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Como fazer sistema de HighScore - GMS2

Enviado: Sáb Jul 25, 2020 7:49 pm
por Araújo
Estou fazendo um jogo e sou iniciante, queria saber como faz um sistema de highscore que antes de iniciar o jogo o player coloque seu nome e ao dar game over, ele vá para uma room com as pontuações.

Re: Como fazer sistema de HighScore - GMS2  Tópico resolvido

Enviado: Sáb Jul 25, 2020 8:21 pm
por All-x
Fala Araújo, blz?

O GMS já vem com funções básicas pra criar uma tabela de pontuação.

Pra escolher um nome tu pode usar no evento Game Start (Ou no Creation Code da room):

Código: Selecionar todos

// Declara variável global com o nome do jogador
global.meu_nome = "Jogador 1"

// Usa janela para pegar o nome do usuário
do
{
    global.meu_nome = get_string("Insira seu nome: ", "Jogador 1")
}
// Impede que um nome 'vazio' seja escolhido
until global.meu_nome != ""
Pra gravar a pontuação só usar (Quando o player morrer):

Código: Selecionar todos

highscore_add(global.meu_nome, score)
Para desenhar na room das pontuações (altere conforme sua tela):

Código: Selecionar todos

draw_highscore(20, 20, 500, 300)
Você pode limpar a tabela com highscore_clear().

*Obs: O GMS2 salva automaticamente essa tabela sem precisar mexer com arquivos.
*Obs 2: Mesmo escolhendo o mesmo nome ou tendo a mesma pontuação é dada uma nova entrada na tabela, como nos fliperamas. Se quiser algo mais detalhado e especifico, você mesmo tem que criar seu sistema.

Espero que ajude :)

Re: Como fazer sistema de HighScore - GMS2

Enviado: Sáb Jul 25, 2020 11:26 pm
por Araújo
Cara ajudou bastante. vlw mano.