Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

[GRAF] Barra de vida na vertical

Tutoriais, videoaulas, guias e downloads para te ajudar nos estudos.
Avatar do usuário
Tutoriais & Aulas
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 110

[GRAF] Barra de vida na vertical

Mensagem por Tutoriais & Aulas » Qui Abr 28, 2016 7:08 pm

Autor original: Denis Lemos
Eu estava fuçando pelos tópicos antigos e até nos mais recentes, e notei que em diverssas ocasiões, muitos só sabiam fazer uma barra de vida normal, ou seja aquela na horizontal, e o que é mais engraçado é que na vertical eles tem dúvidas e não sabem como que faz !

Então, eu criei esse mini-tuto para os ensinar também à fazer uma barra de vida na vertical !

Primeiramente, se você não sabe criar uma barra de vida na horizontal, não se preocupe, pois o processo é o mesmo para criar uma barra na vertical. Então você aprenderá os dois modos de uma só vez !

Primeiro passo => Abra um novo projeto e crie um objeto(apertando na bolinha azul, no cabeçário do GM), não será necessário sprite !

Segundo passo =>Adicione um "Evento Create" ao objeto, vá na aba "control" arraste a folinha de papel "(Execute Code)" e escreva este código lá :

Código: Selecionar todos

energia=50
Terceiro passo => Adicione um "Evento Keyboard Left", arraste novamente a folinha de papel "(execute code)" e escreva este código lá :

Código: Selecionar todos

energia-=3
if energia <=0 { energia=0 }
Quarto passo => Adicione um "Evento Keyboard Right" arraste a folinha de código e escreva :

Código: Selecionar todos

energia+=3
if energia>=100 { energia=100 }
Agora é que vem a parte chave do esquema... Só o que vai diferenciar uma barra de vida "horizontal" de uma "vertical", é somente as coordenadas X e Y que você às empregará, e a direção também escolhida por você !
Então vamos lá :

Quinto e último passo => Adicione um "Evento Draw" arraste a folhinha de códigos e escreva:

Código: Selecionar todos

draw_healthbar(view_xview[0]+20,view_yview[0]+10,view_xview[0]+25,view_yview[0]+110,energia,c_red,c_black,c_green,3,true,true)
Então o que foi feito ?
Primeiramente foi usada a função draw_healthbar(x1,y1,x2,y2,amount,backcol,mincol,maxcol,direction,showback,showborder)

Em x1=> Foi colocada a posição X de onde começa a barra na horizontal !
Em y1=> Foi colocada a posição Y de onde começa a barra na vertical !
Em x2=> Foi colocada a posição X de onde termina a barra na horizontal !
Em y2=> Foi colocada a posição Y de onde termina a barra na vertical !
Em amount=> Vai o nome da variável que conta a vida ou energia do objeto !
Em backcol=> Vai a cor do fundo da barra "( a parte vazia sem energia ) !
Em mincol=> Vai a cor que ficará a barra quando estiver com pouca energia !
Em maxcol=> Vai a cor da baara quando estivar com bastate energia !
Em direction=> Vai o numero da direção em que aumentará a energia !
0= Aumenta da esquerda para a direita !
1= Aumenta da direita para a esquerda !
2= Aumenta de cima para baixo !
3=Aumenta de biaxo para cima !
Em showback=> True para mostrar a cor de fundo e False para não mostrar !
Em showborder=> True para mostrar as bordas da barra e false não mostrar !

Agora é só criar uma room, adicionar lá o objeto e testar !

Então resumindo... Para criar uma barra na vertical é só deixar o tamanho largo na vertical e estreito na horizontal e ajustar a direção, a para criar uma barra na horizontal, é só deixar largo na horizontal e estreito na vertical e ajustar a direção !

Espero que tenham gostado e entendido, se tiver algum erro ou dúvida, me reportem, pois eu fiz meio de cabeça, mas acho que está tudo certo !

Tchau !!! :santa:

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes