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Criar um background na frente das tiles
Enviado: Dom Nov 06, 2016 7:23 am
por AdrianoPpaula
Fala galerinha! Então, vou explicar o que está acontecendo com meu jogo que não acho solução em lugar nenhum >.<
Bom, estou finalizando uma feature de ataque especial, exatamente como nos jogos de lutas tradicionais, no momento em que o personagem faz o especial um background aparece atras na tela com uma hspeed de 50 e ao terminar o especial a tela volta ao normal . Até ai tudo bem fiz da seguinte maneira
No step de um obj controlador coloquei
Código: Selecionar todos
if especial=true {
background_visible[7]=true;
background_index[7]= (bac_especial)
background_hspeed[7]=-50;
}
O problema é que agora adicionei as tiles na room e quando o especial é ativado o bacground fica atras das tiles.
Existe alguma maneira de nessa hora fazer com que o background fique na frente das tiles?
Re: Criar um background na frente das tiles
Enviado: Dom Nov 06, 2016 10:47 am
por JuBraz
Oooi, você pode tentar esse código aqui:
tile_set_visible(tile, true); (Se você clicar no link vai ter uma explicação de como usar )
Se não der certo temos mais um monte de funções do game maker:
- Funções de Background
- Funções de Tiles
Espero que ajude você.
Re: Criar um background na frente das tiles
Enviado: Dom Nov 06, 2016 12:10 pm
por Golden Bunny
O único jeito é criar um objeto e desenhar a background com ele, já que não tem como alterar o depth do background para sobrepor os tiles.
draw_background(back, x, y)
Re: Criar um background na frente das tiles
Enviado: Dom Nov 06, 2016 3:10 pm
por AdrianoPpaula
Poxa no caso se eu usar o
draw_background(back, x, y) não conseguiria fazer o efeito de hspeed do background (ou pelo menos n faço ideia de como fazer isso)
estava vendo todas as funções de tiles e background mas não estou conseguindo fazer com que os tile fique invisível ou visível
entendi a lógica no caso se o especial estiver ativo todos os tileset do cenário ficariam invisível e depois que ele acaba volta a ser visível...n to conseguindo fazer isso sempre da um erro estranho >_<
[ EDIT]
Bom consegui resolver, fiz uma gabiarra aqui e deu certo olha só
Código: Selecionar todos
// QUANDO ATIVA O ESPECIAL
especial=true;
background_visible[7]=true;
background_index[7]= (bac_especial)
background_hspeed[7]=-50;
// STEP DE UM OBJETO CONTROLADOR
var num = tile_get_count();
if especial= true {
for (var i = 0; i < num; i++;){
tile_set_visible(tile_get_id(i), false)
}
} else {
for (var i = 0; i < num; i++;){
tile_set_visible(tile_get_id(i), true)
}
}
Re: Criar um background na frente das tiles
Enviado: Dom Nov 06, 2016 3:45 pm
por All-x
AdrianoPpaula escreveu:Poxa no caso se eu usar o
draw_background(back, x, y) não conseguiria fazer o efeito de hspeed do background (ou pelo menos n faço ideia de como fazer isso)
estava vendo todas as funções de tiles e background mas não estou conseguindo fazer com que os tile fique invisível ou visível
entendi a lógica no caso se o especial estiver ativo todos os tileset do cenário ficariam invisível e depois que ele acaba volta a ser visível...n to conseguindo fazer isso sempre da um erro estranho >_<
Entendi, fiz um exemplo:
Exemplo - Background Obj (400 Kb)
É só usar a função
draw_background_tiled_ext(). No exemplo segure espaço para simular o especial.
FLWS!