[TUTORIAL] GameMaker - Criando um Menu de um Jogo sem Scripts
Enviado: Sex Mar 17, 2017 5:06 pm
GameMaker - Criando um Menu de um Jogo sem Scripts
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Olá pessoal!
Tudo bem com vocês?
Hoje trago mais um tutorial de GameMaker. Dessa vez, vamos aprender a criar um Menu de um Jogo com os botões Jogar, Opções e Sair configurados aos seus eventos e ações.
Os conceitos aprendidos nesse tutorial podem ser usados em qualquer jogo. Os comandos serão os mais básicos de um Menu, como clicar no botão jogar e ir para janela do Jogo, clicar no botão voltar para ir ao Menu, clicar no botão sair e finalizar o jogo, etc.
OBS.: Antes de mais nada, quero deixar claro que esse Tutorial é para aqueles que já possuem os conhecimentos básicos do GameMaker, como criar Sprites, Objects, Rooms, etc. Se você ainda não possui tais conhecimentos, recomendo assistir algumas aulas no Youtube: Aulas GameMaker ou ler algum post anterior.
Vamos começar?![^^](./images/smilies/nyu/745821.png)
Abra o GameMaker Studio e crie um novo Projeto. Em seguida, siga as etapas abaixo.
Confiram o Post anterior.
1. Clique com o Botão Direito em cima de Sprite e clique na opção Create Sprite:
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2. Na Janela de Propriedades da Sprite, clique em Edit Sprite:
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3. Depois clique no Menu File – New:
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4. Agora vamos definir a largura (Width) para 200 e a altura (Height) para 50. Depois clicar em Ok:
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5. Clique 2 vezes no Sprite criado:
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6. Selecione a Ferramenta Draw a rectangle e crie um Retângulo dentro da Sprite:
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7. Configure o tamanho do contorno e selecione as cores do Retângulo:
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8. Salve as edições do Sprite:
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9. Agora salve a imagem do Sprite criado:
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10. Renomeie a Sprite para botao e clique em Ok:
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OBS.: Não devemos utilizar acentos e ç nas sprites, objetos, rooms no GameMaker.
11. Clique com o Botão Direito em cima do Sprite e selecione Duplicate para duplicar:
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12. Duplique mais uma vez o Sprite. O resultado final ficará como a imagem abaixo:
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13. Clique no Sprite Botao e depois em Edit Sprite:
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14. Clique na Ferramenta Texto e em seguida na opção Fonte e faça as seguintes configurações:
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15. Clique na Sprite e digite JOGAR. Depois clique em Ok:
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16. Posicione o texto dentro do Retângulo. O resultado final ficará como na figura abaixo. Depois clique no visto para salvar as alterações:
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17. Renomeie o nome da Sprite para botao_jogar e clique em Ok:
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18. Repita o mesmo procedimento do passo 14 até o 17 para os botões opções e sair. O resultado final ficará assim:
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19. Clique com botão direito em Objects e selecione Create Object:
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20. Renomeie o objeto para obj_botao_jogar, selecione a sprite botao_jogar e clique em Ok:
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21. Repita o mesmo procedimento para o botao opções:
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22. E repita o mesmo procedimento para o botao sair:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi2.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F22-Repita-o-mesmo-procedimento-para-o-botao-sair.jpg%3Fresize%3D474%252C373&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
23. O resultado final de todos os objetos ficará como na figura abaixo:
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24. Agora vamos criar as janelas do Jogo. Clique com Botão Direito em Room e selecione Create Room:
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25. Aparecerá uma janela onde colocaremos os botões do Menu. Figura abaixo:
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26. Clique na Aba Objects, depois selecione o obj_botao_jogar e posicione dentro da Room. Para isso, mantenha a tecla ALT pressionada e clique com o botão esquerdo dentro da Room.
