Página 1 de 1
Chegar posição em outro objeto
Enviado: Sex Ago 16, 2019 12:58 pm
por Christian
Oi pessoal!
Bom, minha dúvida é a seguinte. Tenho um objeto (objEscada)
Assim que eu aperto pra cima eu consigo "alinhar" usando
x = objEscada.x + 16;
Aí que vem o problema, quando tem mais de uma escada na sala o player não se alinha com outras escadas somente com uma.
# # #
Se eu tentar subir na escada 3# ele automaticamente vai para a escada 1#.
Se alguém puder me ajudar eu agradeço!!
Re: Chegar posição em outro objeto Tópico resolvido
Enviado: Sex Ago 16, 2019 1:12 pm
por All-x
objEscada, refere-se ao objeto, o que você tem na room são instâncias (Cópias) desse objeto. Cada cópia tem seu
id único (Como se fosse o CPF). Se você usar
objEscada ele vai pegar a primeira cópia apenas.
Não sei como você está fazendo, usando o evento de colisão ou
Step. Se estiver usando o evento de colisão basta utilizar
other para resolver:
Se for no
Step, tu tem que achar a instância que está colidindo com você e ai sim posicionar:
Código: Selecionar todos
// Pega o id da instância do objEscada que está colidindo guarda em '_escada'
var _escada = instance_place(x, y, objEscada);
// Se tem alguma escada na colisão
if _escada != noone
{
x = _escada.x + 16;
}
Espero que ajude.
Abraço o/
Re: Chegar posição em outro objeto
Enviado: Sex Ago 16, 2019 4:18 pm
por Christian
Alex FC escreveu:objEscada, refere-se ao objeto, o que você tem na room são instâncias (Cópias) desse objeto. Cada cópia tem seu
id único (Como se fosse o CPF). Se você usar
objEscada ele vai pegar a primeira cópia apenas.
Não sei como você está fazendo, usando o evento de colisão ou
Step. Se estiver usando o evento de colisão basta utilizar
other para resolver:
Se for no
Step, tu tem que achar a instância que está colidindo com você e ai sim posicionar:
Código: Selecionar todos
// Pega o id da instância do objEscada que está colidindo guarda em '_escada'
var _escada = instance_place(x, y, objEscada);
// Se tem alguma escada na colisão
if _escada != noone
{
x = _escada.x + 16;
}
Espero que ajude.
Abraço o/
Eu estava usando place_meeting para checar a colisão mas não estava dando certo.
Amigo, agradeço a sua ajuda!!! Tú é um mito!!! Conseguiu resolver meu problema
Re: Chegar posição em outro objeto
Enviado: Sex Ago 16, 2019 4:31 pm
por All-x
Por nada o/
Caso precise tenho um tutorial sobre essas funções de colisão:
COLISÕES SIMPLES
Tópico trancado.