Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

[PROG] Fazendo um Power Up!

Tutoriais, videoaulas, guias e downloads para te ajudar nos estudos.
Avatar do usuário
Tutoriais & Aulas
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 110

[PROG] Fazendo um Power Up!

Mensagem por Tutoriais & Aulas » Qui Abr 28, 2016 7:14 pm

Autor original: Caio Pinheiro
Como fazer sistema de Power Up!
Autor: Morello / CPinheiro
Ensina: Como fazer seu personagem ficar mais forte ao pegar um item e se transformar.



1. Começando
Para alguns, fazer Power Ups é bastante complicado, quando na verdade, é bem simples. Consiste apenas em checar o valor de uma variável para ver se o personagem está mais forte ou não. E ainda fazer o personagem se transformar quando pegar muitos power ups.


2. Preparando os sprites
Antes de começar a programação, você vai precisar organizar os sprites. Você deve ter em mãos os sprites de seu personagem normal e os sprites dele transformado. Você pode fazer várias transformações para ele, basta só adicionar mais sprites. Só não encha o personagem de transformações, pois isso pode deixar o jogo com uma impressão estranha.


3. Declarando a variável chave
Para fazer o Power Up, vamos precisar de uma variável para checar o "nível" do power up, para checar forças, sprites e etc... Então, declare ela no evento Create do personagem do seu jogo:
Código:

Código: Selecionar todos

power_up=0;
Pronto, o passo mais importante já foi dado, agora que você já declarou a variável mais importante.

4. Vida do inimigo
Para fazer um efeito de Power Up bem legal, precisamos adicionar vida ao inimigo. Declare uma variável no evento Create do inimigo, para determinar a vida:
Código:

Código: Selecionar todos

vida=15;

Essa é a quantidade de vida do seu inimigo. Você pode aumentar e diminuir esse valor como quiser. Para fazer com que o inimigo seja destruído quando sua vida acabar, adicione o seguinte código no evento Step:
Código:

Código: Selecionar todos

if (vida<=0)
instance_destroy();

Nesse código, nós checamos se a variável vida é igual ou menor que zero. Se for, o inimigo é destruído. Para deixar o seu jogo com um efeito bem legal, você pode colocar um som, acrescentando o seguinte código no código anterior:
Código:

Código: Selecionar todos

sound_play(nome_do_som);
Com esse evento, você faz com que um som seja tocado.

5. Criando item de Power Up
O nosso personagem precisa ter algum item para aumentar o seu poder. Para isso, crie um novo objeto, chame-o de obj_powerup_1. Crie um evento de colisão no obj_powerup_1 com o seu personagem, e coloque o seguinte código:
Código:

Código: Selecionar todos

instance_destroy(); //Destroi o item de Power Up.
other.power_up =1; //Dá um power up no personagem.
sound_play(nome_do_som); //Essa parte é opicional. Mas, se você colocar um som, deixa o Power Up muito mais bonito.


6. Fazendo a transformação
Não temos nenhuma transformação no nosso jogo, ainda. Vamos fazer isso agora. Para isso, você precisa já ter criado um sistema de sprites antes de começar o tuto, feito em condições. Lembre-se: Estamos falando do seu personagem. Copie todo o seu código (Ctrl   C) e delete. No local onde estava o código, coloque esse:
Código:

Código: Selecionar todos

if (power_up==0) 
{ 
}

Coloque o código copiado (Ctrl + V) dentro das chaves do código. Aperte Enter duas vezes para pular as linhas e coloque o seguinte código:
Código:

Código: Selecionar todos

if (power_up==1)
{
}

Dê Ctrl + V dentro das chaves novamente. Mas, dessa vez, altere os nomes dos sprites, colocando os sprites de seu personagem transformado. Pronto, o sistema de transformações já está feito. Seguindo essa mesma base, você pode fazer quantas trasnformações você quiser.

7. Colisão com o inimigo
Precisamos trabalhar na colisão com o inimigo para encerrar nosso sistema de Power Up. Para prosseguir, você precisa ter o seu sistema de colisão com os inimigos basicamente montado. Pegue todo o seu código e copie (Ctrl   C). Delete o código do editor. Escreva o seguinte código (obs: colisão do personagem com o inimigo!):
Código:

Código: Selecionar todos

if (power_up==0)
{
//Coloque o código de colisão com o inimigo aqui, dando Ctrl   V.
other.vida-=3; //Você coloca a seguinte linha no local onde tem a condição de "se o player conseguiu acertar e causar dano ao inimigo", para diminuir a vida dele. 
}
if (power_up>=1)
{
//Faça o mesmo da ação anterior: Ctrl + V.
other.vida-=8; // Se o player tiver pego o Power Up, o dano no inimigo será bem maior. Você deve ter a mesma base da ação anterior: Coloque essa linha no lugar correto, ou seja, se o player "acertou o inimigo".
//Coloque a linha a seguir na parte em que o inimigo é que causa dano ao player. Isso irá fazer o player perder o Power Up: power_up-=1; 
}

As explicações estão nos comentários.

8. Fim do tutorial
Bem, termina por aqui. Com esse tutorial, você aprendeu como fazer o seu personagem ficar mais forte ao pegar o item, e fazer o seu inimigo sofrer as conseqüencias disso. Espero que vocês tenham gostado!

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes