Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

menu de upgrade de torre

Perguntas? A comunidade te ajuda a resolver.
Avatar do usuário
Sr.Zero
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 4

menu de upgrade de torre

Mensagem por Sr.Zero » Sex Out 14, 2016 12:57 am

Olá amigos.Antes de mais nada, sou novato no fórum e no uso de Game Maker, então talvez vcs achem minha duvida muito boba...
Eu fiz o tutorial do canal NextLevel de Tower defense.
E como forma de aprendizado quis aprimorar o projeto.
Estou com dificuldade em criar uma opção de upgrade das torres.
a idéia é: clickar na torre e aparecer um botão ao lado da torre para upgrade e um para vender a torre ( outro para cancelar, mas pretendo fazer com que clicando em outro objeto ou em nada tenha a mesma função).
fiz então com que ao clickar na torre criasse um outro objeto(botao)  ao lado da torre, mas ao clickar nele, nada acontece. não estou conseguindo fazer com que o botão identifique qual objeto recebe a upgrade.
eu mandaria o código, mas fiz isso ontem a noite e cansado, apaguei e fiz com que simplesmente clickando com o botão direito o upgrade acontecesse.

Alguém pode me ensinar como fazer da forma que eu quero?

Avatar do usuário
Chuaschinai
Colaborador
Colaborador
Reações: 5
Mensagens: 198

Re: menu de upgrade de torre

Mensagem por Chuaschinai » Sex Out 14, 2016 9:49 am

Faz uma variavel global, ai utiliza ela para pegar o id verdadeiro da torre(objeto).
Ex: global.var_torre = id, essa variável seria em outro objeto que ficaria todo tempo na room, então você pegaria esta mesma variável e adicionaria no botão para fazer upgrade, global.var_tower.LEVEL += 1.

Não sei se deu pra entender mais é mais ou menos isso você precisa pegar o id do objeto quando clickar na torre e essa variável serve para guardar temporariamente o id de sua torre.

Avatar do usuário
Zalliant
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 52

Contato:

Re: menu de upgrade de torre

Mensagem por Zalliant » Sex Out 14, 2016 10:30 am

Olá, 
Fiz uma simples engine pra te ajudar a entender. 
LINK

Bom uso.
P.s é isso mesmo que o mano ai em cima disse. 
Qualquer outra duvida estamos ai.

Avatar do usuário
Sr.Zero
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 4

Re: menu de upgrade de torre

Mensagem por Sr.Zero » Sex Out 14, 2016 11:20 am

Olá, primeiramente obrigado.
Irei tentar usando a variável global.
o termo " id " retorna a id do objeto torre em que eu clickei ?
Quanto a engine, achei bem interessante, estou lendo o código para absorver o que eu puder dele, porém o ObjU está acima dos botões, mas acho que isso eu posso resolver xD, a questão é que adicionei outra torre na room para testar. A minha maior dificuldade é fazer com que o Upgrade aconteça somente na torre em que eu clickei. Na engine ao clicar no botão as duas torres são afetadas.
@ Edit :
Agora que corrigi os botões percebi outro problema na engine, tendo duas torres, o menu só aparece ao clickar na ultima inserida. Clicando na torre ao lado nada acontece.
se puder me dizer como corrigir isso, pretendo usar sua engine como base para criar meu proprio menu.

Agora tenho que sair, verei as respostas a noite.  Um abraço.

Avatar do usuário
Zalliant
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 52

Contato:

Re: menu de upgrade de torre

Mensagem por Zalliant » Sex Out 14, 2016 1:50 pm

Olá
Resolvi todos os "problemas" citados, vale ressaltar que estou usando o Game Maker 8.
LINK
Somente um aviso, para funcionar perfeitamente você deve colocar a variável "DrawGUI" em todos os objetos que estarão na room, e marcar true se ele usara o método de upgrade ou false, caso não. 

Até a próxima.
Qualquer coisa estou ai!

P.s demorei mais que esperava para corrigir o que você pediu.

Avatar do usuário
Sr.Zero
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 4

Re: menu de upgrade de torre

Mensagem por Sr.Zero » Sex Out 14, 2016 11:23 pm

Muito Obrigado,funcionou perfeitamente.
Agora basta eu estudar o código e aplicar no meu projeto.
Me ajudou muito :cheers:

@Edit: Preciso sinalizar de alguma forma no tópico que minha duvida foi sanada? se sim, como faço isso?

Avatar do usuário
Zalliant
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 52

Contato:

Re: menu de upgrade de torre

Mensagem por Zalliant » Sáb Out 15, 2016 10:05 am

Olá
Fico feliz em poder ter te ajudado, qualquer outra duvida estou ai, fim de semana estou sem nada pra fazer posso te ajudar.
Eu acho que não precisa não Zero, mas de qualquer forma a moderação está ai.

Att, 
Wendryos Gonçalves
contatowendryos@gmail.com.

Trancado

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes