sei que existem diversos tutoriais e vídeos ensinando como fazer um checkpoint, inclusive aquele famoso do shaun. no entanto, encontro somente os que esbarram na limitação do checkpoint estar na própria room onde se acha o objeto checkpoint (e funcionar somente nessa) e\ou na do player ser criado a cada room, em vez de ser persistente.
se alguém puder indicar, ensinar, apontar, linkar como fazer um checkpoint que não se restrinja à própria room em que se encontra o objeto checkpoint e com o player persistente, agradeço.
obrigado!
Re: dúvida: checkpoint + player persistente
Enviado: Qui Out 20, 2016 5:03 pm
por gabrielsch
No caso desse checkpoint é necessário que as entidades do mapa também voltem ao seu estado ou apenas o jogador? Se for apenas o jogador então usar estrutura de dados para salvar checkpoints (posição do jogador etc.) e depois fazer referencia a ultima pode ser a melhor solução.
Re: dúvida: checkpoint + player persistente
Enviado: Qui Out 20, 2016 9:05 pm
por adiplomatique
gabriel,
a princípio, somente o jogador.
porém, não sei se entendi o que você quis dizer com usar estrutura de dados. tem algum link ou pode exemplificar para que eu possa ter uma idéia, por favor?
obrigado pela resposta.
Re: dúvida: checkpoint + player persistente
Enviado: Sáb Out 22, 2016 4:03 am
por gabrielsch
Estrutura de Dados eu digo ds_lists, ds_grids etc. Acredito que não seja necessário no seu caso, basta criar variáveis globais como por exemplo checkpoint_x e checkpoint_y no inicio do jogo, altera-las na hora de um checkpoint e toda vez que necessitar voltar (gameover etc.) troque de room com room_goto e em algum objeto controlador (presente em todas as rooms) faça com que no evento Room Start a posição do jogador seja alterada para os valores das variáveis globais checkpoint_x e checkpoint_y.
Re: dúvida: checkpoint + player persistente
Enviado: Seg Out 24, 2016 8:00 pm
por adiplomatique
gabrielsch escreveu:Estrutura de Dados eu digo ds_lists, ds_grids etc. Acredito que não seja necessário no seu caso, basta criar variáveis globais como por exemplo checkpoint_x e checkpoint_y no inicio do jogo, altera-las na hora de um checkpoint e toda vez que necessitar voltar (gameover etc.) troque de room com room_goto e em algum objeto controlador (presente em todas as rooms) faça com que no evento Room Start a posição do jogador seja alterada para os valores das variáveis globais checkpoint_x e checkpoint_y.
cara,
então, para não ficar dúvidas:
o que de diferente desse vídeo eu teria que fazer para funcionar com player persistente?