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Sistema de luzes e sombras

Enviado: Ter Abr 04, 2017 2:35 pm
por Adilson
Em meu projeto estou tentando colocar um sistema de luzes com sombras dos objetos.
A ideia minha é que a luz não atravesse a parede nem as arvores.
Consegui fazer esse sistema, porem ele esta deixando o jogo lento por ser muito complexo...

O método que eu uso é dividir a tela em quadrados de 16 pixels e verificar se em cada quadrado a luz consegue chegar sem atravessar a parede.
Mas esse método é muito pesado, pois a tela é 400x300 e 400/16 é 25 e 300/16 é em torno de 19, ou seja ele tera de verificar 25x19 (475) vezes a luz, além de terque repetir isso para cada fonte de luz diferente.
Com cinco luzes na room , já causa uma queda considerável.

Preciso de algum sistema mais otimizado...

Re: Sistema de luzes e sombras

Enviado: Ter Abr 04, 2017 3:53 pm
por gabrielsch
Recomendo que utilize métodos envolvendo shaders e surfaces, existem vários na Marketplace, alguns pagos outros gratuitos:

Re: Sistema de luzes e sombras

Enviado: Ter Abr 04, 2017 3:59 pm
por Denis Lemos
Você tem que usar shaders, mas isso é um processo muito complexo. Em shadertoy.com tem muitos exemplos de luzes e sombras 2D para estudo.

Aqui tem um bem simples!
https://www.shadertoy.com/view/XdjGDm

Aqui tem um mais complexo e realista!
https://www.shadertoy.com/view/4dfXDn

Re: Sistema de luzes e sombras

Enviado: Ter Abr 04, 2017 4:49 pm
por Adilson
Obrigado Gabriel e Denis, mas sera que não tem um método somente com surfaces ?

Re: Sistema de luzes e sombras  Tópico resolvido

Enviado: Ter Abr 04, 2017 6:00 pm
por gabrielsch
O segundo item da lista que postei utiliza apenas surfaces para chegar aos resultados.