Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

[Migração] Unity ou Unreal Engine?

Anúncios, Sugestões, Apresentações, Negócios e outras discussões.
Avatar do usuário
GabrielXavier
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 39
Localização: Goiás

Contato:

[Migração] Unity ou Unreal Engine?

Mensagem por GabrielXavier » Qua Jan 25, 2017 9:24 pm

Boa noite pessoal, sou desenvolvedor usando Game Maker, não possuo nenhum projeto completo (nem em andamento haushajshu) mas conheço o Game Maker desde os 16 anos (hoje tenho 21) e sou um programador mediano com Game Maker, manjo de multiplayer em rede e oque mais for preciso exceto 3d que nunca tive curiosidade de estudar dentro do Game Maker.

Porém o Game Maker me desanima quando penso em desenvolver algum projeto para Mobile que é o meu foco atualmente, ele é muito pobre em relação ao android que é a plataforma que pretendo desenvolver um jogo comercial, tem a opção de desenvolver extensões mas não sei como fazer e NÃO EXISTE material suficiente na internet para aprender a desenvolver extensões para android, já pesquisei por meses e não consegui nada.

Então eu tenho um projeto longo que é desenvolver um jogo de farm multiplayer em rede para android, ou outros games multiplayer em rede que é o modelo de jogo que mais me interessa e acredito que a chance de "sucesso" seja maior.

Vendo certas limitações do Game Maker eu decidi migrar de engine porém tenho que reaprender TUDO sobre a nova engine inclusive a linguagem de programação que ela usa, pesquisei bastante e me agradou o Unity e a Unreal Engine, e já que tenho que aprender do zero qualquer uma das duas me interessa, porém  eu não tenho experiencia nenhuma fora do Game Maker.

Gostaria de recomendações de quem já conhece as ferramentas levando em consideração o custo $$ de ambas, que pelo que me parece o Unity na sua verão free é um pouco limitado enquanto a Unreal já é totalmente free para pequenas empresas, então visto isso o Unreal já me pareceu ter uma certa vantagem já que não tenho grana para investir no Unity atualmente.

Vale a pena desenvolver com a Unreal Engine ou eu teria desvantagens sobre isso futuramente?
[ ] Publicar um App no Google Play.
[ ]GANHAR DINHEIRO.
[ ]Viver com o lucro dos meu jogos/apps (Sonho).

Avatar do usuário
gabrielsch
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 234

Re: [Migração] Unity ou Unreal Engine?

Mensagem por gabrielsch » Qua Jan 25, 2017 10:44 pm

GabrielXavier escreveu:[...] ele é muito pobre em relação ao android que é a plataforma que pretendo desenvolver um jogo comercial, tem a opção de desenvolver extensões mas não sei como fazer e NÃO EXISTE material suficiente na internet para aprender a desenvolver extensões para android, já pesquisei por meses e não consegui nada. [...]
Quais funcionalidades que tu precisa e que a game engine não suporta nativamente? A documentação sobre extensões não explica quase nada, a mesma coisa acontece na seção de DLLs por exemplo.

Meu conhecimento nas duas game engines (Unity e Unreal) são super rasas, mas, uma coisa que tu tem que pensar antes de começar desenvolver um jogo em uma game engine é a potência das funcionalidades que ela te oferece, um jogo em 2D sem nenhuma utilização sequer de elementos 3D não precisa utilizar uma game engine com base em jogos 3D, que simulam essa projeção necessária do jogo mas continuam utilizando as dimensões para qual foram desenvolvidas. Basicamente tu vai estar usando uma game engine que injeta coisas desnecessárias pro teu projeto e isso pesa no tamanho do APK, desempenho do jogo etc.

Se você realmente quer desenvolver o seu projeto aconselho procurar por game engines que tem 2D como base ou pesquisar qual das duas game engines tem melhor desempenho em 2D.
Imagem

Avatar do usuário
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 456
Localização: Contagem-MG

Contato:

Re: [Migração] Unity ou Unreal Engine?

Mensagem por guimaraf » Qui Jan 26, 2017 12:05 am

Se na sua escolha de engine, o que pesa é material documentado, eu acho que a Unity ganha fácil da UE.

Ambas são excelentes engines, porém se o seu foco é 2D, talvez seja melhor estudar o que quer fazer e tentar implementar, conhecer novas técnicas de programação, etc.
Recomendo mesmo a troca de engine, caso o seu desejo seja trabalhar com 3D.

Sobre a limitação da Unity, não sei onde obteve informações sobre, basicamente a única limitação da versão Free é não poder tirar o splash, limite de jogadores online, além de poucas coisas mais técnicas, que provavelmente nem deve usar pelo menos nos 2 primeiros anos trabalhando com a engine.

Talvez o que pode pesar para você é o limite de 20 jogadores online. "Agora a pergunta é, se nunca terminou pelo menos 1 jogo, o seu primeiro não será um MMO". 
A Unity tem mais opções de exportação e um material diverso para android "que é os eu foco".
Em relação a Unreal, recomendo pesquisar bastante e ver o que outros devs estão fazendo usando ela, dificuldades no desenvolvimento, material de pesquisa, canais do youtube, etc.

Pesquise bastante sobre ambas as engines para que saiba exatamente o que pode e o que não pode fazer em cada 1 delas.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes