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[PROG]#DGM Aula 04 - Backgrounds

Enviado: Sex Abr 29, 2016 4:24 pm
por All-x

DESVENDANDO O GAME MAKER

Aula 04 - Backgrounds

(Atualizado 08/02/2015)



Os backgrounds são imagens usadas no fundo de nossas rooms. Geralmente representam uma paisagem (Jogos plataforma) ou o solo (Jogos Top View).

Para criar um background em seu jogo, utilize o item Create Background em Resources no menu ou use o botão correspondente na barra de ferramentas. O formulário a seguir irá aparecer:

Imagem

Pressione o botão Load Background para carregar uma imagem de fundo. Os backgrounds não podem ser animadas!

Você pode alterar o fundo ou criar um novo utilizando o botão Edit Background.

Tenha cuidado com imagens grandes. Uma série de placas gráficas não conseguem lidar com imagens que são maiores do que a tela. Então, de preferência, mantenha as suas imagens de fundo inferior a 1024x1024 (largura x altura).

Lembrando que a abreviação de nomes é importante.

Agora vamos aprender a usa-los em nossos jogos. Abra a room desejada e clique na aba backgrounds:

Imagem

*Draw background color: pintar o fundo de uma cor especifica.

Em GML (exemplo):

Código: Selecionar todos

//Mostra a cor do fundo
background_show=true
*Color: escolhe a cor do fundo.

Em GML (exemplo):

Código: Selecionar todos

//cor do fundo setada em vermelho
background_color=c_red
Background 0 à 7 é o número de backgrounds que pode colocar na room.

Em GML (exemplo):

Código: Selecionar todos

//escolhe o background 0
background_index[0]=nome_do_back
*Visible when room starts: Se será visivel quando a room iniciar.

Em GML (exemplo):

Código: Selecionar todos

//background 0 ficará visivel
background_visible[0]=true

//background 1 ficará invisivel
background_visible[1]=false
*Foreground image: Deixar background na frente de todas as imagens.

Em GML (exemplo):

Código: Selecionar todos

//background 0 ficará na frente detodas as imagens.
background_foreground[0]=true
*Tile Hor: Repetir ele horizontalmente.

Em GML (exemplo):

Código: Selecionar todos

//background 0 será repetido na horizontal.
background_htiled[0]=true
*Tile Vert: Repetir ele verticalmente.

Em GML (exemplo):

Código: Selecionar todos

//background 0 será repetido na vertical.
background_vtiled[0]=true
*X: posição x inicial do background.

Em GML (exemplo):

Código: Selecionar todos

//background 0 ficara na posição x=10 na room
background_x[0]=10

//background 1 ficara na posição x=25 na room
background_x[1]=25
*Y: posição y inicial do background.

Em GML (exemplo):

Código: Selecionar todos

background_y[0]=67//background 0 ficara na posição y=76 na room

background_y[1]=89//background 1 ficara na posição y=89 na room
*Hspeed: velocidade horizontal do background.

Em GML (exemplo):

Código: Selecionar todos

//a velocidade horizontal do background 0 será 6
background_hspeed[0]=6

//a velocidade horizontal do background 6 será -5
background_hspeed[6]=-5
*Vspeed: velocidade vertical do background.

Em GML (exemplo):

Código: Selecionar todos

//a velocidade horizontal do background 0 será 2
background_vspeed[0]=2

//a velocidade horizontal do background 7 será -10
background_vspeed[7]=-10
*Stretch: Esticar background na room inteira.

FUNÇÕES:


Imagem

Exemplos:

Código: Selecionar todos

//Cria um background a partir da tela e guarda na variável meu_back
meu_back=background_create_from_screen(32,32,64,64,1,1)

Código: Selecionar todos

//Se o background meu_back existe
if background_exists(meu_back)
{
    //Salva o background como imagem PNG
    background_save(meu_back,"meu_back.png")
}
Bem chegamos ao fim  de mais uma aula. Qualquer dúvida, mandar uma mensagem para o meu e-mail ou uma Mp que estarei vendo no fim de semana. Até a próxima!

Próxima aula: #DGM Aula 05 - Sons e Músicas

FLWS!