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Ajuda com seleção de inimigo

Enviado: Ter Set 18, 2018 5:47 am
por DarlesLSF
Então, eu tô desenvolvendo um sistema de batalha e cheguei na parte em que eu escolho qual inimigo atacar. Eu mexia no rpg maker antes de começar a aprender a mexer no GM, e lá eu tinha que verificar se tal monstro estava vivo e dai fazer uma ação para mover a seta de escolha. Só que eu andei vendo uns videos no youtube, em inglês, e vi que uns caras utilizavam arrays ou ds_lists pra fazer essa movimentação. Alguém poderia me explica como funciona isso? Mesmo utilizando legendas, ficava dificil entender o funcionamento, ainda mais pra mim que tô iniciando no GM. Abaixo segue uma imagem de exemplo:

Imagem

Eu sei que posso fazer como disse que eu fiz no rpg maker, mas vendo o pessoal fazendo o mesmo sistema, só que utilizando muito menos códigos, me parece menos trabalhoso haha

Re: Ajuda com seleção de inimigo

Enviado: Ter Set 18, 2018 12:55 pm
por Zalliant
Olá,
Caro DarlesLSF, eu tentei compreender o que quis dizer, mas não consegui...
Você quer um sistema o qual possa atacar o inimigo?
Existem meios para fazer isso de maneira simples, se puder se expressar melhor eu lhe ajudarei.

Re: Ajuda com seleção de inimigo

Enviado: Ter Set 18, 2018 5:00 pm
por DarlesLSF
Zalliant escreveu:Olá,
Caro DarlesLSF, eu tentei compreender o que quis dizer, mas não consegui...
Você quer um sistema o qual possa atacar o inimigo?
Existem meios para fazer isso de maneira simples, se puder se expressar melhor eu lhe ajudarei.
Atacar não, apenas a movimentação do cursor entre os inimigos, deste jeito (eu fiz no rpg maker):
Imagem

Um pessoal no fórum gringo, me passou um código para fazer isso, mas como sou novato, tá dificil entender como ele funciona e o que devo mudar nele pra adaptar ao meu jogo:
isso iria no objeto que cria meus inimigos:

Código: Selecionar todos

enemys = [];
enemy_length = 0;
with(obj_enemy) {
    other.enemys[enemy_length++] = id;
}
cursor = 0;
e aqui seria a movimentação:

Código: Selecionar todos

/// move up
var found = false;
while(!found) {
    cursor--;
    if(cursor < 0) cursor = enemy_length-1;
    if(enemys[cursor].hp > 0) found = true;
}

// down
var found = false;
while(!found) {
    cursor++;
    if(cursor >= enemy_length) cursor = 0;
    if(enemys[cursor].hp > 0) found = true;
}

Re: Ajuda com seleção de inimigo

Enviado: Qua Set 19, 2018 12:30 am
por None
Parte 19 e 20 tratam disso (com ds list).

https://youtu.be/8s4Ymnxllus