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troca de posição aleatória de objetos

Enviado: Ter Ago 01, 2017 7:40 pm
por xgiovannisx
Gostaria de criar quatro botões que irão trocar de posição a cada vez que o jogo é iniciado. Eles serão a resposta para uma pergunta, então cada um deve tomar uma das quatro posições definidas, porém a ordem deles deve ser escolhida automaticamente ao iniciar o jogo.

Re: troca de posição aleatória de objetos

Enviado: Seg Ago 21, 2017 7:08 pm
por IceMakerZero
Você pode usar 3 Listas para guardar os valores de dar um "Sort". Com ds_list
para deixar a ordem aleatória.

1 lista guarda as posições X
1 lista guarda as posições y
que têm valores fixos.

1 lista guarda os Objetos Botões.

Nessa lista dos Objetos Botões você sorteia a ordem deles usando o Sort do ds_list.

Então na hora de por os botões na tela vc instancia um objeto de cada um da lista.
Mais ou menos assim:

instance_create( listaX(indice0), listaY(indice0), listaBotoes(indice0)  );

Isso pra cada um dos 4 botões.
Posso mostrar com código depois de preferir.