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27. Repita o mesmo procedimento para os botões opções e sair. Posicionem dentro da Room e depois clique no visto para salvar as alterações. Observe a figura abaixo:
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28. Agora clique com o botão direito na Room e selecione a opção Rename:
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29. Renomeie a Room para MENU e pressione Enter:
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30. Crie mais uma Room, e na aba backgrounds, selecione outra cor de fundo e clique em Ok. Depois salve as configurações:
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31. Renomeie as outras duas Rooms para OPCOES e FASE1. O resultado final com as 3 Rooms ficará como na figura abaixo:
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32. Clique 2 vezes no obj_botao_jogar. Na janela Events, clique em Add Event – Mouse – e selecione Left Button:
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OBS.: Este evento corresponde quando clicarmos com o Botão Esquerdo do Mouse no Botão Jogar do Jogo.
33. Agora vamos adicionar a ação para o Botão JOGAR. Clique na Aba Main1 e arraste opção Different Room para a janela de ações. Aparecerá uma janela de configurações. Selecione a Room FASE1 e clique em Ok. Observe com calma a figura abaixo:
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34. Verifique se o Evento e a ação estão corretas e clique em Ok:
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35. Repita o mesmo procedimento para o botão opções. Não esquecer de selecionar a Room OPCOES. Figura abaixo:
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36. E para o Botão Sair, adicione o Evento Mouse – Left Button. Depois clique na aba Main2 e arraste a opção End the Game para a janela de Ações. Depois clique em OK:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi2.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F36-E-para-o-Bot%25C3%25A3o-Sair-adicione-o-Evento-Mouse-Left-Button-e-clique-na-aba-Main2-e-arraste-a-op%25C3%25A7%25C3%25A3o-End-the-Game-para-a-janela-de-A%25C3%25A7%25C3%25B5es.jpg%3Fresize%3D474%252C207&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
OBS.: Este evento corresponde quando clicarmos com o Botão Esquerdo do Mouse no Botão SAIR, o jogo será finalizado.
37. Agora vamos criar outra sprite para o botão voltar. Depois clique em Edit Sprite. Em seguida, clique no Menu File – New e defina a largura (Width) para 32 e altura (Height) para 32. Depois clique em Ok. Figura abaixo:
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38. Com as ferramentas linha e Polígono desenhe a imagem do botão voltar:
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39. O resultado do botão voltar deverá ficar assim ou parecido. Depois clique no visto para salvar a imagem do Botão Salvar:
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40. Agora renomeie o Sprite para voltar e clique em Ok:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi1.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F40-Renomeie-o-Sprite-para-voltar-e-clique-em-Ok.jpg%3Fresize%3D474%252C268&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
41. Crie outro objeto e renomeie como obj_voltar, depois adicione o seguinte evento Left Button – Different Room. Selecione o Room Menu e clique em Ok. Observe com calma a figura abaixo:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi2.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F41-Crie-outro-objeto-e-renomeie-como-obj_voltar-depois-adicione-o-seguinte-evento-Left-Button-Different-Room-Selecione-o-Room-Menu-e-clique-em-Ok.jpg%3Fresize%3D474%252C267&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
42. Agora clique na Room OPCOES – Aba Objects – Selecione o Botão voltar. Depois posicione-o dentro da Room OPCOES. Depois salve:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi2.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F42-Agora-clique-na-Room-OPCOES-Aba-Objects-Selecione-o-Bot%25C3%25A3o-voltar-e-posicione-dentro-da-Room-OPCOES.-Despois-salve..jpg%3Fresize%3D474%252C241&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
43. Repita o mesmo procedimento para a Room FASE1 e salve as alterações:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi0.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F43-Repita-o-mesmo-procedimento-para-a-Room-FASE1-e-salve-as-altera%25C3%25A7%25C3%25B5es.jpg%3Fresize%3D474%252C246&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
44. Pressione F5 para executar o jogo. Agora clique no Botão Jogar, e depois no Botão Voltar para constatar que estão funcionando. Em seguida, clique no Botão Opções e clique novamente no Botão Voltar. Acompanhe as imagens abaixo:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi2.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F44-Pressione-F5-para-executar-o-jogo-e-clique-no-Bot%25C3%25A3o-Jogar-Op%25C3%25A7%25C3%25B5es-Voltar-e-Sair-para-constatar-que-est%25C3%25A3o-funcionando.jpg%3Fresize%3D474%252C279&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
Clique no Botão Voltar:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi1.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F44.2-Clique-no-Bot%25C3%25A3o-voltar.jpg%3Fresize%3D474%252C274&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
Clique no Botão Voltar:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi1.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F44.3-Clique-no-Bot%25C3%25A3o-voltar.jpg%3Fresize%3D474%252C286&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
45. E por fim, clique no Botão Sair para finalizar o Jogo:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi1.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F44.4-Clique-no-Bot%25C3%25A3o-Sair.jpg%3Fresize%3D474%252C289&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
Bons estudos e divirta-se!![^^](./images/smilies/nyu/745821.png)
Quem gostou desse tutorial e poder me ajudar e ao mesmo tempo aprender mais sobre o GameMaker, agradeço. Basta inscreve-se em meu canal no Youtube: Aulas GameMaker
E dar aquele Like =) Desde já agradeço pessoal!
