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Personagem fica preso na parede

Enviado: Qua Nov 28, 2018 1:05 pm
por 186557
Quando eu pulo na parede o personagem fica preso nas paredes e em qualquer solido horizontal

[image]43[/image]

no step do obj_player eu coloquei


pular         = keyboard_check(vk_space)
direita       = keyboard_check(vk_right)
esquerda      = keyboard_check(vk_left)

if ( place_free(x, y+1)){
   gravity = 0.5;
}else {
   gravity = 0;
}

if(pular) {
   if(saltar){
       vspeed = -5;
       saltar = false;
       }
}
if(!direita or !esquerda) {
    hspeed = 0;
}
if(direita){
    hspeed = 5;
}
if(esquerda){
    hspeed = -5;
}


Oque eu faço para corrigir isso? Sou iniciante no gamemaker, faz uma semana que estou começando a usar.

Re: Personagem fica preso na parede

Enviado: Qua Nov 28, 2018 1:20 pm
por All-x
Obs: Imagino que seu nome não seja 186757, se quiser trocar me envie um MP ou diga o nick que quer na sua resposta.

Tem vários pontos a considerar pra isso acontecer:

- Dimensões da sprite;
- Velocidade;
- Checagem de colisão em posição futura;

A combinação desses 3 itens interfere no movimento.

Na minha assinatura tem link pra tutoriais de movimentação e colisão (Em texto).

Abra o spoiler abaixo e veja um exemplo de código de plataforma básico.

Abraços
SPOILER: Clique para ver o conteúdo

Re: Personagem fica preso na parede  Tópico resolvido

Enviado: Qua Nov 28, 2018 2:38 pm
por 186557
muito obrigado! me ajudou muito, pretendo aprender muito mais coisa futuramente.

Re: Personagem fica preso na parede

Enviado: Qua Nov 28, 2018 3:30 pm
por None
Vejo que o Alex já respondeu.
Eu fiz uma playlist para ensinar como criar um jogo de plataforma.

Segue o link se você tiver interesse

https://youtu.be/nbQluMuJEsI