Ajuda com sistema de Arquivo para Editor d Fases
Enviado: Ter Jan 08, 2019 2:02 pm
Olá pessoal, quanto tempo que eu não apareço por aqui xD Bem, eu vim aqui para ver se conseguia resolver uma dúvida minha, Tipo assim...
Eu vou começar a cursar o terceiro período da faculdade de Ciência da computação e nesses meses que eu estive estudando lá eu aprendi muitas coisas bem legais tais que eu poderia usar durante a programação de jogos e foi o que eu resolvi fazer, Certo dia a qual não me lembro nem o motivo eu comecei a pensar "Hm, será que eu poderia usar aquilo para fazer isso?" e Realmente funcionou!, Nessa época eu estava aprendendo sobre manipulação de arquivos e resolvi fazer um Editor de fases utilizando tudo isso que vi, consegui fazer algo que eu realmente não me via fazendo faz bastante tempo já que eu tinha parado de mexer no Game Maker para focar na faculdade, Meu editor de fases está basicamente completíssimo, todos os sistemas dele já funcionam, vc pode criar livremente a sua fase, pode até mudar o tamanho dela para colocar mais ou menos objetos, mudar o background ou até a música de fundo, Vou deixar aqui uma foto do editor de fases:
Coloquei esses objetos bem rápido pra poder mostrar como está ficando rsrs, ainda vou colocar mais objetos no editor, ele em si já está feito, a fase é salva e vc pode jogar normalmente nela! falta apenas preencher todos os Slots de edições, Agora finalmente para a minha dúvida xD Bem, depois de vc editar a sua fase vc ira escolher o nome para ela e ela finalmente ficará salva na pasta com todas as outras fases editadas, o que eu quero fazer é, uma seção que mostre todas as fases editadas para vc poder jogar, em vez de fazer algo simples como "Digite o nome da fase que vc quer jogar" fazer um display que mostrasse todas as fases já criadas, seria algo tipo assim:
Fiz no paint para demonstração, bem rápido, ignorem os nomes das fases kk, a parte do display não é problema, meu real problema é "Como fazer para o Game Maker ler todos os arquivos de uma pasta?"
Suponhamos que tenhamos uma pasta igual a esta, com todas as fases salvas, eu queria saber como eu faço para ler todos os arquivos que estão dentro dessa pasta sem saber previamente o nome dos arquivos porque tipo, como o jogador ira escolher o nome das fases não tem como eu deixar programado para o game maker ler um determinado nome de arquivo como "fase1" "fase2" e "fase3" pois os nomes serão aleatórios, Em linguagem de Game Maker oque eu quero fazer é algo tipo :
Enquanto ( Não leu todos os arquivos da pasta em questão) Faça{
Leia o Próximo arquivo
Salve o nome dele
Feche o arquivo lido
}
Eu vou começar a cursar o terceiro período da faculdade de Ciência da computação e nesses meses que eu estive estudando lá eu aprendi muitas coisas bem legais tais que eu poderia usar durante a programação de jogos e foi o que eu resolvi fazer, Certo dia a qual não me lembro nem o motivo eu comecei a pensar "Hm, será que eu poderia usar aquilo para fazer isso?" e Realmente funcionou!, Nessa época eu estava aprendendo sobre manipulação de arquivos e resolvi fazer um Editor de fases utilizando tudo isso que vi, consegui fazer algo que eu realmente não me via fazendo faz bastante tempo já que eu tinha parado de mexer no Game Maker para focar na faculdade, Meu editor de fases está basicamente completíssimo, todos os sistemas dele já funcionam, vc pode criar livremente a sua fase, pode até mudar o tamanho dela para colocar mais ou menos objetos, mudar o background ou até a música de fundo, Vou deixar aqui uma foto do editor de fases:
Coloquei esses objetos bem rápido pra poder mostrar como está ficando rsrs, ainda vou colocar mais objetos no editor, ele em si já está feito, a fase é salva e vc pode jogar normalmente nela! falta apenas preencher todos os Slots de edições, Agora finalmente para a minha dúvida xD Bem, depois de vc editar a sua fase vc ira escolher o nome para ela e ela finalmente ficará salva na pasta com todas as outras fases editadas, o que eu quero fazer é, uma seção que mostre todas as fases editadas para vc poder jogar, em vez de fazer algo simples como "Digite o nome da fase que vc quer jogar" fazer um display que mostrasse todas as fases já criadas, seria algo tipo assim:
Fiz no paint para demonstração, bem rápido, ignorem os nomes das fases kk, a parte do display não é problema, meu real problema é "Como fazer para o Game Maker ler todos os arquivos de uma pasta?"
Suponhamos que tenhamos uma pasta igual a esta, com todas as fases salvas, eu queria saber como eu faço para ler todos os arquivos que estão dentro dessa pasta sem saber previamente o nome dos arquivos porque tipo, como o jogador ira escolher o nome das fases não tem como eu deixar programado para o game maker ler um determinado nome de arquivo como "fase1" "fase2" e "fase3" pois os nomes serão aleatórios, Em linguagem de Game Maker oque eu quero fazer é algo tipo :
Enquanto ( Não leu todos os arquivos da pasta em questão) Faça{
Leia o Próximo arquivo
Salve o nome dele
Feche o arquivo lido
}