Qualquer dúvida sobre o tutorial, só deixar um comentário abaixo.
Abraço e fiquem com Deus.
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi0.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F01.jpg%3Fresize%3D474%252C267&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
Olá pessoal!
Tudo bem com vocês?
Hoje trago mais um tutorial de GameMaker. Dessa vez, vamos aprender a criar um Menu de um Jogo com os botões Jogar, Opções e Sair configurados aos seus eventos e ações.
Os conceitos aprendidos nesse tutorial podem ser usados em qualquer jogo. Os comandos serão os mais básicos de um Menu, como clicar no botão jogar e ir para janela do Jogo, clicar no botão voltar para ir ao Menu, clicar no botão sair e finalizar o jogo, etc.
OBS.: Antes de mais nada, quero deixar claro que esse Tutorial é para aqueles que já possuem os conhecimentos básicos do GameMaker, como criar Sprites, Objects, Rooms, etc. Se você ainda não possui tais conhecimentos, recomendo assistir algumas aulas no Youtube: Aulas GameMaker ou ler algum post anterior.
Vamos começar?
![^^](./images/smilies/nyu/745821.png)
Abra o GameMaker Studio e crie um novo Projeto. Em seguida, siga as etapas abaixo.
Confiram o Post anterior.
1. Clique com o Botão Direito em cima de Sprite e clique na opção Create Sprite:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi2.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F1-Criando-Sprite.jpg%3Fresize%3D474%252C275&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
2. Na Janela de Propriedades da Sprite, clique em Edit Sprite:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi2.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F2-Clicar-em-Edit-Sprit.jpg%3Fresize%3D474%252C277&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
3. Depois clique no Menu File – New:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi0.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F3-Clicar-no-Menu-File-New.jpg%3Fresize%3D474%252C276&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
4. Agora vamos definir a largura (Width) para 200 e a altura (Height) para 50. Depois clicar em Ok:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi1.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F4-Definir-a-Largura-e-Altura-do-Sprite.jpg%3Fresize%3D474%252C296&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
5. Clique 2 vezes no Sprite criado:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi2.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F5-Clicar-2-vezes-no-Sprite.jpg%3Fresize%3D474%252C275&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
6. Selecione a Ferramenta Draw a rectangle e crie um Retângulo dentro da Sprite:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi0.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F6-Selecione-a-Ferramenta-Draw-a-rectangle.jpg%3Fresize%3D474%252C317&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
7. Configure o tamanho do contorno e selecione as cores do Retângulo:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi1.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F7-Configure-o-tamanho-do-contorno-e-selecione-as-cores-do-Ret%25C3%25A2ngulo.jpg%3Fresize%3D474%252C208&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
8. Salve as edições do Sprite:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi0.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F8-Salve-as-edi%25C3%25A7%25C3%25B5es-do-Sprite.jpg%3Fresize%3D474%252C306&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
9. Agora salve a imagem do Sprite criado:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi0.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F9-Salve-o-Sprite.jpg%3Fresize%3D474%252C303&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
10. Renomeie a Sprite para botao e clique em Ok:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi1.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F10-Renomeie-a-Sprite-para-botao-e-clique-em-Ok.jpg%3Fresize%3D474%252C264&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
OBS.: Não devemos utilizar acentos e ç nas sprites, objetos, rooms no GameMaker.
