[AUD] [Artigo/Tutorial]Componentes Básicos de uma Música
Enviado: Sex Abr 29, 2016 1:37 pm
*Não tenho base técnica, apenas prática, então, pode conter algum(s) erro técnico.
*Evitarei muitas explicações, visando o ensino direto e rápido.
*Eu utilizo a versão de 2009 do Anvil Studio, mas as imagens que mostrarei serão do 2014, que é o que está no computador que uso no momento.
Componentes Básicos de uma Música
Uma música, é uma mistura de sons que juntos, fluirão uma sonoridade com o objetivo de agradar o ouvinte...
Bom, essas 'lindas' palavras, são para dizer que uma música deve ter diversos instrumentos/sonoridades(não necessariamente) diferentes para formar um novo som, e, para formar este novo som, esses devem estar em sincronia, e, para fazer isto, o padrão é que se siga uma velocidade e pontosa para tocá-lo, isto é, uma quantidade de batidas por minutos(BPM) e um compasso(4/4) e pulsação/tempo.
informações sobre Compasso e Tempo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Compasso_%28m%C3%BAsica%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tempo_%28m%C3%BAsica%29
Veja também: metrônomo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Metr%C3%B4nom
Vamos primeiramente focarmos em ouvirmos outras músicas, isso se torna extremamente necessário para podermos melhorar nossas composições, e agora, tomaremos de exemplo o estilo musical Rock, que se difere de outros geralmente por ter uma guitarra e bateria mais potente.
O básico de uma música de Rock, é formada geralmente por:
Bateria - principal responsável por deixar a música com sincronia.
Guitarra - é o ritmo a musica.
Baixo - Complementa o ritmo da musica.
Vocal - Faz a parte principal da musica, sendo a que mais mudará.
---complementos:
Guitarra solo - Em certas partes da musica, aparecerá fazendo a função do vocal.
Som de Fundo - Geralmente algum órgão ou sintetizador, que terá notas longas, muitas vezes com a duração de uma semibreve(?)
Tendo isso como base, devemos observar o comportamento deles em cada música, e assim, conseguir entender basicamente como funciona. Vamos pegar um exemplo para trabalharmos:
In The End - Linkin Park (link alterado para vídeo no canal da WB)
Observamos que a música tem guitarras, bateria, baixo, vocais, teclado, sintetizadores...
Então, podemos procurar as tablaturas destes instrumentos para colocar as notas iguais a da música(será difícil achar tudo), ou, na pratica, podemos ir testando a sonoridade até achar algo que se pareça com o resultado que queremos chegar(que é o mais parecido com a original).
Neste momento, começaremos a usar o programa Anvil Studio para criar sequencias MIDIs, que é um tipo de arquivo feito para conter dados que basicamente definiram quando um som deve ser executado, como deve ser executado, e quando deve ser parado.
Site para baixar: http://www.anvilstudio.com/
Mais sobre MIDI:http://www.ime.usp.br/~kon/MAC5900/semi ... arcelo.pdf
Um pouco sobre como usar o programa(Anvil Studio):
Após já ter baixado e instalado, você verá que virá já criado uma faixa de instrumento chamada Track 1, esta será a nossa 1° faixa que conterá um instrumento que pode ser escolhido ao lado, onde está escrito instruments.
Vamos renomear a Track 1 para Bateria, e ao lado onde está escrito Channel, troque para 10. é neste canal que se encontra os sons de bateria(e outros efeitos).
Na aba principal, vá em view, e escolha roll piano editor, para abrir uma linha de tempo com as notas do instrumentos selecionado(esta é a principal parte da edição).
Retire um tempo para aprender os comando desse programa.
Para fazer uma música bem simples, podemos fazer até com 1 faixa de audio, como acontece nos sons de NES, mas nós já vamos começar a fazer com três, percussão e principal e ritmo.
Uma coisa importante quando se cria uma música, é tentar manter sempre um mesmo tempo e velocidade(não quer dizer que, se uma música é lenta, terá de estar em toda parte lenta), geralmente com programas de edições(como o caso do Anvil Studio), escolheremos uma BPM que se prolongará por toda a música. Assim fica mais fácil de trabalhar com ela, e é melhor de se fazer algo agradável.
Vamos começar a criação então!
Com o Anvil Studio(ou outro programa de sua escolha), crie 3 faixas de músicas, a primeira sendo a Bateria(se estiver usando o Anvil, marque o canal como 10), e a segunda, será nosso instrumento principal. Escolha para o ritmo principal um instrumento que lhe agrade. A terceira será o nosso ritmo, novamente, escolha um instrumento que lhe agrade, de preferência, um órgão ou piano:
Criando A bateria
A primeira coisa a ser criada, é a bateria, mesmo que ela seja provisória, mas isso ajuda para poder pensar em um ritmo e solo/principal.
