Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

Inserindo senha

Perguntas? A comunidade te ajuda a resolver.
Avatar do usuário
magnata6
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 1

Inserindo senha

Mensagem por magnata6 » Seg Jul 01, 2019 8:05 am

Ola, Bom dia!

Gostaria de ajuda para criar um painel de senha. Queria um jeito de criar um painel de senha que você clica nos números e aparecem na tela, e caso a senha esteja incorreta ele apaga, e caso esteja correta ele destrave a porta ou o cofre.
não consigo pensar em uma maneira de fazer.
alguém poderia me ajudar?

segue abaixo um exemplo (só que vou fazer com números)

[image]67[/image]

desde já agradeço a atenção

Avatar do usuário
All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8
Mensagens: 620
Localização: Dourados-MS

Contato:

Re: Inserindo senha

Mensagem por All-x » Seg Jul 01, 2019 8:56 pm

Não sei se teu jogo é Top-Down, plataforma, se usa views, ou qual versão do GM tu tá utilizando. Mas vamos lá...

Tem vários modos de fazer, mas vamos no mais 'simples':
  • Crie um obj_senha(Ou use o próprio objeto do cofre/porta)
  • Crie um obj_tecla(Modificando o número por variável)
No obj_senhacrie a flag exibir_teclas, sendo que com valor 1 (true) as teclas serão criadas na tela. Caso seja 0 (false), destrói as teclas.

No Step do obj_senha):

Código: Selecionar todos

// Se não existem teclas e 'exibir_teclas' é verdadeiro
if exibir_teclas and !instance_exists(obj_tecla)
{
 // Cria tecla '5'
 var i = instance_create(10, 100, obj_tecla);
 i.numero = "5";
 
 // Repetir as duas linhas acima para outras teclas...
} 
else
{
 // Destrói teclas
 with(obj_tecla) instance_destroy();
}
Continuando no mesmo evento para verificar as senhas:

Código: Selecionar todos

// Se a senha tem certo número de caracteres
if string_length(senha) == 5
{
 if senha == "01010"
 {
 // Acontece algo aqui
 }
 else if senha == "00666"
 {
 // Acontece algo aqui também
 }

 senha = "";
}
Ainda no obj_senhacrie a string vazia senha. Ela que vai ser preenchida ao clicar nas teclas.

Código: Selecionar todos

senha = "";
No evento Draw, desenhe a senha em algum lugar da tela:

Código: Selecionar todos

draw_text(32, 32, senha);
No obj_teclaevento Other->Left Mouse Pressed:

Código: Selecionar todos

obj_senha.senha = obj_senha.senha + numero;
No Draw (Lembrar de colocar a sprite no obj_tecla):

Código: Selecionar todos

draw_self();
draw_text(x, y, numero);
Com isso já é possível fazer o esquema, tu só vai ter que ajustar ao teu game, polir e etc. Como tu socializou poucos detalhes fica difícil passar algo mais direto.

Abraços
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Ahrefs [Bot] e 12 visitantes