11. Clique com o Botão Direito em cima do Sprite e selecione Duplicate para duplicar:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi1.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F11-Clique-com-o-Bot%25C3%25A3o-Direito-em-cima-do-Sprite-e-selecione-Duplicate-para-duplicar.jpg%3Fresize%3D474%252C429&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
12. Duplique mais uma vez o Sprite. O resultado final ficará como a imagem abaixo:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi2.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F12-Ficar%25C3%25A1-assim-os-tr%25C3%25AAs-sprites.jpg%3Fresize%3D474%252C389&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
13. Clique no Sprite Botao e depois em Edit Sprite:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi0.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F13-Clique-no-Sprite-Botao-e-depois-em-Edit-Sprite.jpg%3Fresize%3D474%252C216&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
14. Clique na Ferramenta Texto e em seguida na opção Fonte e faça as seguintes configurações:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi0.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F14-Clique-na-Ferramenta-Texto-e-em-seguida-na-op%25C3%25A7%25C3%25A3o-Fonte-e-fa%25C3%25A7a-as-seguintes-configura%25C3%25A7%25C3%25B5es.jpg%3Fresize%3D474%252C272&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
15. Clique na Sprite e digite JOGAR. Depois clique em Ok:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi1.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F15-Clique-na-Sprite-e-digite-JOGAR.-Depois-clique-em-Ok.jpg%3Fresize%3D474%252C432&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
16. Posicione o texto dentro do Retângulo. O resultado final ficará como na figura abaixo. Depois clique no visto para salvar as alterações:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi2.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F16-O-resultado-final-ficar%25C3%25A1-assim.-Clique-no-visto-para-salvar-as-altera%25C3%25A7%25C3%25B5es.jpg%3Fresize%3D474%252C280&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
17. Renomeie o nome da Sprite para botao_jogar e clique em Ok:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi0.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F17-Renomeie-o-nome-da-Sprite-para-botao_jogar-e-clique-em-Ok.jpg%3Fresize%3D474%252C256&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
18. Repita o mesmo procedimento do passo 14 até o 17 para os botões opções e sair. O resultado final ficará assim:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi2.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F18-Repita-o-mesmo-procedimento-para-os-bot%25C3%25B5es-op%25C3%25A7%25C3%25B5es-e-sair.jpg%3Fresize%3D474%252C296&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
19. Clique com botão direito em Objects e selecione Create Object:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi2.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F19-Clique-com-bot%25C3%25A3o-direito-em-Objects-Create-Object.jpg%3Fresize%3D474%252C436&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
20. Renomeie o objeto para obj_botao_jogar, selecione a sprite botao_jogar e clique em Ok:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi2.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F20-Renomeire-o-objeto-para-obj_botao_jogar-selecione-a-sprite-botao_jogar-e-clique-em-Ok.jpg%3Fresize%3D474%252C387&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
21. Repita o mesmo procedimento para o botao opções:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi1.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F21-Repita-o-mesmo-procedimento-para-o-botao-op%25C3%25A7%25C3%25B5es.jpg%3Fresize%3D474%252C376&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
22. E repita o mesmo procedimento para o botao sair:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi2.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F22-Repita-o-mesmo-procedimento-para-o-botao-sair.jpg%3Fresize%3D474%252C373&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
23. O resultado final de todos os objetos ficará como na figura abaixo:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi0.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F23-O-resultado-final-de-todos-os-objetos-ser%25C3%25A1-assim.jpg%3Fresize%3D474%252C487&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
24. Agora vamos criar as janelas do Jogo. Clique com Botão Direito em Room e selecione Create Room:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi1.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F24-Clique-com-Bot%25C3%25A3o-Direito-em-Room-Create-Room.jpg%3Fresize%3D474%252C462&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
25. Aparecerá uma janela onde colocaremos os botões do Menu. Figura abaixo:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi0.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F25-Aparecer%25C3%25A1-uma-janela-onde-colocaremos-os-bot%25C3%25B5es-do-Menu.jpg%3Fresize%3D474%252C213&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
26. Clique na Aba Objects, depois selecione o obj_botao_jogar e posicione dentro da Room. Para isso, mantenha a tecla ALT pressionada e clique com o botão esquerdo dentro da Room.
