!

Re: Melhor maneira de otimização em mapas longos

Enviado: Seg Out 05, 2020 6:08 pm
por Chuaschinai
Existe o instance_deactivate_region, que serve para desativar objetos em uma area pré-definida, na própria documentação do Gamemaker há um exemplo em que é desativado objeto que estão fora do alcançe da camera veja;Instance Deactivate

Desta forma você não precisa se procupar com nada, pois o Gamemaker salva o estado dos objetos.

Re: Melhor maneira de otimização em mapas longos

Enviado: Ter Out 06, 2020 12:28 am
por Mysterious Stranger
grononmc escreveu:Existe o instance_deactivate_region, que serve para desativar objetos em uma area pré-definida, na própria documentação do Gamemaker há um exemplo em que é desativado objeto que estão fora do alcançe da camera veja;Instance Deactivate

Desta forma você não precisa se procupar com nada, pois o Gamemaker salva o estado dos objetos.
Ah blz. Vou ver aqui como funciona e testar. Valeu, Grononmc! :blz: