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Diferença de fonte (Photoshop / Game Maker)
Enviado: Seg Nov 12, 2018 2:24 pm
por LLGD
Olá, estou criando um jogo com uma tela bem pequena: 180x320, mas estou encontrando dificuldades para desenhar a fonte corretamente na tela.
O AA da fonte já está desligado, a opção Texture Interpolation já está desligada, está tudo certo, mas há uma diferença entre 9pt do Photoshop com 9pt do Game Maker, a fonte no GM fica um pouco maior que a do Photoshop.
Se eu usar uma fonte menor no GM, ela não fica desenhada corretamente e acaba distorcida. O problema é que 9pt é perfeito, as fontes ficam bem desenhadas e como é um jogo pixelado, então deve ser assim.
Alguém sabe o porquê dessa diferença de fonte?
Obrigado.
Re: Diferença de fonte (Photoshop / Game Maker)
Enviado: Seg Nov 12, 2018 3:41 pm
por All-x
1 Point geralmente é 25% maior que
1 Pixel (
Conforme essa tabela).
Não tenho Photoshop aqui para testar, mas se tu puder postar imagens, mostrar a fonte e falar qual versão do Game Maker está utilizando, ajudaria a reproduzir aqui.
Sabendo só do que me passou só posso te dar duas soluções:
- Use um fonte com tamanho grande (32, por exemplo) e diminua ela na hora de desenhar (Já que o
Texture Interpolation está desligado, não deve perder tanta qualidade).
- Transforme em uma sprite e use através da função
font_add_sprite.
Há outros pontos a considerar como
DPI e
GUI, mas não creio que seja o caso.
Abraços
Re: Diferença de fonte (Photoshop / Game Maker)
Enviado: Seg Nov 12, 2018 3:45 pm
por LLGD
Obrigado pela resposta, vou fazer as imagens em casa, prefere que eu coloque aqui nessa nova mensagem ou edite a postagem atual?
Re: Diferença de fonte (Photoshop / Game Maker)
Enviado: Seg Nov 12, 2018 3:46 pm
por All-x
Faça um novo post, assim recebo a notificação no e-mail.
Re: Diferença de fonte (Photoshop / Game Maker)
Enviado: Seg Nov 12, 2018 7:03 pm
por LLGD
Então está assim
Essa é a fonte:
Essa é a comparação entre uma imagem de background feita no photoshop com o mesmo tamanho em pt (Fonte branca) e a fonte sendo desenhada pelo GM2 com a fonte adicionada como acima(Fonte vermelha):
Re: Diferença de fonte (Photoshop / Game Maker) Tópico resolvido
Enviado: Qua Nov 14, 2018 1:36 pm
por All-x
Não sou um expert em fontes, mas parece que o GMS importa as fonts de forma diferente dos demais programas. Ou acontece exporadicamente com fontes minimalistas.
Fiz testes aqui com o GMS 1.4 e GMS 2. Até entre eles há diferença na importação.
No GMS 1.4 resolvi o problema mudando o tamanho para 7. Simples.
No GMS 2 tentei utilizar a mesma tática, porém a fonte fica com 1 pixel cortado na parte superior.
Pra resolver fiz como mencionei no post anterior. Aumentei o tamanho para 48. E na hora de desenhar fiz um down-scale para 1/7 (Que seria o mesmo tamanho se tivesse 7pt).
Código de teste:
Código: Selecionar todos
draw_set_font(topaz);
draw_text_transformed_color(20, 20, "Topaz-8: 12345", 1/7, 1/7, 0, c_white, c_white, c_white, c_white, 1);
Não sei se é solução ideal, mas foi a mais próxima que encontrei.
Abraços
Re: Diferença de fonte (Photoshop / Game Maker)
Enviado: Qua Nov 14, 2018 1:51 pm
por LLGD
Blza, em casa eu vejo pq aqui eu não tenho acesso a esse servidor de imagens que mandou. Não consigo ver as imagens pq é bloqueado.
Mas em todo caso eu fiz um design maior tbm, de 360x640. Se essa sua ideia der certo, eu vou continuar no 180x320. Obrigado. Depois eu edito.
--EDIT--
Realmente essa forma deu certo, mas acredito que para evitar maiores problemas vou fazer na resolução de 360x640. Obrigado.