Página 1 de 1
Como fazer sistema de HighScore - GMS2
Enviado: Sáb Jul 25, 2020 7:49 pm
por Araújo
Estou fazendo um jogo e sou iniciante, queria saber como faz um sistema de highscore que antes de iniciar o jogo o player coloque seu nome e ao dar game over, ele vá para uma room com as pontuações.
Re: Como fazer sistema de HighScore - GMS2 Tópico resolvido
Enviado: Sáb Jul 25, 2020 8:21 pm
por All-x
Fala Araújo, blz?
O GMS já vem com funções básicas pra criar uma tabela de pontuação.
Pra escolher um nome tu pode usar no evento
Game Start (Ou no
Creation Code da room):
Código: Selecionar todos
// Declara variável global com o nome do jogador
global.meu_nome = "Jogador 1"
// Usa janela para pegar o nome do usuário
do
{
global.meu_nome = get_string("Insira seu nome: ", "Jogador 1")
}
// Impede que um nome 'vazio' seja escolhido
until global.meu_nome != ""
Pra gravar a pontuação só usar (Quando o player morrer):
Para desenhar na room das pontuações (altere conforme sua tela):
Você pode limpar a tabela com
highscore_clear().
*Obs: O GMS2 salva automaticamente essa tabela sem precisar mexer com arquivos.
*Obs 2: Mesmo escolhendo o mesmo nome ou tendo a mesma pontuação é dada uma nova entrada na tabela, como nos fliperamas. Se quiser algo mais detalhado e especifico, você mesmo tem que criar seu sistema.
Espero que ajude :)
Re: Como fazer sistema de HighScore - GMS2
Enviado: Sáb Jul 25, 2020 11:26 pm
por Araújo
Cara ajudou bastante. vlw mano.