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Animação reversa do sprite
Enviado: Qua Out 31, 2018 10:37 pm
por DarlesLSF
Boa noite, eu fiz uma animação quando eu clico na parte das "magias" do meu menu na batalha:
Feito isso, eu criei a opção de voltar ao menu inicial, caso o jogador não queira utilizar nenhuma magia. E é nessa parte que eu quero fazer a animação reversa do gif acima. Tentei usar esse código:
Código: Selecionar todos
with (obj_menumagias)
{
var i;
for (i = 13;i > 0;i -= 1) // o sprite do objeto possui 14 imagens (0-13)
{
image_index = i;
}
if (i <= 0)
{
instance_destroy();
}
}
Porém o objeto é simplesmente destruído. Não sei se o código é executado muito rápido a ponto de nem conseguir ver a animação ou se eu fiz algo errado (provavelmente).
Se alguém puder me ajudar ou tiver alguma outra ideia de como fazer isso, agradeço desde já.
Re: Animação reversa do sprite
Enviado: Qui Nov 01, 2018 12:56 am
por None
A sua ideia não é ruim (use o imagem number ao invés de usar o número 13), o único problema nela é que você usou um laço de repetição, e ele roda tudo dentro de apenas 1 step.
Eu poderia mostrar como programar isso, mas creio ser mais fruitivo se você tentar fazer sozinho.
Sua lógica não está ruim, só tente fazê-la sem usar o laço de repetição.
Se você já está de saco cheio de tentar é só falar que eu mostro como fazer

'
Re: Animação reversa do sprite Tópico resolvido
Enviado: Qui Nov 01, 2018 7:08 am
por DarlesLSF
Bem, eu fiz isso e deu certo:
Código: Selecionar todos
with (obj_menumagias)
{
if (image_index > 0)
{
image_speed = -1;
alarm[1] = .22 * room_speed;
}
}
Dentro do alarm coloquei pro objeto se destruir.
Se tu tiver uma maneira mais fácil, por favor me diga kkk
Re: Animação reversa do sprite
Enviado: Qui Nov 01, 2018 7:18 am
por DarlesLSF
E já aproveitando o tópico (pra não ter que criar outro): agora tô na parte de fazer as animações das magias e tô pensando em fazer paths pra isso. Tem alguma maneira de eu controlar a velocidade do path? Ex.: no começo do path ir rápido, mas da metade dele em diante eu quero que vá mais devagar.
Eu vi algo sobre o path_speed, mas esse comando não altera toda a velocidade do path?
Edição: consegui.
Re: Animação reversa do sprite
Enviado: Qui Nov 01, 2018 9:54 am
por Foxy Of Jungle
DarlesSF, como você grava o jogo e transforma em gif? qual programa você usa? eu sei que não tem nada a ver com seu post mas eu vi isso e gostaria de saber, obrigado :)
Re: Animação reversa do sprite
Enviado: Qui Nov 01, 2018 12:05 pm
por DarlesLSF
Foxy Of Jungle escreveu:DarlesSF, como você grava o jogo e transforma em gif? qual programa você usa? eu sei que não tem nada a ver com seu post mas eu vi isso e gostaria de saber, obrigado :)
Pra gravar, eu uso o OBS. Pra fazer gif, eu uso esse site:
https://giphy.com/, no canto superior direito tem a opção "Create", dai ali eu escolho o video que eu gravei e faço o gif. Depois é só seguir os passos do site e tá pronto :D
Re: Animação reversa do sprite
Enviado: Qui Nov 01, 2018 9:09 pm
por Foxy Of Jungle
DarlesLSF escreveu:Foxy Of Jungle escreveu:DarlesSF, como você grava o jogo e transforma em gif? qual programa você usa? eu sei que não tem nada a ver com seu post mas eu vi isso e gostaria de saber, obrigado :)
Pra gravar, eu uso o OBS. Pra fazer gif, eu uso esse site:
https://giphy.com/, no canto superior direito tem a opção "Create", dai ali eu escolho o video que eu gravei e faço o gif. Depois é só seguir os passos do site e tá pronto :D
Muito obrigado! :D
Re: Animação reversa do sprite
Enviado: Sáb Nov 03, 2018 12:41 pm
por Cheguevara
Fugindo um pouco do seu tópico, por quê não usar a engines RPG MAKER VX/ACE/MV que já contêm todos esses sistemas e é moldado para esse estilo que vc esta criando