Pessoal, preciso realmente da ajuda de vocês!
eu tenho que criar um jogo Plataforma 2D pra um trabalho do meu instituto... eu não entendo muitas coisas de programação
eu sei criar cenários, score, vidas, gravidade, inimigos... etc
mas não consigo acertar os códigos da movimentação do meu personagem, ele se mexe, se vira pros lados mas os Sprite não muda enquanto ele anda, sempre fica parado e
quando aperto para andar, ele não para mais de se mover! e também se move lento
alguém que entenda de programação, pode disponibilizar os códigos certinhos com um tutorial básico?
-preciso de código para movimentação completa, direita e esquerda e pulo
-mudar os sprites aos se movimentarem
-aumentar a velocidade do personagem
PRECISO REALMENTE DA AJUDA DE VOCÊS!
Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil |
Códigos para movimentação do meu personagem? urgente
- Igor Renan
- Membro
- Reações: 0
Re: Códigos para movimentação do meu personagem? urgente
crie uma variavel dir=1 no create do objeto, após isso, o código de movimento ja está aqui mastigado, coloque no step, e configure conforme a sua preferencia:
Acho que se você consegue fazer uma gravidade, vai conseguir fazer um pulo, é só usar algumas variaveis.
Código: Selecionar todos
vkleft=keyboard_check(vk_left)//o mesmo para right, e se quiser o mesmo para vkup e down, para não ficar escrevendo essas parada sempre...
ordx=keyboard_check(ord("X"))//para mudar a velocidade do movimento que sera a var rep
if vkright=true && place_free(x-1,y) {repeat(rep) x-=1; dir=0} //o mesmo para vkleft, mas mude a var dir para 1, ela vai determinar a direção da sprite, var rep é a velocidade do movimento.
if vkleft=true or vkright=true {sprite_index=sprite_caminhando; image_speed=0,5} else {sprite_index=sprite_parado; image_speed=0} //aqui é opcional, depende do que você quer quando eles estiver parado.
if dir=0 {image_xscale=-1} else {image_xscale=1} //para não precisar de uma sprite para cada direçao, ele vai inveter os lados da sprite, no teste você vai ver.
if ordx=true {rep=2} else {rep=1}//isso vai mudar a velocidade do movimento.