Uma bateria padrão é formada por "kick - hit hat -snare - hit hat", isto é "Tum - ti - pah - ti". essa sequencia será tocada dentro do tempo de meio compasso(uma mínima), então, em cada compasso terá duas vezes ela.
Preencha 4 compassos com este melodia/amostra/sample de som. No último compasso, mude a sequencia para "kick - hit hat -snare -Snare" para fazer uma variação bem simples.
Agora, copie estes quatro compassos e os cole por mais 3 vezes, ficando com 16 compassos.
Bateria
No Anvil, selecione o limite de notas iniciando de B2(Midi 35), que é aonde começa a bateria mesmo:
Faixa Ritma
Agora, na faixa ritma, coloque uma semibreve com tom de forma decrescente, isto é, cada vez mais grave:
-Tente escolher um tom mais grave, iniciando o som do C2, C3, até umas 15 notas para cima já está bom(mas pode ser quantas quiser).
'Semibreve' em inglês é a 'whole note', que preencherá todo um compasso.
Você terá preenchido 4 compassos. Copie eles e cole por mais 3 vezes, ficando com 16 compassos em sequência.
Ritmo
Com isso, já obteremos um som que pode ser repetir várias vezes, ou até todo o tempo(mas é bom fazer no mínimo 1 variação(tendo assim 2 sequencias)).
Temos as duas faixas no mesmo projeto, e as tocando junto, já podemos ouvir um som que pode soar agradável.
Bateria e Ritmo
Melodia Principal
Vamos agora criar uma melodia principal, para isso, vá na faixa principal, ajuste o tom para um mais agudo(C4 ou mais), selecionando umas 20 notas para cima(ou mais).
Para criar a melodia principal, você manter em mente que é importante ela ter uma sincronia com os outros sons, e para isso, tente sempre se manter dentro dos compassos, priorizando principalmente o som da primeira nota do compasso, deixando ela bem demarcada.
Você pode(e é bom), repetir também os sons/melodias do principal, principalmente em jogos, que a música ficará tocando de fundo, e se ela for muito pequena, rapidamente enjoará o ouvinte. Então, repita algumas melodias, mas alterne com outras, você pode também repetir a melodia, e subir o tom do ritmo, parecendo assim, que o principal está mudando também!
Aqui um vídeo que fiz, que é de outro tutorial que fiz, de como criar uma música simples pelo o Anvil Studio:
Considerações Finais
Sei que alguns não gostam, outros poderão me xingar, mas, mesmo assim citarei:
Uma música não precisa ter uma complexidade para fazer sucesso, e, uma coisa interessante, é vermos um pouco dessas músicas(não ouvirmos, só entender um pouco o que elas tem), que no caso, é o Funk ostentação.
Ele tem uma percussão muito simples(o tchu-tcha-tcha), que é basicamente isto: legenda: t=tchu, O=tcha, x=sem som.
[ T x x O x x O x T x T x O x x x ]
Essa sequencia dura um compasso, e é usada praticamente em todos os funks.
E na música, terá umas melodias/samples/amostras que fará que a música tenha mais efeitos e não se mantenha sempre igual.
Outra coisa, é o vocal, que é o principal nesse estilo(e em vários) e se mantém fazendo a parte principal(e é a parte que que não gosta do estilo, mais acha ruim,).
Também se tem um forte baixo de fundo, para fazer a batida e dar mais impacto à musica.
Isto é basicamente um Funk, porém, não precisa mudar muito na música, que já virá outro estilo.
Primeiro, pegue o vocal, e ignore toda a letra, 'cantarole' trocando as palavras por 'woo woo woo', 'tan tan tan', o qualquer coisa.
Agora, peque o tchu-tcha-tcha e troque por uma bateria, utilizando o kick em lugar do tchu, e o snare em lugar do tcha.
Para o baixo, só troque utilizando outro baixo 'mais natural'.
Você pode criar uma música assim utilizando o Anvil Studio.
Agora, você vai perceber que aquela música que você odiava, de outra forma, com outros instrumentos, não fica tão ruim, e pode soar até agradável.
Pegue músicas que gosta e vá as refazendo deste modo, pode ser qualquer estilo, o importante é treinar. Não deixe também de tentar criar seus próprios riffs(melodias).
Baixe algumas MIDI para aprender com os outros, seriam como engines que usamos no GM para aprender.
Treine, quanto mais treino, melhor você vai ficando e mais complexas poderão ser as suas composições!
Até.
Escrito por TheGuitarMester.
Qualquer erro que encontrar, avise.