[ Crítica ] [ JAMs ] Desclassificação injusta
Enviado: Qui Abr 20, 2017 8:28 pm
Conforme estabelecido no seguinte tópico - JAM #4 - Votação dos Jogos - estou criando este para debater a forma injusta como foi desclassificado o projeto Cristalomelância!, do usuário Rodrigo Santiago.
Primeiramente, vejamos o regulamento que foi anunciado para a participação no evento (no que se refere ao projeto em si):
Mais do que isto, ao ser questionado sobre determinado ponto do regulamento, é ressaltado que a avaliação e/ou ponderação sobre perda de pontos/etc. caberá aos votantes (lembrando que trata-se de uma votação aberta):
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OK, dito isto, vamos analisar a motivação que levou o organizador a desclassificar o referido jogo (bem como outros, mas que não são o foco desta crítica):
Questionei o organizador sobre este detalhe, naquele mesmo tópico, porém, como é já de conhecimento de muitos aqui, o colega Administrador não se sente na responsabilidade de dar alguma satisfação aos usuários. Se limitou a divulgar o seguinte:
Como podem conferir neste vídeo (de autoria do próprio desenvolvedor), nada mais é que uma implementação de ambiente 3D. Não existe qualquer objetivo, desafio, recompensa, etc, etc.
Creio que alguns de vocês estavam presentes na ocasião quando o colega manifestou seu descontentamento por ficar em 2° lugar neste concurso, perdendo para um jogo chamado Harvest Nectar before Winter Arrives (infelizmente o conteúdo original está inacessível na plataforma da Forumeiros).
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Conclusão
Acho realmente irônico que o projeto do Rodrigo tenha sido removido tão injustamente, visto que o próprio organizador participou de um concurso com um trabalho que somente apresentava um ambiente 3D para o jogador ficar caminhando (e ainda reclamou de ficar na 2° colocação).
Não creio que o argumento utilizado tenha qualquer base. Classificar o que é e o que não é "jogo" é um assunto que há tempos vem sendo discutido entre desenvolvedores e o público, sem que exista uma linha determinante muito clara.
Existem muitos nuances envolvidos no gamedev, não pode-se simplesmente taxar como algo preto no branco, sobretudo por motivos tão banais!
Agradeço pela atenção e peço desculpas pelo texto extenso.
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OBS. Havia uma segunda questão referente ao número mínimo de participantes para distribuição dos prêmios, mas isto NÃO foi abordado nesta crítica.
Primeiramente, vejamos o regulamento que foi anunciado para a participação no evento (no que se refere ao projeto em si):
Reparem que em momento algum o organizador cita que não será permitido participar com um projeto inacabado ou mesmo que é obrigatório conter certa quantidade de "fases" ou tempo mínimo de gameplay!gabrielsch escreveu:Regras de Participação
- Todas as regras do fórum se aplicam neste evento.
- Você pode participar com apenas um jogo.
- Equipes são permitidas, porém, essas serão contadas como um participante único.
- Equipes podem ter no máximo 4 membros.
- Jogos devem dar o devido crédito ao conteúdo de terceiros conforme a licença de cada material utilizado.
- O jogo participante deve ser feito do zero.
- Jogos devem ser postados na área de entregas dos concursos entre o inicio e término da etapa de desenvolvimento.
Mais do que isto, ao ser questionado sobre determinado ponto do regulamento, é ressaltado que a avaliação e/ou ponderação sobre perda de pontos/etc. caberá aos votantes (lembrando que trata-se de uma votação aberta):
No que se refere a votação, foi estipulado o seguinte:chicoweb escreveu:Eu posso usar sprites minhas antigas?
Perderei pontos de avaliação com isso?gabrielsch escreveu:Sim você pode reutilizar material antigo, a avaliação é feita pelos jogadores na votação aberta.
Atentem para o fato que a única exigência é de que seja descrito o motivo da escolha (justificativa) mediante uma sentença de, no mínimo, 64 caracteres. Não há qualquer mecanismo que impeça o mau uso desse sistema, pelo contrário, é depositada uma significativa confiança na comunidade ao permitir que uma simples frase com metade da extensão de um tweet clássico sirva como justificativa para o voto!gabrielsch escreveu:Regras de Votação dos Jogos
- Cada votante deve votar nos três melhores jogos participantes, votos incompletos ou com jogos que não participam do evento serão descartados.
- Votantes que participaram com um jogo, em equipe ou individualmente, não podem votar em si mesmo, ou seja, no seu próprio jogo.
- Os jogos classificados pelos votantes ganham pontos na tabela geral de acordo com a colocação, são eles 15, 10 e 5 indo do primeiro até o último colocado.
- Cada jogo votado deve ter uma mensagem informando o motivo da escolha, essa deve ter no mínimo 64 caracteres.
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OK, dito isto, vamos analisar a motivação que levou o organizador a desclassificar o referido jogo (bem como outros, mas que não são o foco desta crítica):
Já que o jogo do Rodrigo está completo, dentro daquilo a que se propôs, resta o segundo argumento. Mas o que viria a ser não apresentarem uma dinâmica real de jogo???gabrielsch escreveu:Os seguintes jogos foram desclassificados por estarem inacabados e/ou não apresentarem uma dinâmica real de jogo: Bola de Cristal, Cristalomelancia, The Witches' Ball e Hugo Lucido.
Questionei o organizador sobre este detalhe, naquele mesmo tópico, porém, como é já de conhecimento de muitos aqui, o colega Administrador não se sente na responsabilidade de dar alguma satisfação aos usuários. Se limitou a divulgar o seguinte:
Vale lembrar, no entanto, que em Outubro de 2014 este mesmo colega participou do então CQ#21 - Especial de Primavera (ainda na antiga plataforma do Forumeiros) com o seguinte trabalho:gabrielsch escreveu:Antes de mais nada, peço que evitem começar uma discussão sobre as desclassificações e postem apenas os votos para não poluir o tópico, se realmente quererem continuar com os debates sobre os assuntos por favor, criem um tópico na área de Sugestões & Críticas. Vou considerar a partir de agora posts desse tipo nesse tópico como flood.
Como podem conferir neste vídeo (de autoria do próprio desenvolvedor), nada mais é que uma implementação de ambiente 3D. Não existe qualquer objetivo, desafio, recompensa, etc, etc.
Creio que alguns de vocês estavam presentes na ocasião quando o colega manifestou seu descontentamento por ficar em 2° lugar neste concurso, perdendo para um jogo chamado Harvest Nectar before Winter Arrives (infelizmente o conteúdo original está inacessível na plataforma da Forumeiros).
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Conclusão
Acho realmente irônico que o projeto do Rodrigo tenha sido removido tão injustamente, visto que o próprio organizador participou de um concurso com um trabalho que somente apresentava um ambiente 3D para o jogador ficar caminhando (e ainda reclamou de ficar na 2° colocação).
Não creio que o argumento utilizado tenha qualquer base. Classificar o que é e o que não é "jogo" é um assunto que há tempos vem sendo discutido entre desenvolvedores e o público, sem que exista uma linha determinante muito clara.
Existem muitos nuances envolvidos no gamedev, não pode-se simplesmente taxar como algo preto no branco, sobretudo por motivos tão banais!
Agradeço pela atenção e peço desculpas pelo texto extenso.
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OBS. Havia uma segunda questão referente ao número mínimo de participantes para distribuição dos prêmios, mas isto NÃO foi abordado nesta crítica.