Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil |
como usar Draw de texto em jogos 3D no game maker?
como usar Draw de texto em jogos 3D no game maker?
sou novo no Game Maker(bem não tão novo pois ja manjo um pouco) mais deixa disso, meu problema é que eu to fazendo um jogo totalmente em 3D mais não conssigo fazer Draw de texto com a minha engine 3D, alguem poderia por favor me ajudar? pra especificar melhor tipo eu queria um script pra fazer texto aparecerem na tela(tipo nos jogos de RPG) sendo que em D
3D não da pra usar o Draw_text
(e me corrijam se postei no lugar errado)
3D não da pra usar o Draw_text
(e me corrijam se postei no lugar errado)
- Rodrigo Santiago
- Colaborador
- Reações: 0
-
Re: como usar Draw te texto em jogos 3D no game maker?
Se seu objetivo for desenhar texto por cima do 3d tente o seguinte :
Draw :
Observação : Cuidado com esse código, tenha certeza que exista outro objeto com projeção PERSPECTIVA da câmera, para o 3D, e também que este objeto que você por esse draw tenha o maior depth
Draw :
Código: Selecionar todos
//Projeção ortografica (usando dados da view, mas poderia ser só x,y width e heigth normal)
d3d_set_projection_ortho(view_xview[0], view_yview[0], view_wview[0], view_hview[0], 0);
//desenha seu texto normalmente aqui
Re: como usar Draw de texto em jogos 3D no game maker?
bem eu testei aqui e como vc falou do depth realmente o ataque do perssonagem mudou de posição(isso eu ja resolvi) mais mesmo assim não entendi muito bem o //desenha seu texto aqui.
Edit:
a sim eu andei olhando e fazendo uns testes e entendi
vlw cara ajudou mt aqui,não só nos textos mais com muitas outras coisas como a barra de vida(que ia ficar só no pause e o jogador só ia ver quando desse pause) eu usei esse codigo:
o view do texto ta errado mais logo logo vou ajustar
Edit:
a sim eu andei olhando e fazendo uns testes e entendi
vlw cara ajudou mt aqui,não só nos textos mais com muitas outras coisas como a barra de vida(que ia ficar só no pause e o jogador só ia ver quando desse pause) eu usei esse codigo:
Código: Selecionar todos
//Projeção ortografica (usando dados da view, mas poderia ser só x,y width e heigth normal)
d3d_set_projection_ortho(view_xview[0], view_yview[0], view_wview[0], view_hview[0], 0);
//desenha seu texto normalmente aqui
draw_text(view_xview[0], view_yview[0],"sonic")