Faço das palavras dele as minhas.gabrielsch escreveu:Bem, acredito que este tópico é, de longe, um dos piores que eu já li este ano, a quantidade de atrocidades escritas é sem limites, os argumentos são na maioria das vezes vagos e mostram exclusivamente apenas um ponto de vista, o do autor é claro. No começo é dito que esta é uma opinião pessoal, porém, um texto tão longo desses não consegue ter um caráter de guia, ou seja, não atinge um nível aceitável para orientar um novato. Não vou entrar em detalhes sobre os furos do tamanho de um calibre .50 que este texto apresenta, mas existe uma parte que eu não pude deixar passar, alias, essa parte foi a que me deu motivo para comentar.
No final do "artigo", você compara uma pseudolinguagem (Portugol) com uma IDE de base sólida no mercado (Delphi). Acredito que na realidade você talvez quisesse se referenciar a linguagem Pascal, mais precisamente Object Pascal, se esse é o caso a coisa piora pois, atualmente além da IDE corporativa da Embarcadero (atualmente na versão 10.1 Berlin) existe também outras IDEs como Kylix e Lazarus todas são compatíveis com bibliotecas e semelhantes que ajudam no desenvolvimento de jogos 2D e 3D, como por exemplo: Castle Game Engine, GLScene, a famosa SDL2 e mais uma lista de outras.
Por mim, tudo bem você escrever uma muralha de texto com a tua opinião sobre linguagens, IDEs e game engines mas... Se for fazer isso pelo menos saiba do que você está falando e dê uma explicação mínima para validar o teu ponto de vista.
Ainda faço questão de reforçar que o Game Maker Studio é uma excelente ferramenta, e cumpre com extrema eficiência sua promessa. O fato de termos um GM2 vindo por aí também anima a continuar aprendendo a linguagem, pois os previews da nova engine parecem muito promissores. Vale a pena investir tempo para aprender GML.