Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

[Jam 5] Rinascita

Jogos, Projetos e Formação de Equipes
Avatar do usuário
None
Colaborador
Colaborador
Reações: 2
Mensagens: 286

[Jam 5] Rinascita

Mensagem por None » Seg Jul 02, 2018 10:41 pm

Levei um tempo para pensar em algum tema, eventualmente eu decidi fazer um jogo que cobre a parte da guerra que a gente não vê nos jogos.

Neste jogo você é alguém que esta tentando fugir da guerra, você esta em um campo desolado por onde houve uma batalha e você precisa achar um ponto de escape antes de ser encontrado pelos soldados, há soldados e drones pelo campo.

O jogo não foca na ação, ele foca mais em elementos psicologicos, o objetivo é evitar ser percebido e fugir antes de morrer de fome.

Não vou postar qualquer imagem ou gif, porque não fiz nada em relação à arte do jogo.
Estou desenvolvendo os algoritmos para a geração aleatória do mapa, o AI dos inimigos o posicionamento dos mesmos, penso em fazer o jogo baseando na quantidade de barulho que você faz, quanto mais silêncioso menor a chance de ser descoberto, se você for descoberto não há game over instantaneamente, e sim uma barra de tenção começa a subir, se a barra chegar ao limite você perde, conforme ela sobe você vai começar a ver coisas e a tela vai responder (penso em criar outros elementos similares).

Estou usando o Game Maker mesmo.
Não faço ideia de como vou fazer em relação à arte ainda e nem em relação aos sons, mas devo achar algo em algum lugar ^^'

Espero que o gameplay não fique muito monotono.
Tutorial de jogo de plataforma completo: https://youtu.be/MMUy_bMKqPk
Como criar um jogo de RPG Japonês no estilo Final Fantasy https://goo.gl/efr6fx

Avatar do usuário
None
Colaborador
Colaborador
Reações: 2
Mensagens: 286

Re: [Jam 5] "Guerra alguma coisa"

Mensagem por None » Sáb Jul 07, 2018 9:36 pm

Devlog 1

Depois de ter escolhido o conceito eu iniciei o trabalho em si.
Fiz o algoritmo para geração procedural do mapa e do tileset, mais precisamente uma versão modificada minha do drunkwalk para o maze e um modelo bitwise para o tileset

Imagem

Criei o primeiro inimigo, e nele eu fiz um mp_grid e path, assim ele pode ir para onde quiser pelo mapa sem muitos bugs (ainda há alguns bugs).
Da para ver pela imagem o caminho deles sendo desenhado e minha tentativa de fazer algo similar a uma "sirene"?

Criei dois mecanismos para perde o jogo, a barra de energia (à direita) e uma de estresse (oculta à esquerda), uma não pode subir e a outra não pode cair.

O saída do mapa neste momento ainda estava sendo criado em um local bugado (tive que alterar muitas vezes o tamanho base do meu mapa e acabei sofrendo um pouco na hora de ajustar tudo).
Tutorial de jogo de plataforma completo: https://youtu.be/MMUy_bMKqPk
Como criar um jogo de RPG Japonês no estilo Final Fantasy https://goo.gl/efr6fx

Avatar do usuário
None
Colaborador
Colaborador
Reações: 2
Mensagens: 286

Re: [Jam 5] "Guerra alguma coisa"

Mensagem por None » Sáb Jul 07, 2018 9:39 pm

Devlog2

Criei a view do jogo e um meio de fechar a visão do player.
Se o player chegar muito perto de um inimigo este entra em estado de caça e vai atrás do player, quanto mais perto ele esta mais rapidamente enche a barra de stress do jogador.
Ajustei o movimento da camera do jogo para ficar mais leve e fluido
e criei alguns efeitos bem toscos para quando o inimigo esta caçando o player

Imagem

Acho que na imagem da para ver que a room inteira reage ao nível de estresse do jogador, assim fica mais difícil para o jogador escapar quando o estresse esta maior.
Tutorial de jogo de plataforma completo: https://youtu.be/MMUy_bMKqPk
Como criar um jogo de RPG Japonês no estilo Final Fantasy https://goo.gl/efr6fx

Avatar do usuário
None
Colaborador
Colaborador
Reações: 2
Mensagens: 286

Re: [Jam 5] "Guerra alguma coisa"

Mensagem por None » Sáb Jul 07, 2018 9:46 pm

Devlog 3

Aqui é a versão "final" do jogo.
Criei um sistema de particulas para o player, assim quando ele corre ele aumenta a quantidade de energia sendo liberada (e facilita aos inimigos para o encontrar).
Criei sombras para as paredes, e deixei tudo (quase) em tons de cinza.
Fiz uma surface para bloquear a visão do player e dar uma certa cor à visão do jogador.

