[Shader] Posterização / Alto Contraste
Enviado: Ter Mai 03, 2016 7:13 pm
Nome: Posterização / Alto Contraste
Versão: GameMaker: Studio
Imagens e Videos:
Instruções de uso:
Esse efeito tem o nome de 'Posterizar' ou também podemos falar em 'alto/baixo contraste'. Ele faz uma limitação de cores a serem usadas através de cálculos de aproximação. No Exemplo uso um script (srcColorAmount) para modificar a quantidade de cores por canal (RGB), ou seja se colocar o valor 2 cada canal poderá usar usar dois valores (0 ou 255) tendo no máximo 8 cores disponíveis (Preto, Branco, Vermelho, Magenta, Ciano, Azul, Amarelo e Verde), ou seja a paleta de 3 bits SECAM.
Se quiser simular algo perto do Nintendinho (NES) coloque o valor 4 e teremos 64 cores (4 * 4 * 4). Porém o NES possui apenas 54 cores usáveis, ou seja o resultado fica parecido, porém não idêntico.
O valor máximo é 256 cores por canal, ou seja 24 Bits - TrueColor.
Para usar o Shader em toda a tela (Como no exemplo) basta:
- Selecionar o Shader no Evento Draw Begin (Pois deve ser ativado antes de qualquer coisa ser desenhada [Ver referência]);
- Usar o script srcColorAmount para trocar quantidade de cores;
- Coloque o shader_reset no Evento Draw End.
Para usar em algumas sprites ou backgrounds (No evento Draw):
- Selecionar o Shader;
- Usar o srcColorAmount para trocar quantidade de cores;
- Desenhar o que você quer;
- Reiniciar o Shader com shader_reset().
Download:
DOWNLOAD - EXEMPLO
Versão: GameMaker: Studio
Imagens e Videos:
Instruções de uso:
Esse efeito tem o nome de 'Posterizar' ou também podemos falar em 'alto/baixo contraste'. Ele faz uma limitação de cores a serem usadas através de cálculos de aproximação. No Exemplo uso um script (srcColorAmount) para modificar a quantidade de cores por canal (RGB), ou seja se colocar o valor 2 cada canal poderá usar usar dois valores (0 ou 255) tendo no máximo 8 cores disponíveis (Preto, Branco, Vermelho, Magenta, Ciano, Azul, Amarelo e Verde), ou seja a paleta de 3 bits SECAM.
Se quiser simular algo perto do Nintendinho (NES) coloque o valor 4 e teremos 64 cores (4 * 4 * 4). Porém o NES possui apenas 54 cores usáveis, ou seja o resultado fica parecido, porém não idêntico.
O valor máximo é 256 cores por canal, ou seja 24 Bits - TrueColor.
Para usar o Shader em toda a tela (Como no exemplo) basta:
- Selecionar o Shader no Evento Draw Begin (Pois deve ser ativado antes de qualquer coisa ser desenhada [Ver referência]);
- Usar o script srcColorAmount para trocar quantidade de cores;
- Coloque o shader_reset no Evento Draw End.
Para usar em algumas sprites ou backgrounds (No evento Draw):
- Selecionar o Shader;
- Usar o srcColorAmount para trocar quantidade de cores;
- Desenhar o que você quer;
- Reiniciar o Shader com shader_reset().
Download:
DOWNLOAD - EXEMPLO