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criar inimigos em quantidades aleatoria
Enviado: Ter Mar 10, 2020 12:44 pm
por Trevors
galera to pensando em fazer assim coloquei um alarme e quero que qaundo esse alarme se ativar ele crie um inimigo em quantidade aleatoria, tipo assim ele escolhar de 1 a 5 a quantidade de inimigos, se de 3 crie treis inimigos, a posição eu ja sei, pode usar x e y mesmo. se nao entenderem podem perguntar. obj galera.
Re: criar inimigos em quantidades aleatoria
Enviado: Ter Mar 10, 2020 7:53 pm
por Chuaschinai
Usa um repeat e um irandom_range assim:
Código: Selecionar todos
var ran = irandom_range(1, 5);
repeat(ran){
instance_create...
}
Re: criar inimigos em quantidades aleatoria
Enviado: Ter Mar 10, 2020 10:52 pm
por Trevors
cara vlw vc manja d+, funcionou, e como funcionaria a probabilidade tipo assim mais facio de vim 1 e 2, 3 e 4 fosse mais mediano e 5 fosse raro, tem como?
Re: criar inimigos em quantidades aleatoria
Enviado: Qua Mar 11, 2020 12:26 pm
por Chuaschinai
Você pode utilizar o
choose(x1, x2, x3,...), nele quanto mais valores iguais existirem mais chance há de cair este valor, porém não é eficiente, seria interessante criar um script para isso assim:
Script "chance(valor)":
Código: Selecionar todos
///@desc Script de chance
///@arg valor
return random(100) < argument0; // Ira retornar um valor boolean(verdadeira ou falso)
Exemplo de como utilizar:
Código: Selecionar todos
if(keyboard_check_pressed(ord("W"))){
// Sempre utilizar ordem crescente(do menor para o maior) para funcionar
if(chance(5)){
show_debug_message("5% de chance");
}else if(chance(25)){
show_debug_message("25% de chance");
}else if(chance(50)){
show_debug_message("50% de chance");
}else{
show_debug_message("Outros 50% de chance");
}
}
Não é o melhor script mais serve para algumas coisas.
E também utilizar a função
randomize() ou
randomise() no create de algum objeto para criar um seed diferente na execução.