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi2.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F26-Clique-na-Aba-Objects-selecione-o-obj_botao_jogar-e-posicione-dentro-da-Room.jpg%3Fresize%3D474%252C312&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
27. Repita o mesmo procedimento para os botões opções e sair. Posicionem dentro da Room e depois clique no visto para salvar as alterações. Observe a figura abaixo:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi0.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F27-Repita-o-mesmo-procedimento-para-os-bot%25C3%25B5es-op%25C3%25A7%25C3%25B5es-e-sair-e-posicionem-dentro-da-Room.jpg%3Fresize%3D474%252C267&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
28. Agora clique com o botão direito na Room e selecione a opção Rename:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi1.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F28-Clique-com-o-bot%25C3%25A3o-direito-na-Room-e-selecione-Rename.jpg%3Fresize%3D474%252C475&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
29. Renomeie a Room para MENU e pressione Enter:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi1.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F29-Renomeie-a-Room-para-MENU.jpg%3Fresize%3D474%252C448&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
30. Crie mais uma Room, e na aba backgrounds, selecione outra cor de fundo e clique em Ok. Depois salve as configurações:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi0.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F30-Crie-outra-Room-e-na-aba-backgrounds-selecione-um-outra-cor-de-fundo-e-clique-em-Ok.-Depois-salve.jpg%3Fresize%3D474%252C291&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
31. Renomeie as outras duas Rooms para OPCOES e FASE1. O resultado final com as 3 Rooms ficará como na figura abaixo:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi2.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F31-O-resultado-final-com-as-3-Rooms-ficar%25C3%25A1-assim.jpg%3Fresize%3D474%252C411&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
32. Clique 2 vezes no obj_botao_jogar. Na janela Events, clique em Add Event – Mouse – e selecione Left Button:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi1.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F32-Clique-em-Add-Event-Mouse-e-selecione-Left-Button.jpg%3Fresize%3D474%252C267&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
OBS.: Este evento corresponde quando clicarmos com o Botão Esquerdo do Mouse no Botão Jogar do Jogo.
33. Agora vamos adicionar a ação para o Botão JOGAR. Clique na Aba Main1 e arraste opção Different Room para a janela de ações. Aparecerá uma janela de configurações. Selecione a Room FASE1 e clique em Ok. Observe com calma a figura abaixo:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi0.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F33-Clique-na-Aba-Main1-e-arraste-op%25C3%25A7%25C3%25A3o-Different-Room-para-a-janela-de-a%25C3%25A7%25C3%25B5es-e-selecione-a-Room-FASE1.-Depois-clique-em-Ok.jpg%3Fresize%3D474%252C267&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
34. Verifique se o Evento e a ação estão corretas e clique em Ok:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi0.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F34-Verifique-o-Evento-e-a-a%25C3%25A7%25C3%25A3o-se-est%25C3%25A3o-corretas-e-clique-em-Ok.jpg%3Fresize%3D474%252C279&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
35. Repita o mesmo procedimento para o botão opções. Não esquecer de selecionar a Room OPCOES. Figura abaixo:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi1.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F35-Repita-o-mesmo-procedimento-para-o-bot%25C3%25A3o-op%25C3%25A7%25C3%25B5es.jpg%3Fresize%3D474%252C282&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
36. E para o Botão Sair, adicione o Evento Mouse – Left Button. Depois clique na aba Main2 e arraste a opção End the Game para a janela de Ações. Depois clique em OK:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi2.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F36-E-para-o-Bot%25C3%25A3o-Sair-adicione-o-Evento-Mouse-Left-Button-e-clique-na-aba-Main2-e-arraste-a-op%25C3%25A7%25C3%25A3o-End-the-Game-para-a-janela-de-A%25C3%25A7%25C3%25B5es.jpg%3Fresize%3D474%252C207&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
OBS.: Este evento corresponde quando clicarmos com o Botão Esquerdo do Mouse no Botão SAIR, o jogo será finalizado.
