Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

como usar Draw de texto em jogos 3D no game maker?

Perguntas? A comunidade te ajuda a resolver.
88Gamer
Novato
Novato
Reações: 0

como usar Draw de texto em jogos 3D no game maker?

Mensagem por 88Gamer » Seg Out 31, 2016 10:33 am

sou novo no Game Maker(bem não tão novo pois ja manjo um pouco) mais deixa disso, meu problema é que eu to fazendo um jogo totalmente em 3D mais não conssigo fazer Draw de texto com a minha engine 3D, alguem poderia por favor me ajudar? pra especificar melhor tipo eu queria um script pra fazer texto aparecerem na tela(tipo nos jogos de RPG) sendo que em D
3D não da pra usar o Draw_text
(e me corrijam se postei no lugar errado)

Rodrigo Santiago
Colaborador
Colaborador

Re: como usar Draw te texto em jogos 3D no game maker?

Mensagem por Rodrigo Santiago » Seg Out 31, 2016 10:38 am

Se seu objetivo for desenhar texto por cima do 3d tente o seguinte :
Draw :

Código: Selecionar todos

//Projeção ortografica (usando dados da view, mas poderia ser só x,y width e heigth normal)
d3d_set_projection_ortho(view_xview[0], view_yview[0], view_wview[0], view_hview[0], 0);

//desenha seu texto normalmente aqui
Observação : Cuidado com esse código, tenha certeza que exista outro objeto com projeção PERSPECTIVA da câmera, para o 3D, e também que este objeto que você por esse draw tenha o maior depth

88Gamer
Novato
Novato

Re: como usar Draw de texto em jogos 3D no game maker?

Mensagem por 88Gamer » Seg Out 31, 2016 11:00 am

bem eu testei aqui e como vc falou do depth realmente o ataque do perssonagem mudou de posição(isso eu ja resolvi) mais mesmo assim não entendi muito bem o //desenha seu texto aqui.
Edit:
a sim eu andei olhando e fazendo uns testes e entendi
vlw cara ajudou mt aqui,não só nos textos mais com muitas outras coisas como a barra de vida(que ia ficar só no pause e o jogador só ia ver quando desse pause) eu usei esse codigo:

Código: Selecionar todos

//Projeção ortografica (usando dados da view, mas poderia ser só x,y width e heigth normal)
d3d_set_projection_ortho(view_xview[0], view_yview[0], view_wview[0], view_hview[0], 0);

//desenha seu texto normalmente aqui
draw_text(view_xview[0], view_yview[0],"sonic")
o view do texto ta errado mais logo logo vou ajustar

Responder