Imagem

Criei um sistema de texto, tela inicial e final, optei por usar um tema escuro mesmo em razão do estilo do jogo, não sei se fiz uma boa escolha já que há muita repetição do mesmo tipo de room.

Criei outros dois jogadores possiveis com habilidades e caracteristicas distintas.

Acabei criando rooms muito grandes com muitas coisas, então acho que alguns computadores menos potentes possam ter certa lentidão (até pode não otimizei muito o código D:).
Tutorial de jogo de plataforma completo: https://youtu.be/MMUy_bMKqPk
Como criar um jogo de RPG Japonês no estilo Final Fantasy https://goo.gl/efr6fx

Avatar do usuário
All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8
Mensagens: 621
Localização: Dourados-MS

Contato:

Re: [Jam 5] "Guerra alguma coisa"

Mensagem por All-x » Dom Jul 08, 2018 8:21 pm

Imagem

Terminei o jogo em 15 minutos. Acho que terminei, pois não fica muito claro. Enfim, o cenário do jogo parece nunca ser o mesmo, então posso assumir que é gerado aleatoriamente. Isso é muito legal, porém em duas oportunidades o personagem 'nasceu' já na posição de um inimigo rasteiro.

A movimentação poderia ser 'encaixada' em grade assim como no Bomberman ou Sokoban, ficaria mais fluído. Gostei da sensação de ter que vasculhar o ambiente evitando os inimigos, com o tempo devido isso pode ser bastante aprimorado já que é o ponto alto do jogo. Os rasteiros são praticamente invencíveis, ao contrário dos drones que são bem fáceis de evitar.

Gostei do estilo visual e da construção do cenário, poderia variar após encontrar uma alma, mas não chega a incomodar. O ponto negativo fica pela HUD e pelas instruções. As barras de energia e estresse ficando cada uma em uma extremidade diferente não ficou legal, deixo a sugestão de colocá-las logo acima do personagem, pois temos que controlar os níveis o tempo todo. Já as instruções poderiam ser mais claras (visualmente), mal da pra enxergar as letras e quando fala sobre os alimentos raramente da pra prestar atenção, pois não há pausa.

Sobre o áudio não há muito o que falar, está muito bom, tanto efeitos como músicas, mas parece que o som 3D está invertido (Direita - Esquerda).

O enredo perde um pouco o charme pelos vários erros de português, mas gostei da ideia que foi apresentada. Tente separar o enredo das instruções de como se joga, fica confuso entender na primeira vez que se joga.

Ótimo trabalho! Parabéns!
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Avatar do usuário
Dotted Chaos
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 27

Re: [Jam 5] "Guerra alguma coisa"

Mensagem por Dotted Chaos » Dom Jul 08, 2018 10:17 pm

​Lembro de ter visto o devlog mostrando a mecânica de construção do cenário em tempo de execução, algo até ambicioso pro porte do jogo/prazo do evento.

A experiência é positiva, mas senti que o contexto ficou um pouco forçado dentro do tema. OK, é uma abordagem do ponto de vista daqueles que estão fugindo do conflito, mas fico algo bem subjetivo.

Avatar do usuário
None
Colaborador
Colaborador
Reações: 2
Mensagens: 286

Re: [Jam 5] "Guerra alguma coisa"

Mensagem por None » Seg Jul 09, 2018 7:41 am

Eu suspeitei que tinha chance do meu jogo acabar sendo desqualificado por não estar dentro do tema kkkk
Mas quando eu leio ou vejo alguma notícia sobre refugiados eu não consigo desvencilhar a condição deles da guerra em si, mas como tu disse, é algo subjetivo.
Minha intenção era fazer algo fora da minha zona de conforto e só por isso eu já fico contente.
Tutorial de jogo de plataforma completo: https://youtu.be/MMUy_bMKqPk
Como criar um jogo de RPG Japonês no estilo Final Fantasy https://goo.gl/efr6fx

Avatar do usuário
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 456
Localização: Contagem-MG

Contato:

Re: [Jam 5] "Guerra alguma coisa"

Mensagem por guimaraf » Seg Jul 09, 2018 10:01 am

Na primeira vez que joguei fiquei praticamente andando em linha reta até a extremidade oposta, dificilmente algum inimigo me encontrava, quando acontecia, facilmente eu conseguia desviar ou fazer ele parar de me seguir.

Sobre a jogabilidade
Como o cenário é todo construível por blocos, uma movimentação em grid seria mais adequada.

O problema da geração procedural, é que você não consegue controlar exatamente como será a dificuldade do jogo, o que precisa de muito tempo para testes e depois assistir as pessoas jogando para analisar o que precisa mudar.
Em uma determinada jogatina, eu simplesmente subi e já achei o warp, não gastei 30 segundos no level.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes