[PROG]#IEM Aula 03 - Operações matemáticas
Enviado: Sex Abr 29, 2016 3:01 pm
INTRODUÇÃO EM GML
Aula 03 - Operações Matemáticas
(Atualizado 08/02/2015)
Aqui vou ensinar a usar as quatro operações matemáticas (adição, subtração, divisão e multiplicação).
A estrutura funciona da seguinte forma:
Código: Selecionar todos
[variável][sinal] =[variável, expressão ou numero]
Como vimos na aula passada uma variável pode guardar números então vamos fazer o seguinte:
-Crie um objeto e em seu evento Create coloque:
Código: Selecionar todos
//pontuação igual a 0
pontos = 0
Código: Selecionar todos
//somando 1 ponto
pontos += 1
-Mas para poder ver o que esta ocorrendo, vamos usar um código no evento de desenhos, o Draw:
Código: Selecionar todos
draw_text(10, 10, pontos)
Não procure entender esse código agora. Faça o seguinte, coloque esse objeto na room e vamos ver o que acontece. Execute.
Depois de executar você deve ter visto um número aumentando sem parar no canto esquerdo superior de sua tela. Essa é a adição em ação. Lembrando que você pode usar números menores que 1, como 0.25 e número menores que 0, como -1, -7 e etc (Fazendo o jogo se sinal). Não apague nada, usaremos esse mesmo objeto na próxima operação.
Subtração:
Substitua o código do step por esse:
Código: Selecionar todos
//subtraindo -1 ponto
pontos -= 1
Multiplicação:
Ainda no mesmo objeto substitua o código do Create por:
Código: Selecionar todos
pontos = 2
No mesmo objeto delete o evento step, e adicione o evento Key press-> Space e coloque o seguinte código:
Código: Selecionar todos
//multiplicando pontos por 2
pontos *= 2
Divisão:
Continuando no mesmo objeto, substitua o código do create por este:
Código: Selecionar todos
//pontos iniciais igual a 10000
pontos = 10000
Código: Selecionar todos
//dividindo pontos por 2
pontos /= 2
Considerações:
Veja que usamos as operações diretamente nas variáveis, modificando-as. Mas e se quisermos que o resultado da divisão de 5 por 2 vá para nossa variável?
- Simples, fazemos isso:
Código: Selecionar todos
//Pontos terá o valor de 5 dividido por 2, que é 2.5
pontos = 5/2
Código: Selecionar todos
//Pontos terá o valor da divisão do valor da variável score em 2
pontos = score/2
Código: Selecionar todos
A = 5
B = 4
C = A + B
Você pode usar parenteses para definir a ordem das operações:
Código: Selecionar todos
A = 5
B = 3
C = (A+B) / 2
Operadores div e mod:
São operadores de divisão, mas são diferentes de "/".
- div: retorna um valor inteiro da divisão:
Código: Selecionar todos
valor=5 div 2
- mod: retorna o restante de uma divisão:
Código: Selecionar todos
valor= 5 mod 2
É como entregar 50 balas para 20 crianças, você dá 2 para cada uma e fica com 10.
Comentários:
Como deve ter percebido nos códigos, sempre coloco "//" e uma frase explicando o código, esses são os comentários e não influenciam nada no jogo, depois de por "//" o resto da linha a ser digitado será um comentário. Há também como comentar em blocos definindo o incio com "/*" e o fim com "*/".
Exemplo:
Código: Selecionar todos
//Está linha não serve pra nada
minha_var = 50
/*Aqui eu posso pular uma linha
E continuar a comentar, isso estando dentro do bloco de comentários.
*/
Próxima aula: #IEM Aula 04 - If/While e Expressões
FLWS!