37. Agora vamos criar outra sprite para o botão voltar. Depois clique em Edit Sprite. Em seguida, clique no Menu File – New e defina a largura (Width) para 32 e altura (Height) para 32. Depois clique em Ok. Figura abaixo:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi2.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F37-Agora-vamos-criar-outra-sprite-para-o-bot%25C3%25A3o-voltar.-Defina-essas-configura%25C3%25A7%25C3%25B5es-e-clique-em-Ok..jpg%3Fresize%3D474%252C232&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
38. Com as ferramentas linha e Polígono desenhe a imagem do botão voltar:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi2.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F38-Com-as-ferramentas-linha-e-Poligono-desenhe-a-imagem-do-bot%25C3%25A3o-voltar.jpg%3Fresize%3D474%252C267&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
39. O resultado do botão voltar deverá ficar assim ou parecido. Depois clique no visto para salvar a imagem do Botão Salvar:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi2.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F39-O-resultado-da-imagem-do-bot%25C3%25A3o-voltar-dever%25C3%25A1-ficar-assim.jpg%3Fresize%3D474%252C227&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
40. Agora renomeie o Sprite para voltar e clique em Ok:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi1.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F40-Renomeie-o-Sprite-para-voltar-e-clique-em-Ok.jpg%3Fresize%3D474%252C268&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
41. Crie outro objeto e renomeie como obj_voltar, depois adicione o seguinte evento Left Button – Different Room. Selecione o Room Menu e clique em Ok. Observe com calma a figura abaixo:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi2.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F41-Crie-outro-objeto-e-renomeie-como-obj_voltar-depois-adicione-o-seguinte-evento-Left-Button-Different-Room-Selecione-o-Room-Menu-e-clique-em-Ok.jpg%3Fresize%3D474%252C267&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
42. Agora clique na Room OPCOES – Aba Objects – Selecione o Botão voltar. Depois posicione-o dentro da Room OPCOES. Depois salve:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi2.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F42-Agora-clique-na-Room-OPCOES-Aba-Objects-Selecione-o-Bot%25C3%25A3o-voltar-e-posicione-dentro-da-Room-OPCOES.-Despois-salve..jpg%3Fresize%3D474%252C241&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
43. Repita o mesmo procedimento para a Room FASE1 e salve as alterações:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi0.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F43-Repita-o-mesmo-procedimento-para-a-Room-FASE1-e-salve-as-altera%25C3%25A7%25C3%25B5es.jpg%3Fresize%3D474%252C246&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
44. Pressione F5 para executar o jogo. Agora clique no Botão Jogar, e depois no Botão Voltar para constatar que estão funcionando. Em seguida, clique no Botão Opções e clique novamente no Botão Voltar. Acompanhe as imagens abaixo:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi2.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F44-Pressione-F5-para-executar-o-jogo-e-clique-no-Bot%25C3%25A3o-Jogar-Op%25C3%25A7%25C3%25B5es-Voltar-e-Sair-para-constatar-que-est%25C3%25A3o-funcionando.jpg%3Fresize%3D474%252C279&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
Clique no Botão Voltar:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi1.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F44.2-Clique-no-Bot%25C3%25A3o-voltar.jpg%3Fresize%3D474%252C274&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
Clique no Botão Voltar:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi1.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F44.3-Clique-no-Bot%25C3%25A3o-voltar.jpg%3Fresize%3D474%252C286&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
45. E por fim, clique no Botão Sair para finalizar o Jogo:
![Imagem](https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2Fi1.wp.com%2Fblogdoscursos.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F10%2F44.4-Clique-no-Bot%25C3%25A3o-Sair.jpg%3Fresize%3D474%252C289&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
Bons estudos e divirta-se!
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