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Dúvida no sistema de background

Enviado: Dom Mai 07, 2017 11:17 pm
por katisuke
Na aba para colocar os backgrounds na room, existe a opção "foreground" que traz a imagem para frente das outras. 
Eu utilize ela como efeito de vegetação, porem, na parte de cima onde fica a interface do jogo, no caso, a vida do player ela 
fica por traz da vegetação, no que impossibilita algumas vezes do jogador ver a situação da sua barra de vida por exemplo.

Eu não queria tirar o background por que eu criei um parallax entre os outros que gera um efeito visual muito bom para o jogo.

Como resolvo isso?

Re: Dúvida no sistema de background

Enviado: Seg Mai 08, 2017 10:01 am
por J_Marlon
O foreground traz a imagem para frente da tela.

Você pode resolver isso usando o draw_backgroud() em um objeto e ajustando o depth para colocar imagem no local esperado.

Re: Dúvida no sistema de background

Enviado: Ter Mai 09, 2017 4:31 pm
por chicoweb
J_Marlon escreveu:O foreground traz a imagem para frente da tela.

Você pode resolver isso usando o draw_backgroud() em um objeto e ajustando o depth para colocar imagem no local esperado.
Sim é muito melhor usar os backgrounds que serão controlados dentro de um objeto.
Supondo que tenhamos um objneve que seria o foreground, objplayer e objvida, vai aqui um pedaço de código não testei mas o principio é esse:

objbackneve: Draw

Código: Selecionar todos

// Poe a neve atrás da barra de vida
depth = obj_vida.depth + 1

// Poe o player atrás da neve
if obj_player.depth == depth {
    obj_player.depth += 1
}

// Desenha o back
draw_background_tiled(backneve,x,y)

// Volta o depth do player para não bugar outras partes do game
obj_player.depth -= 1
Sem contar que também podemos controlar o movimento da back pelo proprio obj pela variavel hspeed e outras coisas mais...

Re: Dúvida no sistema de background

Enviado: Qua Mai 17, 2017 10:22 pm
por Midgard
Além das opções já citadas trabalhando com background, você pode simplesmente "desenhar"(draw)  a barra de life, utilizando o evento "draw GUI", ao invés de "draw".