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DISTANCIA DA CAMERA Tópico resolvido
DISTANCIA DA CAMERA Tópico resolvido
OLA QUEIA SABER COMO MUDA A DISTANCIA DA CAMERA,COMO FAZ PARA ELA FICAR MAIS PERTO OU MAIS LONGE ALGUEM SABE COMO ME AJUDAR E OQUE FAZER?
- Chuaschinai
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Re: DISTANCIA DA CAMERA
Bom, para fazer um sistema simples de zoom não é tão difícil, vou mostrar um código de exemplo que você pode utilizar. Você pode começar criando um objeto Camera, que vai ser o responsável por controlar a camera do jogo, e adicionar esses códigos nos respectivos eventos:
Fiz os comentários todos diretos no código, só colar no GameMaker que você certinho o que cada um faz.
Evento [Create]
Evento [Step]
Fiz os comentários todos diretos no código, só colar no GameMaker que você certinho o que cada um faz.
Evento [Create]
Código: Selecionar todos
// Habilita a view na room
view_enabled = true;
// Cria na view 0 uma nova camera
view_camera[0] = camera_create();
// Habilita que essa camera possa ver
view_visible[0] = true;
// Atribui a nova camera criada a variável view
// que sera utilizada para mover, e dar zoom
view = view_camera[0];
// Nessa variável sera o valor do zoom
// o ideal é que seja numeros inteiros, mas
// qualquer numero funciona, numeros abaixo de 1
// a camera se distancia
zoom = 2;
// Nessas duas variáveis basicamente
// ela guarda os valores da window, para que
// o tamanho da camera possa se estender igualmente
width = window_get_width();
height = window_get_height();
Código: Selecionar todos
// Atualiza a todo momento a largura e altura
// caso você esteja utilizando o fullscreen
// ou expandindo a jenela do jogo manualmente
width = window_get_width();
height = window_get_height();
// Nessa parte você efetivamente faz a camera dar zoom
camera_set_view_size(view, width / zoom, height / zoom);
// Só é necessario essa função se precisar usar fullscreen
// ou expandir a janela do jogo para tamanhos diferentes
// ela previne que fique com barras pretas nas laterais
surface_resize(application_surface, width, height);
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