Lógica de Programação
Enviado: Sex Abr 29, 2016 1:22 pm
Esse tutorial foi desenvolvido por mim na tentativa de ajudar aqueles que não compreendem muito bem a programação e como ela funciona. Espero que gostem do tutorial. Esse tutorial está baseado naquilo que aprendi ao longo do tempo buscando conhecimento. Esse tutorial está mais voltado ao Game Maker , porém decidi escreve-lo de forma que fosse possível abranger para outras formas de programar. Vale lembrar que aqui não estou ensinando comandos para programar , mas sim estou tentando mostrar a essência básica dessa arte.
Conceito Inicial
Na programação , existe um raciocínio , cujo é desenvolvido encima de um sistema pre-definido combinado a um leque de opções que dispõe a você. Existem incontáveis formas de raciocínio lógico , logo , na programação é a mesma coisa , já que cada programador tem sua forma/metodologia para trabalhar. Mas tem uma coisa em comum que todo programador
segue : a lógica de programação. Essa lógica-base é uma forma de pensar , que trabalha segundo sua necessidade. Essa lógica não tem formula mágica que a traduz , mas sim algumas regras para a projeção dela. Vale lembrar que a programação está diretamente ligada a matemática.
Lógica Básica
Em toda linguagem de programação você terá um princípio essencial : estruturas condicionais. Temos por exemplo o IF (SE) que serve para checar uma condição e executar determinada ação. Mas o meu foco não é ensinar sobre cada uma delas , pois já tem tutoriais bem mais explicados sobre cada estrutura , e por isso , vou apenas mostrar a lógica estrutural.
Geralmente você deve pensar em eventos e reações. Como por exemplo :
Estou sem camisa para sair. Comprei uma camisa, vou vestir ela. Se estou vestido com uma
camisa bonita e nova posso ir para festa. Se eu não tiver uma camisa bonita não vou a festa, vou ficar em casa.
Nesta frase aleatória que fiz , eu defini um ponto inicial , defini os acontecimentos e as reações/condições. Observe :
1. Estou sem camisa para sair.
2. Comprei uma camisa , vou vestir ela.
3. Se estou vestido com uma camisa bonita e nova posso ir para festa.
4. Se eu não tiver uma camisa bonita não vou a festa , vou ficar em casa.
Ou seja , esse raciocínio de acontecimentos é a essência de programar. Ai está o macete , pensar em eventos que podem sofrer uma reação ocasionada por uma condição ou acontecimento , as vezes até mesmo como uma reação em cadeia. O resto é apenas variação de funcionalidades... Nada que um breve estudo da linguagem de seu interesse não resolva. Esse exemplo pode ser facilmente transformado em uma estrutura condicional simples (SE) já que tem uma sequencia completa.
1 = Ponto inicial.
2 = Fato que pode ocorrer.
3 = Se esse determinado fato ocorrer , faço isso.
4 = Senão , faço aquilo.
Bom , como já falei um pouco da lógica , vou dar um exemplo de sua aplicação , mostrando de uma forma mais clara :
Código: Selecionar todos
DECLARA a; // Ponto inicial.
DEFINE "a" PARA "1"; // Comprei a camisa (exemplo).
SE ("a" FOR IGUAL A "1") {
vou_na_festa; // Se estou vestido com uma camisa bonita e nova posso ir para festa
}
SENÃO {
fico_em_casa; // Se eu não tiver uma camisa bonita não vou a festa , vou ficar em casa.
}
Comandos
Cada uma das plataformas tem seus comandos específicos , sua organização própria e sua metodologia particular , e logo , cada linguagem tem seus comandos próprios e suas funções próprias nas quais sempre resultam na mesma. Os comandos podem ser considerados referências , para executar ações pre-determinadas. No Game Maker por exemplo temos funções , que servem para executar ações (internas ou externas) ou orientar objetos. O mais importante e que você use esse conjunto de comandos em harmonia com a sua metodológica forma de programar/trabalhar.
Algumas dicas
Quando fores programar , lembre-se sempre que você deve pensar em acontecimentos antes de tudo , porque se não há ação não há analise e consequentemente não há reação. Tudo é feito em uma ordem retilínea. Uma dica é também assimilar algumas palavras em português para inglês ou linguá que sua plataforma de trabalho exige. "Mover" por exemplo é "move" no inglês e escrevendo "move" abre-se uma sequencia de comandos que você pode utilizar dentro do Game Maker por exemplo. Vale lembrar que obter essa "lógica ao programar" não é do dia para noite , depende de cada um , pois cada um tem seu modo de fazer arte.
Outra coisa que é fundamental é que você tenha organização , porque senão você pode se perder dentro do seu próprio raciocínio. Já aconteceu comigo por exemplo.
Não aprofundei muito não , porque minha meta era apenas mostrar a base da programação. Não falei de TRUE ou FALSE , VARS ou CONSTANTS pelo fato de já conter tutoriais bem explicados aqui no fórum , apenas mostrei o trabalho mental que existe por traz desses comandos pre-definidos.
Curiosidades
Você sabia que as estruturas condicionais podem ser transformadas em formulas aritméticas segundo a matemática de bool ? Por exemplo , as estruturas condicionais tem seus conectivos em todo caso , seja ele "=" , "&&" (e) , "||" (ou) , ">" (maior que) , "<" (menor que) , "!" (não). Vou mostrar a formula de cada uma na matemática :
"=" : A - B (se resultar zero , continua);
"&&" : A * B (Se resultar um , continua);
"||" : A + B (Se algum dos valores for um , continua);
">" : A - B (Se resultar positivo , continua);
"<" : A - B (Se resultar negativo , continua);
"!" : (Se era positivo passa a ser negativo e vice-versa);
Escrito por Túlio Rodrigues de Freitas Nascimento
Até mais ver galera