Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

Movimento Circular

Perguntas? A comunidade te ajuda a resolver.
Yakooda
Novato
Novato
Reações: 0

Movimento Circular

Mensagem por Yakooda » Seg Set 11, 2017 12:46 pm

Olá, estou criando inimigos variados pra um jogo de plataforma 2d, e ate agora só consegui fazer movimentos na horizontal, na vertical, e se moverem na direçao de pontos especificos.
Por fim, gostaria de saber se alguem sabe um meio de fazer objetos se moverem em movimento circular somente com uso de GML
detalhe: sem o uso de paths!!!
Obrigado!

SirPug
Novato
Novato

Re: Movimento Circular

Mensagem por SirPug » Sáb Fev 10, 2018 10:44 pm

Dá pra fazer usando um contador dentro do objeto que vai alterando um valor dentro de uma formula que vai calculando qual o próximo ponto para se mover, por exemplo uma formula de elipse.

Espero ter ajudado, abraço!
Linguagens que já programei / programo:
C#, HTML, PHP, MySQL, Python e C.

Minhas paixões:
Programação, Pixel Art, Música, Design em geral.

SnowPi
Novato
Novato

Re: Movimento Circular

Mensagem por SnowPi » Dom Fev 11, 2018 5:27 am

Lembra das aulas de física/matemática do segundo ano do EM?
Circunferências, seno, cosseno e tangente, força centrípeta(aceleração centrípeta nesse caso), aceleração tangencial etc...

Com o uso do que você aprendeu lá você pode fazer os cálculos pra chegar à atualização de posição que você precisa pra simular um movimento circular.
Porém, como eu sei que você não veio aqui pedir ajuda pra receber um "vá estudar", vou deixar aqui um exemplo pra você ;)

Imagem
Link pra baixar

Fiz questão de comentar linha por linha o que é cada coisa e aonde eu faço o que, mas caso ainda fique dúvidas pode perguntar aqui.
Deixei também alguns botões pra você testar logo o que cada variável faz, só usar as setas pra cima ou pra baixo ou W e S pra mudar o raio e a velocidade, respectivamente.

See ya o/

Responder