Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

[Artigo] Game Engines - Porquê (não) usar?

Anúncios, Sugestões, Apresentações, Negócios e outras discussões.
lukbebalduke
Membro
Membro
Reações: 0

Contato:

Re: [Artigo] Game Engines - Porquê (não) usar?

Mensagem por lukbebalduke » Sáb Dez 03, 2016 2:35 am

gabrielsch escreveu:Bem, acredito que este tópico é, de longe, um dos piores que eu já li este ano, a quantidade de atrocidades escritas é sem limites, os argumentos são na maioria das vezes vagos e mostram exclusivamente apenas um ponto de vista, o do autor é claro. No começo é dito que esta é uma opinião pessoal, porém, um texto tão longo desses não consegue ter um caráter de guia, ou seja, não atinge um nível aceitável para orientar um novato. Não vou entrar em detalhes sobre os furos do tamanho de um calibre .50 que este texto apresenta, mas existe uma parte que eu não pude deixar passar, alias, essa parte foi a que me deu motivo para comentar.

No final do "artigo", você compara uma pseudolinguagem (Portugol) com uma IDE de base sólida no mercado (Delphi). Acredito que na realidade você talvez quisesse se referenciar a linguagem Pascal, mais precisamente Object Pascal, se esse é o caso a coisa piora pois, atualmente além da IDE corporativa da Embarcadero (atualmente na versão 10.1 Berlin) existe também outras IDEs como Kylix e Lazarus todas são compatíveis com bibliotecas e semelhantes que ajudam no desenvolvimento de jogos 2D e 3D, como por exemplo: Castle Game Engine, GLScene, a famosa SDL2 e mais uma lista de outras.

Por mim, tudo bem você escrever uma muralha de texto com a tua opinião sobre linguagens, IDEs e game engines mas... Se for fazer isso pelo menos saiba do que você está falando e dê uma explicação mínima para validar o teu ponto de vista.
Faço das palavras dele as minhas.
Ainda faço questão de reforçar que o Game Maker Studio é uma excelente ferramenta, e cumpre com extrema eficiência sua promessa. O fato de termos um GM2 vindo por aí também anima a continuar aprendendo a linguagem, pois os previews da nova engine parecem muito promissores. Vale a pena investir tempo para aprender GML.

gillenew
Membro
Membro

Mensagem por gillenew » Sáb Dez 03, 2016 5:15 am

gabrielsch escreveu:Por favor se o assunto do tópico continuar nisso vou ser obrigado a trancá-lo. Já foram mais de 15 posts entre apenas 3 pessoas debatendo sobre a veracidade e validade de opiniões. Se vocês não concordam com o conteúdo do tópico por favor, apontem os equívocos (que é basicamente todo o texto) e corrijam o autor.
Já fizemos isso, o autor por outro lado não gostou muito e por isso começou essa "discussão". Acabei me passando como baderneiro ou defensor da verdade quando tentei expor minha opinião (que é o que todos no fórum geralmente fazem, mas alguns apenas falam o que querem e reclamam quando ouvem o que não querem). Podem ficar tranquilos pois eu não vou postar mais aqui neste tópico.

Superbomber
Programador
Programador

Mensagem por Superbomber » Sáb Dez 03, 2016 8:54 am

Contra fatos não há argumentos. Peço a staff que tranque o tópico.
gillenew escreveu:
percebi o que parece ser um desabafo com relação ao que vc acha dessas engines :)
gillenew escreveu:
utilizo o c2 tem um tempo e sua frase:
"[...] onde falo do C2 surigo como uma escolha para um designer que 'não quer (ou não consegue) aprender a programar'."

como afirmação é no mínimo mentirosa,
gillenew escreveu:
Pegou pra usar por 1 dia ou 2, 1 semana ou 2? blah cara, pare de querer opinar sobre o que não entende!
gillenew escreveu:
Querer opinar sobre a área de dev de games com pessoas que estão na área, sendo q vc mesmo disse que desistiu e nem se aprofundou nisso(quando falei isso?), torna bem fraca toda a sua argumentação, fica parecendo uma pessoa que tem total consciência de que não sabe escrever, mas ta querendo fazer redação e ainda reclama de quem aponta o erro.
guimaraf escreveu:
Novamente, seu comportamento é de hater, pois como disse nosso amigo, não serve nem como guia para um novato, muito menos algum parâmetro para alguém mais esperiente.
guimaraf escreveu:
kkkkkkkkkkkkk
Você é uma piada mesmo.
[…]
Agora quando publica, pode ter certeza que vai ter gente interagindo, ainda mais quando se diz mentiras.
guimaraf escreveu:
Te mostro os fatos que corroboram minha argumentação, você finge que não entendeu, fica insistindo que estou te ofendendo, ou você é inocente demais para entender ou apenas desonesto.
(Diz não ofender seguido de ofensas? Ta serto.)
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Trancado