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Gerador de "teclas aleatórias"
Enviado: Qua Nov 30, 2016 12:35 pm
por BloodStep
Estou criando um jogo em que o personagem, logo quando nasce, iria randomizar uma tecla aleatória para se uma determinada ação, fazendo com que a cada vez que fosse aberta a partida seria uma nova tecla, qualquer tecla, tanto "vk's" quanto "ord's", por favor me ajudem, sério :/
Avisem-me caso a dúvida foi dúbia demais.

Re: Gerador de "teclas aleatórias"
Enviado: Qui Dez 01, 2016 4:11 pm
por Dust
Bem... eu não processei sua pergunta direito, mas para gerar uma coisa ou função aleatória use "choose(a,b,c)".
Porém toda vez que o jogo iniciar, essa função não vai escolher um valor aleatório, ele vai sempre iniciar com a mesma sequencia.
Para evitar isso use um "randomize();"
Ficaria mais ou menos assim no step:
O choose tem um limite de seila das quantas, para evitar isso pode ser usado varios choose dentro de outros, por exemplo: choose(1,2,3,choose(4,5,6,choose(7,8,9)))
Isso ai vai te ajudar um pouco.
Flw!
Re: Gerador de "teclas aleatórias"
Enviado: Qui Dez 01, 2016 6:42 pm
por BloodStep
Obrigado pela resposta! Eu estava aqui testando e consegui usar o randomize, que era o que eu queria, pois eu quero sempre iniciar com uma tecla diferente, agora eu só gostaria de impor um limite no randomize, ou algo que fizesse randomizar até um número desejado, é que eu estava testando e cada tecla tem um número, só gostaria de saber qual é a tecla com esse "número" mais alto!
VLW AI MERMÃO! Não sabia q dava pra botar choose no choose
Re: Gerador de "teclas aleatórias"
Enviado: Qui Dez 01, 2016 7:29 pm
por Willy
Minha nossa, que pergunta confusa hushusaae
Mas vem cá... Suponhamos que você queria uma tecla aleatória que vá de A à Z, você pode usar irandom_range(65, 122) para retornar um caractere ASCII, e então, usar esse resultado como a tecla desejada.
tecla = irandom_range(65, 122);
if keyboard_check_pressed(tecla){
//Ação
}
Obs: Eu não me recordo que dá pra usar o número direto ou se precisa dar uma "ajeitada" nele pro keyboard_check aceitar o valor. Talvez tu precise passar pelo "char" ou pelo "ord", sinceramente, eu não sei te dizer com exatidão. Mas tá né... Tenta a sorte c:
Flws
Re: Gerador de "teclas aleatórias"
Enviado: Qui Dez 01, 2016 7:33 pm
por BloodStep
Obrigadddoooooou!!!!!!!!! MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAS alguém qual seria o número do teclado mais alto? Tipo, o end é 1, tab é 9, z é 90, etc, já vi uma até o 123, eu só queria saber agora qual seria o número mais alto entre esses.
Re: Gerador de "teclas aleatórias"
Enviado: Qui Dez 01, 2016 7:58 pm
por Willy
A "tecla mais alta" seria o 255, representado por esse caboclo aqui: " ÿ ".
Eu não sei como é a mecânica do seu game, mas eu recomendo que fique de A à Z e/ou de 0 à 9. Outras teclas (principalmente as de função) podem fazer caquinhas durante o jogo.
Re: Gerador de "teclas aleatórias"
Enviado: Qui Dez 01, 2016 8:03 pm
por BloodStep
Obrigado! Não achava em lugar nenhum :3
Re: Gerador de "teclas aleatórias"
Enviado: Qui Dez 01, 2016 8:06 pm
por Willy
Podia ter achado no próprio GMS! Crie uma fonte e verá o que cada caractere representa.
Se bem que é mais fácil você procurar pela tabela ASCII no google.
Flws e boa sorte! :v