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Direção do tiro em top down
Enviado: Ter Jul 09, 2019 8:25 pm
por Lenzs Games
Opa, eu to fazendo um jogo top down com movimentos em 4 direções, movimentado apenas nas setas do teclado, mas como sou iniciante, eu não sei como fazer o tiro sair na direção em que o objeto ta virado.
Alguem me ajuda por favor.
Re: Direção do tiro em top down
Enviado: Qua Jul 10, 2019 8:15 am
por LLGD
Existem várias formas de fazer isso, veja que precisamos saber qual o tipo de movimento você está usando.
- Você aperta para a direita e o personagem troca a sprite para a direita?
Se for assim, você pode usar no evento que você quer atirar (botão esquerdo do mouse como exemplo):
Código: Selecionar todos
var tiro = instance_create(x,y,objTiro); //Cria o objeto tiro
switch(sprite_index) //Aqui criamos um interruptor que vai selecionar qual sprite o personagem está
{
case sprPersonagemDireita: //Se o personagem estiver apontando para a direita
tiro.hspeed = 5; //Define que o tiro deve ir para a direita
break;
case sprPersonagemEsquerda:
tiro.hspeed = -5;
break;
case sprPersonagemCima:
tiro.vspeed = -5;
break;
case sprPersonagemBaixo:
tiro.vspeed = 5;
break;
default:
show_message("A sprite do personagem não é nenhuma das citadas acima.");
with(tiro)
{
instance_destroy();
}
break;
}
- Você aperta para a direita e a rotação da imagem se torna 0?
Caso o image_angle do personagem vire, e você não troque as sprites, no evento que você quer atirar (botão esquerdo do mouse como exemplo):
Código: Selecionar todos
var tiro = instance_create(x,y,objTiro); //Cria o objeto tiro
tiro.direction = image_angle; //Define que a direção do tiro é a mesma do angulo do personagem
tiro.speed = 5; //Define a velocidade do tiro.
tiro.image_angle = image_angle; //Define que o angulo da imagem do tiro deve ser igual do personagem (no caso dos tiros em forma de gota por exemplo)