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Como usar o FOR no GameMaker 2

Enviado: Qua Dez 25, 2019 5:19 pm
por caiobcc
Assim estou com uma dúvida não sei o que estou fazendo errado, pois eu consigo utilizar esse código com vários IF, mas ele não funciona com o for ou funciona mau.

Código: Selecionar todos

if (broke=4)
	global.wood +=1;
if (broke=3)
	global.wood +=1;
if (broke=2)
	global.wood +=1;
if (broke=1)
	global.wood +=1;
	
basicamente aqui ele funciona, cada vez que eu clicar na minha arvore com o botão esquerdo eu ganho uma madeira só que a arvore quebra depois de 4 clicks...
Mas pensei "hmmm no futuro isso será um problema, se eu quiser por exemplo pegar madeira de uma casa e ela destruir apos 50 clicks.

meu for que não funciona é assim:

for (broke = 0; broke <5; broke =+ 1)
{
global.wood+=1;
}
..

Re: Como usar o FOR no GameMaker 2

Enviado: Sex Jan 24, 2020 12:03 am
por Foxy Of Jungle
Conhece o "Google" não amigo? É mais rápido do que escrever isso tudo aqui...
O "FOR" é só um loop.

for (broke = 0; broke <5; broke =+ 1)
{
global.wood+=1;
}

Ele primeiro cria uma variável broke = 0, depois ele criar uma condição após o ";". Ele vai executar a próxima ação até que a condição seja verdadeira, no caso se o broke for menor que 5, ele vai adicionar +1 à variável broke, logo em seguida vai executar o que tem dentro das chaves até que o loop acabe. Porém se o código tiver no Step Event ele vai ficar executando 60 vezes por segundo ou relativo ao Game Speed.
O FOR pode ser útil para muitas coisas como desenhar corações de vidas na tela por exemplo.