Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

Problema ao configurar a compilação para Android

Perguntas? A comunidade te ajuda a resolver.
Avatar do usuário
TRFN95
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 31
Localização: BH-MG
Contato:

Problema ao configurar a compilação para Android

Mensagem por TRFN95 » Ter Abr 04, 2023 7:37 am

Eai galera!!

Estou tendo problemas para compilar um determinado jogo para o APK, mesmo após ter configurado todo ambiente. Alguém poderia me ajudar nesse quesito? O Erro e desconhecido, o Compiler simplesmente dá erro.

Exporta para HTML e Executável normalmente.

Detalhando melhor o erro:

Código: Selecionar todos


FAILURE: Build failed with an exception.

* What went wrong:
Could not open settings generic class cache for settings file 'C:\Users\Administrator\AppData\Roaming\GameMakerStudio2\Cache\GMS2CACHE\Trilhas_de_43D918A0_540AF068\Android\Default\settings.gradle' (C:\Users\Administrator\.gradle\caches\7.5.1\scripts\2uazj08955dbfjfuowaq5rko0).
> BUG! exception in phase 'semantic analysis' in source unit '_BuildScript_' Unsupported class file major version 63

* Try:
> Run with --stacktrace option to get the stack trace.
> Run with --info or --debug option to get more log output.
> Run with --scan to get full insights.

* Get more help at https://help.gradle.org

BUILD FAILED in 2s


C:\ProgramData/GameMakerStudio2/Cache/runtimes\runtime-2023.2.1.90/android/runner\gradle\gradlew.bat exited with non-zero status (1)
elapsed time 00:00:15.2354007s for command "C:\ProgramData/GameMakerStudio2/Cache/runtimes\runtime-2023.2.1.90/bin/igor/windows/x64/Igor.exe" -j=8  -options="C:\Users\Administrator\AppData\Local\GameMakerStudio2\GMS2TEMP\build.bff" -v -- Android Package started at 03/29/2023 17:23:40
FAILED: Package Program Complete
For the details of why this build failed, please review the whole log above and also see your Compile Errors window.

fiz um teste em um projeto vazio tambem so com a room e nada mais, mesmo assim esta dando o mesmo erro.

O erro e no Gradlew.bat, quando o Igor.exe (do gm) vai rodar. Já procurei, tem tópicos de outras plataformas reclamando disso, mas no GM não achei nada mesmo.

Sugestões? Alguém que possa ajudar? O.o

Avatar do usuário
Chuaschinai
Colaborador
Colaborador
Reações: 5
Mensagens: 198

Re: Problema ao configurar a compilação para Android

Mensagem por Chuaschinai » Ter Abr 04, 2023 8:27 am

É no GameMaker isso pode ser um tanto quanto complicado, quando compilei pela primeira vez foi um tanto quanto complicado.
Seus paths o SDK, JDK estão corretos?, pode mostra-los e quanto as versões?

Avatar do usuário
TRFN95
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 31
Localização: BH-MG
Contato:

Re: Problema ao configurar a compilação para Android

Mensagem por TRFN95 » Ter Abr 04, 2023 4:04 pm

A principio estão todos configurados corretamente. NDK e JDK Ok. Com relação as versões de API Level, estou usando a 33, 31, 29 e 27. NDK 33 e JDK 8 se não me engano. O estranho e que o GM dá Ok para tudo, mas após um tempo que compila ele fornece erro no Gradlew.bat, do próprio GM julgo eu. Licença comprada, tudo certinho. Ví que esse erro do Gradlew acontece em outros contextos (fora do GM) mas está relacionado a problemas do Java.

Avatar do usuário
TRFN95
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 31
Localização: BH-MG
Contato:

Re: Problema ao configurar a compilação para Android

Mensagem por TRFN95 » Ter Abr 04, 2023 4:06 pm

Pelo que vi aqui, o erro é na realidade esse:

Código: Selecionar todos

Could not open settings generic class cache for settings file 
Ainda sim, não faço ideia do que seja.

Avatar do usuário
Chuaschinai
Colaborador
Colaborador
Reações: 5
Mensagens: 198

Re: Problema ao configurar a compilação para Android

Mensagem por Chuaschinai » Ter Abr 04, 2023 5:02 pm

É complicado os erros que o java retorna, raramente ajudam em alguma coisa.
Você fez o download das versões do JDK, SDK pelo Android Studio?, me lembro que eu baixei uma versão direto no site do Java, talvez ir testando algumas versões que tem lá.

Avatar do usuário
TRFN95
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 31
Localização: BH-MG
Contato:

Re: Problema ao configurar a compilação para Android

Mensagem por TRFN95 » Ter Abr 04, 2023 5:22 pm

De fato baixei pelo Android Studio. Vou tentar baixar direto do site então, quem sabe

Avatar do usuário
KanekiZLF
Membro
Membro
Reações: 4
Mensagens: 34
Localização: Para

Re: Problema ao configurar a compilação para Android

Mensagem por KanekiZLF » Ter Mai 09, 2023 2:57 pm

Opa, boa tarde mano. Você ja tentou alterar a pasta do JDK ?, comigo deu um erro semelhante, eu tinha baixado o Java JDK e especifiquei a pasta, porém, não deu certo, só deu certo, quando eu especifiquei o JDK do Android Studio. Dessa maneira: Imagem

Veja se da certo contigo !
Ninguém vai bater tão forte como a vida, mas a questão não é o quão forte você consegue bater. É o quão forte você consegue apanhar e continuar seguindo em frente.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes